logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Cartilha: Saber Amar - Qual é a sua?


 

    RELAÇÃO SEXUAL

Cartilha Saber Amar


                Não é necessário fazer uma descrição da relação sexual... todos nós já o sabemos. Mas será que já paramos para refletir “para quê” usamos essa nossa capacidade de “fazer sexo”? Vamos descrever alguns destes “ para quê “:

                1. para nos divertir ou gozar, ter prazer

                2. para ter algum poder sobre alguém. Todos já ouvimos falar ou conhecemos pessoas que pelo sexo usam dos outros, fazem deles o que bem entendem.

                3. para comprar ou vender, receber algo em troca (pode ser roupa, uma TV ou videocassete, uma casa, bebidas, comida, dinheiro e até droga) ou mesmo adquirir uma posição na sociedade.

                4. para troca de amor!! Afinal, se pensamos no relacionamento entre homem e mulher como numa subida da montanha e cada degrau representando maior intimidade entre os dois, lá no topo está a relação sexual e nada mais além disso! A relação está no topo da montanha! E quando há verdadeira troca de amor, quando há doação, não há experiência mais bela, mais gratificante, mais plena, tanto para o homem quanto para a mulher. E isto é o que faz da relação sexual um ato tão especial.

                5. E, por fim, não podemos esquecer que desde os primórdios dos tempos, a relação sexual entre o homem e a mulher é o único meio natural pelo qual a humanidade se reproduz. Isto é um fato que mostra o quão importante é o ato da relação sexual.

                O ideal seria que cada adolescente, antes de iniciar qualquer relação sexual, refletisse sobre as implicações deste ato e decidisse por si mesmo por que razão vai fazer uso deste dom maravilhoso que lhe foi concedido de graça.

Vão fazer sexo ou vão fazer amor???

                Nesta decisão entram as “tarefas” no. 1, 2, 3 e 6 da adolescência
              (ver comentários iniciais - “Aos jovens.“)

                 Já falamos sobre o direito de cada um de escolher o momento certo de ter a primeira relação sexual. Este momento deveria ser uma escolha após reflexão e não um impulso impensado. É bom lembrar que pelas leis brasileiras, qualquer relação sexual entre um homem e uma jovem de 14 anos ou menos, é considerado um estupro ou abuso sexual. Isto porque não se considera que meninas desta idade tenham atingido o estágio de desenvolvimento intelectual e psicológico necessários para poder fazer esta escolha, sem terem sido levadas ou induzidas a isto, por mais que se diga que os tempos são outros. Não é por culpa delas, mas simplesmente porque o seu modo de pensar concreto da infância ainda não se desenvolveu até o pensamento do adulto. Em virtude da própria idade cronológica, a sua capacidade de entender implicações a longo prazo - dentro de uns anos- dos atos que fazem hoje, não é total. Somente o tempo as tornará capazes de entender as implicações de seus atos.

O que é homossexualismo? Por que acontece?

                 Desde os tempos antigos, tem acontecido que homens gostem de homem e mulheres de mulher. Quando se estuda a história das civilizações, encontra-se sempre casos assim. Mesmo que hoje em dia os especialistas tentem entender este fenômeno e passem horas, dias e anos estudando, ainda não chegaram direito à razão disto. Mas de todo modo, é contrário à lei natural. O homem e a mulher foram criados desde sempre para se completar e da união dos dois vem a pessoa do filho. Afinal de contas, se só existissem homossexuais no mundo, como ficaria? A humanidade acabaria de vez.

                 É verdade que existem muitos homens e mulheres com tendências homossexuais profundas. Talvez sempre tenham existido, mas o fato é que hoje não se escondem mais e se declaram abertamente como tal. Não podemos discriminá-los, rejeitá-los, tratá-los mal. Precisamos acolhê-los como a qualquer pessoa, sem com isto estarmos dizendo que sua conduta sexual está de acordo com a lei da natureza: continuará em desacordo com ela.

 


anterior
próximo
Índice

Divulgue essa cartilha para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org

Publicidade