logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Cartilha: Saber Amar - Qual é a sua?


Pode começar a se despedir do corpo de menina. Daqui para frente tudo vai mudar e você pode estar se transformando numa grande mulher".

(Patrícia Jota)

    PUBERDADE

Cartilha Saber Amar


Quando e como começa a puberdade nas meninas?

                O primeiro sinal de puberdade na menina é muito discreto. Às vezes, nem mesmo a mãe nota. Aparecem inicialmente os brotos mamários, de um ou dos dois lados e a região torna-se mais sensível. A idade de aparecimento deste broto mamário é muito variável: entre 8 e 13 anos de idade. Quase simultaneamente, a menina entra no seu “estirão” de crescimento e pêlos púbicos aparecem, seguidos uns meses depois dos pêlos axilares. Junto com os pêlos, glândulas de suor começam a produzir uma secreção de cheiro acentuado. Deve ter a adolescente um cuidado maior com a sua higiene pessoal.

                A primeira menstruação ou “menarca” acontece cerca de 2 anos depois do aparecimento do broto mamário. Esta primeira menstruação significa que a menina atingiu a maturação sexual, podendo procriar, isto é, ter filhos. Nesta altura, o seu corpo quase atingiu a estatura adulta e terá a configuração feminina. Em outras palavras, a menina tornou-se “mulher”.

                Esta mudança completa pode ocorrer em pouco tempo! Com a aquisição deste corpo de mulher por causa dos hormônios sexuais que foram secretados em níveis maiores do que antes, o instinto sexual também será despertado, assunto que desenvolveremos melhor ao falarmos da sexualidade.

E no menino como se inicia a puberdade?

                O primeiro sinal da puberdade nos meninos é o crescimento dos testículos. Como eles estão escondidos na bolsa escrotal, não se percebe com facilidade este início que varia entre os 9 e 14 anos de idade. Apenas uns meses depois haverá crescimento do pênis e aparecimento dos pêlos pubianos, axilares e na face. Durante a puberdade, é possível que a mama dos meninos também cresça, sendo chamado de ginecomastia puberal.

                Isto é normal e ocorre em mais da metade dos meninos, sendo que à medida em que se desenrola a puberdade, haverá regressão deste crescimento da mama. Também haverá mudança da voz nos meninos, que se tornará mais grave. Isto advém do crescimento da laringe e das cordas vocais.

                À semelhança da menina, entre 2 e 5 anos após o início da puberdade, o menino vai adquirir o seu corpo de homem. O estirão do crescimento ocorrerá mais no fim da puberdade, em contraste com a menina que tem o seu estirão bem no início. Isto explica o porquê de, apesar de terem a mesma idade (entre 10 e 14 anos), muitas vezes as meninas são mais altas do que os meninos e ao atingirem os 16 anos ou mais, os meninos tornam-se mais altos do que as meninas. Enquanto há menarca nas meninas, nos meninos há a semenarca ou ejaculação de sêmen que contém espermatozóides, o que torna o menino biologicamente capaz de ser pai. As poluções noturnas que ocorrem durante o sono são ejaculações involuntárias contendo esperma.

                É interessante lembrar os rituais de passagem que em sociedades antigas ou primitivas estavam ligados a este período. Eram "iniciações" da puberdade ligadas a uma aquisiçao progressiva de responsabilidade, após os quais o jovem fazia parte dos adultos. O período desta iniciação era de duração variável, dependendo da tribo.

FIXANDO IDÉIAS

     Qual a diferença entre puberdade e fertilidade?

                 Puberdade refere-se a todas as mudanças do corpo (mudanças biológicas) que ocorrem durante a adolescência (aparecimento dos seios, mudança de voz, etc.). Fertilidade refere-se à capacidade reprodutiva adquirida durante a puberdade, isto é, à possibilidade de gerar filhos.

     Qual é a característica fundamental da puberdade?

                 É a aquisição da capacidade de reprodução, ou seja, a menina pode tornar-se mãe e o menino pai.

     O processo da puberdade transforma uma criança em um adulto?

                 Não totalmente. A maturação biológica ocorre na puberdade tanto no menino como na menina, porém, do ponto de vista afetivo, ambos terão que completar o seu amadurecimento por algum tempo, para serem capazes de assumir todas as responsabilidades decorrentes de seus atos.

 


anterior
próximo
Índice

Divulgue essa cartilha para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org

Publicidade