logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Afinal, você sabe quem foi São Paulo?

Você sabia que 25 de janeiro, data da fundação da cidade pelos jesuítas, era também o dia da conversão do santo ?

Mais de 1930 anos atrás, no dia 25 de janeiro, Saulo, um fariseu que perseguia os cristãos, encontrou Jesus e se converteu. Seu nome passou a ser Paulo e ele se tornou santo.

Há 447 anos, no mesmo dia, os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta rezaram a primeira missa no local que daria origem à maior cidade da América do Sul. Como era o dia da conversão de São Paulo, resolveram dar o nome do santo à vila que se formava e, assim, nasceu São Paulo de Piratininga.

Apesar de não ser muito popular entre os próprios paulistanos, São Paulo é extremamente respeitado dentro da Igreja. "Ele foi o responsável pela grande divulgação do cristianismo fora da Palestina", afirma o bispo-auxiliar da arquidiocese de São Paulo, dom Gil Antônio Moreira. "Levou os ensinamentos de Cristo para a Ásia Menor, a Grécia e até Roma."

Mas até encontrar Jesus em uma visão, Saulo era um jovem temido, pois perseguia os cristãos. "Certa vez, quando se preparava para entrar em Damasco (a capital da Síria), onde iria destruir um grupo de seguidores de Cristo, uma intensa luz envolveu Saulo", conta o pesquisador Luiz Eduardo de Arruda.

No meio da luz, o rosto de Jesus surgiu e perguntou: "Saulo, por que me persegues?", conta. E ele respondeu: "Quem és tu, Senhor?" A imagem respondeu: "Eu sou Cristo, a quem tu persegues." Neste instante, a luminosidade cegou Saulo. "Desesperado, ele ouviu a voz de Jesus dizer que ele devia procurar justamente o grupo de cristãos que iria destruir."

"Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão
e o introduziram em Damasco, onde esteve três dias sem ver, sem comer nem beber."
Ananias, discípulo do Senhor, por ordem Dele foi ao encontro de Saulo e, impondo-lhe as
mãos disse:" Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo. No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado."
(cf. at 9 8-18)

"Mais do que curar o mal físico, os cristãos deram-lhe a visão espiritual e, convertido, adotou o nome de Paulo." A partir daí, ele saiu pelo mundo levando os ensinamentos de Jesus. "Este trabalho de propagação foi alimentado, principalmente, pelas cartas que Paulo escrevia para as comunidades que ajudava a formar e é por isto que ele é o santo protetor dos comunicadores", diz dom Gil.

Santo intelectual Paulo foi martirizado em Roma juntamente com Pedro, por estarem tentando difundir ainda mais o cristianismo. Como tinha o título de cidadão romano, livrou-se da crucificação e morreu decapitado. Ambos se tornaram santos. "Mas São Paulo não é tão conhecido pelas pessoas", afirma o professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica Pedro Lima Vasconcelos. "Sua imagem não costuma estar nas casas talvez porque ele seja um santo mais intelectualizado e por não se costumar pedir nada especial a ele."

Dom Gil também acha que não se fala muito de São Paulo. Apesar de não haver nenhuma estátua do padroeiro na capital, há algumas igrejas com seu nome. A mais antiga é a São Paulo Apóstolo, que fica no Belém e guarda uma imagem do santo de mais de 1m70 de altura. "Nas paróquias, são feitas festas em sua homenagem, mas as procissões que costumavam ocorrer na cidade acabaram. Hoje, a festa tem um caráter mais comemorativo e não religioso."





"Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada.
Tomaram-no pela mão e o introduziram em Damasco, onde esteve três dias sem ver, sem comer nem beber."
Ananias, discipulo do Senhor, por ordem Dele foi ao encontro de Saulo e,
impondo-lhe as mãos disse:
" Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo. No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado."
(cf. at 9 8-18)

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade