logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Falar deste lugar de Ser Mãe

Norma Emiliano

Nem sempre as palavras são suficientes para se alcançar o âmago das experiências.

 

Como traduzir em palavras a emoção de se ter por nove meses um Ser que faz parte do seu corpo? Como exprimir o sentimento de ver materializado aquela Ser?

Por muitas vezes, em diversas situações, ouvira minha mãe repetir: “você vai ser mãe, então vai poder entender o que estou sentindo.” Pois é assim! O sentimento que nos liga aos filhos, nos dá a dimensão do amor incondicional. A dor por eles sentida nos dilacera, pois atinge-nos duplamente. Contudo, aprendi que apesar disto, cada um deles ocupa seu lugar no mundo. Cada um deles constrói seu caminho e que deste lugar de mãe, é preciso evoluir do cuidar, orientar, administrar, supervisionar para o compartilhar sem intervir.

No momento da maternidade, sentimentos se misturam em ser mãe e ser filha. O ontem e o hoje, a todo momento, entrelaçam-se.

Quero ser médica, quero ter carro, a felicidade é ter sucesso, etc. Desejos que são repassados, escalas de valores que sem serem percebidos são trazidos à tona em forma de expectativa para os filhos.

Ser mãe é uma das várias possibilidades do Ser mulher. Todavia, o forte laço que se forma a partir do biológico, pode dar a sensação de que esta é uma missão separada do todo do Ser mulher. Mas, no decorrer da evolução da humanidade a mulher vem ocupando vários espaços e diversificando suas funções. Em torno disto ainda há controvérsias, ou seja, os filhos sentem-se menos amados, são menos educados, por não terem a mãe em tempo integral?

Minha mãe avó paterna, mesmo em tempos diferentes, cuidou do lar e era comerciante. Minha mãe foi exclusiva do lar. Em ambas o amor filial se fez presente e, por suas escolhas pessoais, cada uma deixou- me seus legados... Não existem regras. Desempenhar várias funções ou dedicar- se exclusivamente aos filhos é uma escolha pessoal. Conflitos sempre vão existir, pois em tudo há prós e contra. A realização pessoal é fator preponderante, independentemente de se trabalhar ou não.

A percepção do seu próprio ser, ente separado dos outros seres, constitui um fator importante para que a mulher ao ser mãe possa viver seu cotidiano de entrega e amor sem perder a si mesmo. Os filhos viram adultos e constroem seus próprios espaços. Neste momento, o amor materno pode se constituir, mesmo a distância, no invólucro de pertencimento e ternura que permeia essa relação, pois a maternidade é uma experiência sem fronteiras.



mãe e filho: emoção

Clique aqui para ir para a página do Dia das Mães


 

Norma Emiliano é Terapeuta Individual, Casal e Família, e Assistente Social, e mantém a homepage Pensando em Família.
( http://www.pensandoemfamilia.com.br)

Publicado no Portal da Família em 07/05/2007

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade