logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Curso para Pais: Primeiros Passos - RJ - 2014

Curso de Orientação Familiar

A todos os casais interessados em ser melhores pais para seus filhos, convidamos para o evento de apresentação do Curso Primeiros Passos 2014, que acontecerá na Barra da Tijuca neste 1º semestre. Maiores detalhes serão fornecidos no evento de apresentação no sábado 08 de fevereiro, às 16h no Colégio Porto Real, conforme convite em anexo

A presença neste evento é gratuita e não firma compromisso, mas é necessária mesmo aos que já estiverem previamente decididos a participar do curso. 

Contatos:

Falar com Carla - Fone: (21) 99371-3435

Visão geral sobre os cursos de Orientação Familiar :

Sobre a Orientação Familiar. A idéia começou na Espanha na década de 1970, sendo frequentemente atualizado e hoje os cursos já estão em mais de 50 países. O grande objetivo da OF é que os pais se tornem protagonistas na condução da família e na educação dos filhos, conseguindo solucionar de forma harmoniosa e prática os problemas comuns relacionados à educação que surgem em cada etapa do desenvolvimento da família.

Profissionalismo.  Contamos com especialistas nos diversos temas do programa, que também são pais de filhos na mesma idade abrangida pelo objetivo do curso. O conteúdo não segue nenhuma linha ideológica específica e não possui caráter de auto-ajuda, nem religioso ou terapia de grupo, mas sim é uma capacitação profissional para pais que estejam dispostos a investir na boa formação da família.

Metodologia. Os cursos funcionam como as grandes escolas de negócios internacionalmente reconhecidas que aplicam o chamado "Método do Caso". É uma metodologia participativa, voltada para o aprendizado prático e que reúne mais de 30 anos de sólida experiência em relacionamentos familiares. Nela, são expostos casos reais (e anônimos) que versam acerca das diversas situações concretas de um dia-a-dia familiar comum, a fim de confrontar os participantes com os principais desafios que encontrarão ao longo desta "empresa" que é a família.  Os casos são previamente disponibilizados para a posterior discussão em grupo com os demais casais, proporcionando uma boa troca de experiência e de visões, a qual no entanto respeita a privacidade dos casais. O conteúdo abrange os principais itens e paradigmas enfrentados pelos pais em cada etapa da vida dos filhos: bebês, escolares, adolescentes etc, sendo cada curso voltado para uma faixa etária específica dos filhos. Juntamente a isso é fornecido um material didático formulado a partir de estudos teóricos e práticos acerca dos assuntos tratados

IBF e IFFD. Quem possui a patente dos cursos é a  Federação Internacional para o Desenvolvimento da Família  (IFFD), que atualmente é um dos poucos órgãos consultivos da ONU para assuntos de família. No Brasil, ela funciona através do Instituto Brasileiro da Família (IBF) que coordena todas as atividades em nosso país. Neste momento, existem pessoas trabalhando por isso em grandes cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Rio. 

O curso "Primeiros Passos". Aqui no Rio e em Niterói estamos oferecendo já há alguns anos este curso voltado para pais de crianças até a idade de 3 anos. Ele inclui 8 casos com discussões onde estudaremos as situações concretas e importantes para esta etapa, tais como: conciliação trabalho e família ; educação da vontade nas crianças;  a vida em casal; o relacionamento entre irmãos etc. Afinal, esta fase é uma etapa valiosa e singular, onde os pais desempenham um papel fundamental e imprescindível!

 
“A idade de ouro na educação é de zero a oito anos e, dentro deste período os três primeiros anos são os mais importantes”.

Ana Sánchez   

Sobre o IBF
Presentes em mais de 40 países, os cursos do IBF têm como objetivo que os pais se tornem protagonistas na condução da família e na educação dos filhos. Não sendo de tipo auto-ajuda, nem possuindo caráter religioso ou de terapia de grupo, são formulados a partir de estudos teóricos e práticos acerca dos assuntos tratados, agregando experiências reais de pais de família em diferentes culturas, além de contar com especialistas em cada tema abordado. Mais informações em portalibf.org.br.br

International Federation for Family Development
www.iffd.org

 

Divulgue esse evento para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade