logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Coluna "Escola da Aldeia"

Partem caravelas

Paulo Geraldo
Uma criança é, antes de mais, um dom. O dom mais belo que uma mulher pode oferecer ao marido; o dom mais belo que um homem pode oferecer à sua mulher; o dom mais belo que uma família pode oferecer à sociedade.

Há muito tempo - antes de que existisse a abundância de bens de consumo a que agora estamos habituados - a sabedoria popular considerava o nascimento de uma criança como o receber de um dom, de uma prenda sem preço.

As nossas avós repetiam isto, com aquele espanto sempre renovado perante o mistério da vida.

Agora, o nascimento de uma criança é freqüentemente considerado como uma catástrofe. Deve ser evitado a todo o custo. Prefere-se mil vezes que nasça uma vaca a que nasça uma criança. A vaca é útil.

Faz-se aquilo que for preciso para evitar um nascimento. Mesmo que seja a esterilização; mesmo que seja o aborto.

As crianças eram antes bem vindas, mas agora não são.

Que foi que perdemos entretanto? Como pudemos chegar a este ponto?

É verdade que nos tornamos materialistas. Tudo se tornou para nós num negócio. Todos os nossos pensamentos giram agora à volta de números: crédito, débito...mensalidades, multibanco...

Nasceram-nos calos nos dedos, de tanto contarmos dinheiro.

Mesmo as poucas crianças que deixamos nascer são fruto de umas quantas contas, feitas antecipadamente com todo o cuidado.

Não parecem ser resultado do amor. São filhas do cálculo.

E dizemos: "Agora ainda não; mais à frente se verá". Fazemos contas. Fazemos sempre muitas contas.
Pesamos muito bem os prós e os contras. Quanto trabalho nos darão? Quanto tempo nos farão perder? Que bens teremos para lhe dar? E - temos de reconhecer que fazemos esta pergunta - que ganharemos com a vinda desse ser? Que trará ele à nossa vida?

O que aconteceu, porém, não foi apenas termo-nos tornado materialistas.

É que continuamos, cada vez mais, a falar dos direitos humanos. Trazemo-los na boca com uma facilidade que impressiona. Ora os direitos do homem começam pelo direito a nascer, evidentemente.

Quando, com a boca cheia, dizemos direitos humanos estamos a referir-nos apenas aos nossos próprios direitos. Ao nosso direito ao bem-estar, à  comodidade e à satisfação dos nossos apetites.

Falamos de direitos humanos - nós os que contamos dinheiro e fazemos abortos - e, por isso, somos hipócritas.

Acrescentamos ao materialismo a hipocrisia.

Não sei como suportamos olhar-nos ao espelho.

Transformamo-nos em canalhas e não demos conta disso.

Uma criança é, antes de mais, um dom. O dom mais belo que uma mulher pode oferecer ao marido; o dom mais belo que um homem pode oferecer à sua mulher; o dom mais belo que uma família pode oferecer à sociedade.

É verdade que um filho que nasce não produz nada de material, e que não recebemos grande ajuda do Estado, e que teremos de gastar muito dinheiro com ele. Mas, ao mesmo tempo, um filho é um poderoso estímulo para os pais, que desejam oferecer-lhe um ambiente agradável, uma boa educação, roupa, férias.

É também um estímulo para os poderes públicos, que terão de se modernizar, de melhorar as infra-estruturas e o sistema educativo.

Mas se calhar não estamos dispostos a receber estímulos. Estamos muito bem assim como estamos.

Temos a barriga cheia, aquecimento em casa e uma conta confortável no banco. Não estão a correr nada mal os nossos planos para em breve podermos comprar um novo carro, ou para, finalmente, fazermos aquelas férias com que sempre sonhamos.

Aventuras? Sim, ouvimos falar delas nos bancos da escola.

Que grandes homens eram esses nossos antepassados que atravessavam mares imensos naquelas frágeis caravelas! E que vidas cheias tinham!

Ter uma criança significa que aceitamos embarcar numa dessas caravelas que, através de mares desconhecidos e tormentas, tentaremos levar a um bom porto. E que não há caminho de regresso.

Mas hoje o nosso sonho não vai sequer até à beira-mar. O nosso olhar tem um horizonte que não ultrapassa o nosso umbigo; que não chega sequer lá, no caso de a barriguinha estar demasiado pejada de prazeres...

De cada vez que parte outro navio nós ficamos a olhar. Somos sempre daqueles que ficam na praia.

Terra firme! Terra firme! As mãos e os pés bem apoiados, não vá acontecer qualquer coisa...

De cada vez que parte outro navio sentimos - mas fazemos por esquecer isso depressa... - que há algo em nós que gostaria de ter partido também. São vestígios das loucuras da juventude, pensamos. E rapidamente fazemos por retornar ao "bom senso"...

É também isso: envelhecemos antes de tempo. Revestimos de cinza a alma que devia ter ainda as cores do sonho e do ousar.

E quando às vezes - talvez num passeio pelo parque ou na missa do Domingo - deparamos com uma família daquelas que têm muitos filhos, a mexerem-se agitadamente em brincadeiras e risos, calamos um não-sei-quê de inveja. Apressamo-nos a pensar coisas do estilo de "Estes pais são loucos... Nos tempos que correm...".

O que nos acontece é que estamos a precisar de um pouco dessa "loucura" de ousar.
"E como seria depois?", perguntamos prudentemente.

Depois... - sirvo-me de novo da sabedoria popular - cada filho que chega traz um pão debaixo do braço.



site Aldeia

http://aaldeia.net/

 

Voltar à seção Colunistas

 


Paulo Geraldo Paulo Geraldo atuou como professor do Ensino Básico e Secundário em diversas escolas em Portugal. É poeta e escritor. Mantém o site CIDADELA de estudos da Língua Porguesa, e o site Educar Bem , que trata dos temas como Educação, Família, Adolescência, Caráter e Virtudes, Namoro, Sexualidade e Casamento. Atualmente mora em Coimbra, Portugal.

Publicado no Portal da Família em 06/05/2008

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade