logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Auto-avaliação das virtudes humanas
Esquema de virtudes por idades

Instituto de Desenvolvimento da Educação

Desde os 13 até os 15 anos

- Pudor.
- Sobriedade.
- Simplicidade.
- Sociabilidade.
- Amizade.
- Respeito.
- Patriotismo.

Desde os oito até os doze anos, aproximadamente, destacamos virtudes relacionadas com a fortaleza e com a justiça, enquanto supõe a adaptação do comportamento a umas indicações concretas. Desde os treze até os quinze anos, parece conveniente, de acordo com o descobrimento mais claro da própria intimidade, insistir de um modo preferente em umas virtudes relacionadas com a temperança, em primeiro lugar. E isso para não perder de vista o Bem devido às paixões incontroladas. Os pais podem ver com grande clareza como muitas pessoas que vivem na sociedade atual dão um exemplo nefasto para os jovens deixando-se levar a qualquer extremo em busca de um prazer superficial.

Se anteriormente insistimos na fortaleza, agora se trata de utilizar essa força para proteger o mais precioso de cada ser: sua intimidade. E com a intimidade me refiro à alma, aos sentimentos, aos pensamentos e não apenas a aspectos do corpo. As virtudes do pudor e da sobriedade poderiam ser resumidas - em chegar a reconhecer o valor do que uma pessoa possui para a seguir utilizá-lo bem - de acordo com critérios retos e verdadeiros.

Que motivos podemos proporcionar aos filhos? Creio que devemos dar-lhes razões. Não é uma solução nova. Mas nós, os pais, normalmente aprendemos a comportar-nos como o fazemos, imitando a nossos educadores. E agora nossos filhos não estão dispostos a imitar-nos. Pedem razões. E nós não temos as razões para dar-lhes. Ou pelo menos, de um modo que possam ser captadas adequadamente. Já sabemos que não há receitas na orientação familiar. Mas, com respeito ao modo em que se deve dar informação aos jovens, eu me atreveria a dar uma. Se trata de dar a informação de acordo com quatro "cês" - uma informação clara, curta, concisa -, e mudar de assunto.

Além destas virtudes, relacionadas com a temperança, também é conveniente insistir em outras que têm a ver com a intimidade da pessoa e com suas relações com os demais. Por este motivo, se destacam a sociabilidade, a amizade, o respeito e o patriotismo. As quatro virtudes supõem interessar-se pela própria intimidade e pelo bem dos demais de um modo muito concreto. Certamente aqui encontraremos a ajuda principal que podem contribuir os pais. Me refiro à orientação aos jovens para que cheguem a concentrar suas inquietudes para com os demais em atos concretos de serviço. Devemos ter em conta que o adolescente, por sua própria natureza, é idealista e também necessita viver novas experiências. Se os pais não os ajudamos, é provável que as influências externas intencionadas e prejudiciais enlacem com este modo de ser.

Temos incluído uma virtude mais para esta idade. A simplicidade, porque é o que necessita o adolescente para comportar-se congruentemente com seus ideais e também para que chegue a aceitar-se tal como é.

de 8 té 12 anos anterior

Até os 7 anos
De 8 até 12 anos
De 13 até 15 anos
De 16 até 18 anos
Conclusão

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade