logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

INTELIGÊNCIA DO SEU BEBÊ: O MOMENTO DE ESTIMULAR

Instituto de Desenvolvimento da Educação

A estimulação precoce dos hábitos de conduta tem que ocupar um papel que equilibre e caminhe em harmonia com a estimulação da inteligência: ordem, obediência, higiene, alimentação e sono.

O MOMENTO DE ESTIMULAR

Qualquer momento é bom para realizar exercícios de estimulação com nosso filho. Mas, se queremos ir estabelecendo uma ordem em sua vida, talvez devamos encontrar um momento fixo ao dia, talvez à hora em que se encontrem mais relaxados e à vontade. A sessão deve durar o tempo que a criança quiser, respeitando seus desejos se está menos receptivo para os exercícios.


Os exercícios devem ser, em primeiro lugar, um jogo para o adulto e para a criança, além de um meio de comunicar-se e estimular o desenvolvimento. É realmente importante que a criança desfrute desses momentos, e os interiorize como agradáveis. Por isso, é positivo manter um ritmo sossegado e sereno.

Com o trato de nossas mãos, com nossa presença e sorriso, com nossas palavras de ânimo... comunicamos a nossos filhos muitíssimas coisas: nosso carinho, o desejo de brincar com ele, certamente... até nosso próprio estado de ânimo ! É um primeiro passo para comunicação paterna filial.

Seu desenvolvimento físico e intelectual deve ir paralelo ao emocional e afetivo. Para consegui-lo, teremos que esforçar-nos em realizar os exercícios falando continuamente com ele, seja dizendo-lhe bobagens, cantando, ou simplesmente explicando-lhe o que fazemos.


FORMAS DE ESTIMULAR

Os bits de inteligência

Um bit seria uma mensagem esquemática e elementar (um desenho, por exemplo) que apresentamos à criança para que ela capte. Para Doman - autor de vários livros sobre o tema de desenvolvimento do bebê - um bit de inteligência é um bit de informação - um fato.

Os fatos são a base de inteligência, na qual devemos potencializá-la para novas aprendizagens.

Um bit deve conter um controle de qualidade:
- Ter detalhes preciosos
- Conter só um elemento
- Estar bem definido
- Ser novo
- Ser grande
- Ser claro
- Seguindo regras básicas

· Para que servem os bits de inteligência ?

à Para dar à criança a máxima informação que possa receber com o mínimo esforço por sua parte: olhar e prestar atenção. Posteriormente, ela construirá sua aprendizagem mediante associação e raciocínio. Além disso, desenvolvem a observação, o vocabulário, a audição, o interesse por novos fatos.

anterior

Como multiplicar a inteligência do seu bebê
Campos de Desenvolvimento
O momento de estimular
Fatos
Regras de ouro para uma boa estimulação

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade