logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

O que são as Escolas de Famílias

“Os pais são insubstituíveis na educação da criança e fundamentais para o seu desenvolvimento. Eles não precisam ser modelos de perfeição, podem errar como toda gente, geralmente são mal informados sobre como educar uma criança, são inexperientes ou têm uma experiência que leva a usar métodos errados ou técnicas condenadas. Mesmo assim, têm um papel importantíssimo no desenvolvimento dos filhos, que precisam muito mais do que de simples cuidados físicos” – Luiz Lobo

Como os pais possuem pouco tempo, hoje em dia, e as influências externas (o ambiente, os amigos, os colégios, a rua, meios de comunicação...) nem sempre dão o exemplo desejado, há a necessidade de instruí-los com técnicas eficazes na educação dos filhos, preparando-os como melhores educadores.

A Escola de Famílias consiste num Programa de Educação Familiar que visa a formação contínua dirigido aos pais como primeiros educadores de seus filhos. O principal objetivo do programa é a melhora pessoal dos filhos através do desenvolvimento da vontade. Relacionamos, a seguir, alguns dos principais temas abordados nas Escolas de Famílias.

Como educar a vontade?

Colocando os meios para que nossos filhos sejam pessoas livres e responsáveis, com caráter e energia interior, capazes de estabelecer-se num projeto de vida e levá-lo adiante apesar dos obstáculos e dificuldades.

As seis áreas da Educação da Vontade

1ª) A Educação Precoce
2ª) A Educação Eficaz
3ª) A Educação Preventiva
4ª) A Educação com o Exemplo
5ª) A Educação Motivada
6ª) A Educação Personalizada

Educação Precoce: se baseia no conhecimento dos Períodos Sensitivos e Instintos Guia, favorecendo, segundo uma estimulação apropriada, o máximo desenvolvimento possível das capacidades potenciais do ser humano.

Educação Eficaz: quando se motiva uma vontade disposta, positivamente a fazer algo, uma vontade receptiva, os resultados se potenciam e se desenvolve uma Sinergia Positiva capaz de multiplicar o esforço. Quando existe um clima de amizade, alegria, tranqüilidade, confiança e delicadeza, a vontade está melhor disposta a atuar positivamente.

ATRACON DE CARINHO

A          =   Alegria / Amizade

TRA        =   Tranqüilidade

CON        =   Confiança

DE          =   Delicadeza

* Carinho *

Educação Preventiva: do mesmo modo que “é melhor prevenir” que remediar no caso de uma doença, se obtém melhores resultados na educação quando se forma uma pessoa no bem, do que quando simplesmente se corrigem suas faltas. É mais fácil educar adiantando-se aos problemas que corrigindo-os. Se nosso filhos estão bem formados e conhecem as conseqüências de um mau comportamento saberão escolher melhor.

Educação com o Exemplo: sempre foi e continua sendo necessária em uma boa educação. O melhor exemplo é que nossos filhos vejam que nos esforçamos para sermos melhores.

Educação Motivada: a melhor motivação para fazer um ato bom, é o valor que tem o bem em si mesmo. Premiar com algo material – dinheiro ou coisas – uma boa ação, um bom comportamento, produzem no filho o desejo de ganhar mais dinheiro em vez de vontade de ser melhor.

Educação Personalizada: conhecer cada um dos nossos filhos, tratando e educando-os segundo suas necessidades.

A melhora dos filhos

Os pais conseguem a melhora pessoal de seus filhos promovendo a aquisição de virtudes e apoiem esta ação com o exemplo e com a formação apropriada.

A atuação educativa dos pais se leva adiante através de Planos de Ação para cada situação.

O trabalho é realizado através de reuniões mensais e trimestrais, onde os pais se comprometem à leitura dos livros, na elaboração de Planos de Ação e apresentação dos mesmos, junto ao assessor do IDE.

Os Planos de Ação

Um plano de ação é um meio de motivar um filho a executar um ato que o leve a melhorar ou iniciar uma aprendizagem.

Componentes de um Plano de Ação:

    • Situação: entorno onde se vive a ação
    • Objetivo: hábito ou virtude a conseguir
    • Meios: recursos empregados para alcançar o objetivo
    • Motivação: argumento para animar o filho a fazê-lo
    • História: desenvolvimento da ação no tempo
    • Resultados: conclusões e metas alcançadas

    Os planos de ação pode ser classificados em três áreas:

    1 - Planos de Ação “conseqüência” de um PASSADO (uma ação mal feita ou um mau comportamento).

    2 - Planos de Ação “vividos” no PRESENTE (corresponde ao melhor cumprimento de algumas normas, costumes ou encargos, estabelecidos ou que se estabelecem com a finalidade de facilitar uma boa convivência e estimular as virtudes da família)

    3 - Planos de Ação “dirigidos” ao FUTURO (conseqüência de um ato premeditado ou pensado pelos pais sem que tenha a vida nenhuma causa ou incidente que o tenha provocado).

    O que é importante saber...

    Que nos Círculos de Qualidade apenas serão expostos temas e situações positivas. São grupos formados por pais cujos filhos tenham a mesma idade ou idades parecidas, cultura similar e residências próximas.

família: pai, mãe e filhos

 

IBF -Instituto Brasileiro da Família

 

Seção Escola de Famílias

 

 

Publicado no Portal da Família em 09/06/2012

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade