logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Cartilha: Saber Amar - Qual é a sua?


 

    FERTILIDADE E SEXUALIDADE

Cartilha Saber Amar


Então, o que tem a ver a puberdade com a fertilidade?

                A puberdade é o conjunto de modificações biológicas que ocorrem na pessoa durante a adolescência, devido a alterações hormonais. Dura de 2 a 5 anos e termina com a maturação sexual e com a aquisição da capacidade reprodutiva ou fertilidade. Os jovens entram na puberdade com corpo de criança e terminam o período com corpo de homem ou mulher, aptos biologicamente a produzir os gametas ou células reprodutivas, ou seja, aptos a serem pais.

                A fertilidade refere-se a essa capacidade de produção dos gametas. Nos meninos, há uma grande produção de espermatozóides (gametas masculinos) nos testículos, que são eliminados aos milhões em cada ejaculação, mesmo que esta venha a se repetir em curto espaço de tempo. A produção de gametas na mulher é mais modesta! Os gametas amadurecem nos ovários e, uma vez por mês, um gameta, na forma de óvulo se desprende dos ovários durante a chamada ovulação.

Então, o que tem a ver PUBERDADE com SEXUALIDADE e SEXO?

                Ao contrário do que muitos pensam, a sexualidade não significa fazer sexo ou ter relações sexuais. A definição de sexualidade humana é a seguinte : “A forma de expressão ou o conjunto de formas de comportamento do ser humano, vinculado aos processos somáticos, psicológicos e sociais do sexo.” Em outras palavras, representa a forma como nos comportamos, pensamos, ou agimos, pelo fato de sermos homem ou mulher. Esta definição não foi inventada por nós, mas foi redigida pela Organização Mundial da Saúde, em 1975. Ter ou não relações sexuais não nos faz ser mais homens ou mulheres, pois aquelas pessoas que não têm ou nunca tiveram relações sexuais por escolha (por exemplo Ghandi que, ainda jovem e com o aval da sua esposa, parou a vida sexual ativa ou Madre Teresa de Calcutá, que nunca teve), não eram menos homem ou mulher por isso.....Aliás, estas pessoas são tidas como pessoas exemplares!

                Dito isto, podemos dizer que os adolescentes, no desenrolar da sua puberdade e sob a influência dos hormônios sexuais, terão aguçados momentos de desejo e/ou instinto sexual. É bem provável que estes instintos sexuais na puberdade sejam os mais fortes da vida ou pelo menos “parecem” os mais fortes. É sabido que nas pessoas de terceira idade, estas sensações de fato são menos fortes do que na juventude! Ora, ao contrário dos animais, no homem o sexo não se limita a um impulso natural, destinado somente à procriação. A este respeito, é interessante notar que os animais só fazem sexo durante o período de cio da fêmea. Esta, fora da época de reprodução, não aceita macho nenhum para a copulação. Não é assim no gênero humano!! Mulheres podem fazer sexo durante todo o ciclo menstrual, mesmo longe do período fértil. O homem é dotado de razão: pensa. É portanto capaz de dominar todos os seus instintos, inclusive o sexual. Vejamos um pouco. O animal não se abstém do alimento para emagrecer, pois seu instinto o obriga a comer. Também não escolhe o parceiro para se relacionar, pois nos animais, o impulso sexual tem como finalidade única a procriação. E no ser humano? Pode sair por aí e “transar” com qualquer um a qualquer hora e em qualquer lugar? Pode sempre fazer o que quiser em qualquer lugar? Não!!! Isso não seria ser humano! Além de ter que obedecer às leis da convivência na sociedade em que vive, o homem precisa reger os seus diversos instintos pela vontade e pela inteligência. É por estas duas últimas características que ele se diferencia dos animais. Ao desenvolver o sentido do certo e do errado (vejam tarefa No. 6) e aprender a respeitar e a cuidar do próprio corpo (tarefa No.2), sempre respeitando o outro, chegará a ser mais homem ou mais mulher (tarefa No.3) na mesma medida em que aprender a controlar os seus diversos instintos, inclusive o instinto sexual. Isto se denomina auto-domínio ou controle de si próprio. E é mais homem ou mulher quem mais auto-domínio tem.


E todos nós precisamos de auto-domínio. Em todas as esferas da vida.


FIXANDO IDÉIAS

     Sexualidade é o mesmo que "fazer sexo"?

                 “Fazer sexo” é manter relações sexuais. A sexualidade representa "um conjunto de formas de expressão ou comportamentos do ser humano ligados aos processos somáticos, psicológicos e sociais do sexo". Em outras palavras, representa a forma como nos comportamos, pensamos ou agimos pelo fato de sermos homem ou mulher.

     Levando em conta a dignidade do ato sexual, o que se pode dizer a respeito da masturbação?

                 A masturbação nada mais é que a busca de prazer solitário. Ao prescindir do outro, a pessoa torna-se egoísta, acostuma-se a este isolamento e, posteriormente, poderá ter dificuldade para a relação sexual. Esta é muito mais do que a mera satisfação do prazer sensível. É o coroamento de um sentimento que une o homem à mulher e que os faz um só.

     Em relação ao instinto sexual, como o homem se diferencia dos animais?

                 Nos animais, a cópula se faz de acordo com o instinto biológico incontrolável, para a conservação da espécie. O homem, ser racional, tem todos os seus instintos sob o domínio da razão. Pode não comer mesmo tendo fome, arriscar-se à morte por uma grande causa e escolher se manterá ou não relações sexuais.

 


anterior
próximo
Índice

Divulgue essa cartilha para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org

Publicidade