logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

COMENTÁRIOS INICIAIS

Cartilha Saber Amar

Aos Professores

                 Entre as diversas facetas que o tema EDUCAÇÃO apresenta em nossos dias, encontramos uma grande preocupação, seja de educadores seja de pais de família, no que se refere a uma educação sexual sadia, que não se limite a um mero aprendizado do corpo humano, seus órgãos e funções, o que já é englobado pelas ciências naturais, nem, o que seria pior, a querer transformar em técnica, uma realidade natural, maravilhosa e complementar do ser humano como é a atividade sexual. Não se prescinde do amor na realização do sexo, pois o homem é um ser racional que não age por instinto,como os animais. Em todo o viver humano, a razão deve ser norteadora das condutas.

          Não se pode, como pretendem alguns, reduzir o sexo humano a algo mecânico e superficial, destinado única e exclusivamente a proporcionar prazer. Em outras palavras, NÃO SE ENSINA A FAZER SEXO, da mesma forma como NÃO SE ENSINA A AMAR.

          O relacionamento sexual entre duas pessoas que se amam é a complementação natural desse sentimento. É a forma mais pura de entrega e união, que exige por antecedente um compromisso entre as pessoas envolvidas, pois sexo sem amor é animalesco e amor sem compromisso é fogo fátuo que não resiste à menor brisa.

          O ser humano é capaz de orientar seus apetites para algo maior, que o satisfaça de forma global. O instinto sexual, quando adequadamente voltado à doação e não à mera busca de prazer sensível, faz com que o homem participe mais intimamente da união que deve existir no relacionamento a dois.

Aos Jovens

                 A adolescência é cheia de mudanças e desafios. Parece que a cada dia uma decisão deva ser tomada e surge um novo problema a ser solucionado.

                Os especialistas no assunto identificam algumas “tarefas” da adolescência, coisas importantes que precisam ser feitas, a fim de atravessar este período da vida de maneira satisfatória. Eis algumas destas “tarefas”:

1. Desenvolver relacionamentos mais significativos com pessoas de ambos os sexos
2. Aceitar um novo corpo, aprender a respeitá-lo e a cuidar dele
3. Começar a ser um homem ou uma mulher adulta de verdade
4. Tornar-se independente dos pais e de outros adultos
5. Começar a se preparar para o trabalho que desempenhará após deixar a escola
6. Desenvolver o sentido do certo e do errado

Não entre em pânico!!!

                 Você não deve conseguir tudo isto até a semana que vem !!
                 Além disso, estas são realizações que muitos jovens só conseguem perto dos vinte anos de idade, são adquiridas pouco a pouco, com muita luta e treino.
                 Como não é possível falar de todas estas “tarefas” neste momento, vamos nesta cartilha, fazer algumas reflexões sobre assuntos mais ligados à sexualidade. Hoje em dia fala-se muito de sexo, mas às vezes não se esclarece muito bem as coisas.
                 Ninguém nasce sabendo. Todos temos que estudar e ler a respeito, para compreender o que está ocorrendo ao nosso redor.
                  Acreditamos que esta cartilha esclarecerá muitas dúvidas, ajudará na reflexão e na tomada de decisões que poderão torná-los adultos mais felizes.

Pois é isso que queremos!!!

Que vocês tenham uma vida feliz!!


anterior
próximo
Índice

Divulgue essa cartilha para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org

Publicidade