logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Cartilha: Saber Amar - Qual é a sua?


 

    DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis

Cartilha Saber Amar


Que quer dizer DST?

                  DST é uma sigla que quer dizer Doenças Sexualmente Transmissíveis. Doenças causadas por vários tipos de micróbios, que vivem nos órgãos genitais (no pênis, ânus, vulva e vagina) das pessoas contaminadas. Contraem-se estas doenças nas relações sexuais com alguém que já se contaminou. Antigamente eram conhecidas como doenças venéreas, de Vênus (doenças do amor). Existem desde há muito tempo, mesmo na Bíblia há relatos sobre elas. Infelizmente, elas vêm aumentando em todo o mundo, sendo certo que quem mais as contraem são os adolescentes e os jovens adultos...

                  Com o advento dos antibióticos, diminuiram em incidência, mas nas últimas décadas novamente vêm aumentando, em consequência da liberação sexual. Após o advento da AIDS,as preocupações acerca das DST aumentaram muito porque até hoje (1998), não existe remédio ou terapia que cure esta doença, ou seja, a AIDS, que é uma DST, é mortal!

Como se pega uma DST?

                  Qualquer pessoa que teve ou tem algum tipo de contato sexual com alguém que se contaminou, pode pegar uma DST.

                  Uma grande dificuldade é que muitas vezes as DST não apresentam sintomas, assim, qualquer um pode estar contaminado e não o saber. Existem muitos tabus em torno deste tema, muitas pessoas que se sentem “sujas” e com vergonha de estarem com uma DST, não buscam tratamento ou se automedicam (tomam medicamento por conta própria),sem acabar com a doença. Muitos também não avisam as pessoas com quem mantêm relações sexuais e por isso estas doenças estão se alastrando cada vez mais.

Quais são os sintomas das DST?

                  Pequenas feridas, verrugas ou corrimento, no ânus, na vulva ou no pênis, coceira, dor, ou ardor nestes lugares, seja durante ou após a relação sexual, ou ao urinar, qualquer um desses sintomas podem indicar que se está com uma DST.

                  Porém, muitas pessoas estão doentes e não sentem nada, ou tem sinais pouco específicos. Visitas periódicas ao médico podem dizer como vai a saúde. A maioria dessas doenças são tratáveis, e quanto mais cedo diagnosticadas, melhor. Isto vale para homens e mulheres! Existem serviços públicos gratuitos que atendem adolescentes e que tratam DST. O exame médico é o mais aconselhável para diagnosticar o que você tem e, se necessário, tratar. A sífilis, que é uma DST, provoca uma feridinha nos genitais, normalmente indolor. Esta doença é muito traiçoeira, pois a ferida desaparece e a pessoa fica com a impressão de que está curada. Porém, a doença continua progredindo e com o tempo, se não for tratada, acontecem complicações sérias, podendo inclusive levar à morte.

                  Outras doenças que provocam feridas são o Cancro Mole, o Herpes Genital e o Condiloma. Esta última é muito frequente e contagiosa, também conhecida como Crista de Galo. É uma espécie de verruqa que pode aparecer no pênis, na vagina, na vulva (clitóris, grandes e pequenos lábios) ou no ânus. Para pegar esta doença basta o contato sexual mais íntimo, o contato de pele com pele nessas regiões. Estas verrugas podem crescer e ficar visíveis, mas também podem ficar por muito tempo tão pequenas que não vemos a olho nu. Só o médico com o instrumento adequado consegue vê-las e tratá-las.

É normal ter corrimento?

                  Existem corrrimentos que são normais. Ao contrário destes, os que indicam que estamos com alguma infecção geralmente são em bastante quantidade, têm cheiro desagradável e mancham a calcinha. Podem vir ou não acompanhados de coceira, dor ao urinar, dor nas relações sexuais e dor no baixo ventre. Muitos corrimentos podem ser causados por uma DST, tanto no homem quanto na mulher. Alguns corrimentos aparecem por outras causas que não o contato sexual, como por exemplo, o uso de material sintético nas roupas íntimas.

Só as mulheres têm corrimento?

                  Os homens também podem ter corrimentos. Os mais comuns são causados pela Gonorréia e pela UNG (Uretrite Não Gonocócica). A Gonorréia também é conhecida como “pingamento” ou “esquentamento”, porque provoca um corrimento amarelo e dor ao urinar.

                  A UNG também é conhecida como Gota Matinal porque provoca além do ardor ao urinar, um corrimento da cor da clara do ovo que pode aparecer como uma gota que sai no pênis pela manhã.

                  Não confundir com o esmegma que aparece embaixo da pele que cobre a cabeça do pênis e que pode ser removido facilmente no banho, e como já foi falado nos capítulos anteriores, é preciso manter sempre a higiene.

Não descuidar da higiene íntima é uma

forma eficaz de evitar contaminações.

                  Se descobrir algo, lembre-se de procurar um médico e não manter relações sexuais, para não contaminar outras pessoas.

FIXANDO IDÉIAS

     O que é DST?

                 Doenças Sexualmente transmissíveis.

     É fácil saber se se tem uma DST?

                 As vezes é muito difícil. Muitas destas doenças não têm nenhum sinal ou sintoma, quer dizer, as pessoas vivem normalmente, sem sentir nada especial, mas são infectadas, têm a doença e passam esta doença para seus parceiros.

     Qual é a DST mais temível hoje em dia?

                 A AIDS, transmitida pelo vírus HIV, por não ter cura.

     Qual é a via usual de contaminação pelas DST?

                 A maneira usual de transmitir estas doenças é através da relação sexual normal, oral ou anal.

     Todos os corrimentos, na mulher, são devido a DST?

                 De jeito nenhum. A menina jovem pode ter um corrimento vaginal fisiológico, isto é, completamente normal. Mas também pode ter por infecções ou má higiene. Se tiver qualquer dúvida, é melhor consultar um médico o quanto antes, para definir que tipo de corrimento é o seu, se é normal ou não.

 


anterior
próximo
Índice

Divulgue essa cartilha para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org

Publicidade