logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Cartilha: Saber Amar - Qual é a sua?


 

    AIDS

Cartilha Saber Amar


                  A AIDS também é considerada uma DST . Pode ser transmitida nas relações sexuais, anal, vaginal ou oral. Coceira, verrugas ou feridas nos genitais aumentam as chances do vírus da AIDS entrar no corpo.

                  O bebê pode ser contaminado através da placenta durante a gravidez ou na amamentação. Por isso, é especialmente importante fazer o pré-natal sempre, já que muitas vezes o diagnóstico de ser portadora do vírus HIV, só é feito durante os exames colhidos por ocasião do pré-natal.

A AIDS é uma DST?

                  AIDS é uma sigla em inglês que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A AIDS é uma doença que faz com que o sistema imunológico da pessoa não funcione direito. É causada pelo vírus HIV, vírus da Imunodeficiência Humana. Este vírus destrói os mecanismos de defesa do corpo provocando a perda de imunidade natural, ou seja, da própria resistência e proteção contra as doenças, que todas as pessoas saudáveis têm.

                  Os primeiros casos de AIDS foram identificados em 1981, nos Estados Unidos. Pessoas jovens estavam sendo atacadas por um tipo de pneumonia e câncer que são muito comuns nesta doença.

Toda pessoa portadora do HIV, tem AIDS?

                  Não. Existem pessoas que são portadoras do vírus há vários anos e continuam aparentemente saudáveis.

                  Apesar disto, podem transmitir o vírus para outras pessoas, pois desconhecem o seu estado de portador são. É importante saber que, o fato de uma pessoa ser HIV positivo não a torna diferente, nem um ser de outro planeta.

                  Consequentemente, necessita de amizade, afeto e companherismo, importantes para qualquer um, ainda mais nesta situação. Não a trate com estranheza, curiosidade e medo, trate-a como uma pessoa igual a você. Não se corre perigo de pegar AIDS no convívio social

                  Uma das formas de se contrair a doença é através do sangue contaminado, mas atualmente os Bancos de Sangue controlam melhor a saúde dos doadores, tornando mais difícil adquirir a doença por transfusão.

                  Ao contrário, compartilhar seringas e agulhas com outra pessoa é um grande risco. Pessoas doentes, necessitadas de injeções diárias (como os diabéticos, que tomam insulina), devem ter os mesmos cuidados dos grupos de risco. Todo o indivíduo que utiliza qualquer forma de medicação injetável, deve estar atento ao uso de agulhas e seringas descartáveis.

E se o teste de HIV for positivo?

                  É importante que se saiba que este teste não vai dizer se se está com AIDS ou não, ele vai dizer se se tem o vírus HIV ou não. Isto é bem diferente, pois quando o HIV está no corpo, ele pode ficar durante muito tempo “incubado”, ou seja, “dormindo” dentro das células de defesa do organismo. Atualmente, os cientistas dizem que o vírus pode ficar em média 8-10 anos “incubado” sem se manifestar. Porém, a maioria dos portadores do vírus HIV, mais cedo ou mais tarde, vão manifestar a doença.

Quais as diferenças entre ser soropositivo e ter AIDS?

                  Se a pessoa é soropositiva, ela pode não ter nenhum sintoma. Pode estar aparentemente saudável. Os sintomas da AIDS são semelhantes aos de muitas outras doenças. Portanto, só um exame médico cuidadoso pode fazer esta avaliação, com confirmação pelo teste HIV.

Quem deve fazer o teste da AIDS?

                  Qualquer pessoa pode fazer o teste de AIDS. É importante saber, que este exame é gratuito e sigiloso. O médico poderá aconselhar sobre fazer ou não o teste e como enfrentar um resultado positivo.

É possivel ter o vírus e o teste HIV ser negativo?

                  Existe um período em que nosso organismo demora para perceber o invasor (o vírus HIV) e começar a produzir substâncias em quantidade suficiente para tentar matá-lo, os anticorpos. Durante este tempo, em média três a seis meses após o contágio, a pessoa tem o vírus, mas o teste dará negativo. Hoje, os testes da AIDS procuram anticorpos que estão no sangue e não o vírus HIV. Se existir anticorpos contra o HIV (teste positivo), isto indica que a pessoa teve contato com o vírus.

Existe já uma cura contra a AIDS?

                  Não, até hoje não existe tratamento que permita a cura total! Os “coquetéis” de medicamentos podem controlar a doença e retardar sua evolução. Há casos raros de pessoas que convivem com o vírus HIV, sem jamais adoecer.

                  O Conselho Executivo da OMS publicou a seguinte declaração a respeito da AIDS:

                  "A OMS quer que se saiba que só a abstinência sexual ou a absoluta fidelidade eliminam o risco de infecção."

                  A maioria dos adolescentes tem uma boa saúde. Boa saúde é um verdadeiro tesouro que não necessita explicações (tarefa n° 2). Urge aos adolescentes cuidar do corpo para preservar o tesouro!!! Será bom para eles e para os filhos que terão mais tarde.

FIXANDO IDÉIAS

     Você sabe o que é AIDS?

                 AIDS é uma doença sexualmente transmissível, que pode ser adquirida através do sêmen e/ou de sangue contaminado ou do leite materno.

     Como se pega AIDS?

                 A AIDS se transmite por relações sexuais ou por contágio com sangue contaminado, ou através do leite materno.

     O que é um portador são?

                 É uma pessoa que é HIV positivo (tem o vírus da AIDS) mas não manifesta sintomas da doença. Essa pessoa, se desconhece seu estado de portador, pode transmitir o vírus a outras pessoas.

     Existe alguma proteção absolutamente segura para não se pegar AIDS?

                 Apesar de existir proteção com o uso de "camisinha", esta não é totalmente segura, pois da mesma maneira que o uso da “camisinha” não impede a gravidez, pode não impedir a transmissão do vírus.

 


anterior
próximo
Índice

Divulgue essa cartilha para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org

Publicidade