logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Andre Pessoa

Coluna "A Dois"
SEM MEU AMOR NADA SOU

André Pessoa

Cantam as canções e declamam os apaixonados ao amor de sua vida, ser aquela paixão o ar que enche seus pulmões, a sua razão de viver, o sangue que corre em suas veia e que pulsa em seu coração.

O apaixonado não consegue ver seu futuro sem que o outro faça parte de sua vida. Na prática, ao fazer planos e projetos futuros, sempre tem em conta o seu cônjuge.

Se conseguíssemos medir o grau de seriedade e do compromisso de um namoro, poderíamos chamar este novo aparelho de "seriógrafo"... que mediria a que ponto os planos que cada um está projetando para si incluem ou não o outro, ou se são possíveis "apesar" do outro.

Frente ao resultado apresentado pelo "seriógrafo", um casal de namorados poderia concluir se valeria a pena ou não prosseguir com aquele namoro. Seguramente seria melhor para ambos, e mais útil, não consolidar uma situação sem futuro plausível.

Um casal de esposos estudaria o resultado do "seriógrafo" para carinhosamente retificar a própria atitude.

Se contraímos matrimônio... é saudável, para a vida a dois, que tenhamos sempre em conta o cônjuge em nossos planos. Estaremos trazendo para o dia a dia, com a perenidade de uma vida inteira e com os pés no chão, o mesmo sentimento que vivem os apaixonados... o de não conseguir pensar na própria vida... sem o outro.

Enquanto este sentimento reside na emotividade, os projetos e planos futuros residem no âmbito do entendimento, do racional.

Ambos estão, entretanto, fortemente interligados. O sentir-se enamorado alimenta-se avidamente das boas recordações recentes e das atuais. É, portanto, muito útil que nos empenhemos continuamente em alimentar o nosso cônjuge de pequenas atenções e carinhos que contraponham o desgaste natural do dia a dia. Neste sentido é que entra em cena o uso de todas as nossas potências intelectuais.

Um dos segredos, que traz uma enxurrada de boas recordações, são as atividades em comum. Quando nos encontramos na fase do planejamento... é mais gostoso quando o fazemos a dois. Muitas conversas agradáveis acontecerão durante o planejamento. O mesmo acontecerá durante a execução. E uma vez concluído, os cônjuges ficarão ainda por um bom tempo conversando e recordando um evento ou outro relacionado àquele plano ou projeto que foi executado a dois.

O ato de compartilhar algo alimenta o amor conjugal. Seja a aficção comum a um hobby, seja o ato de estudarem juntos algum assunto, seja a gerência dos recursos econômicos para a viabilização do dia a dia familiar, sejam os planos de educação dos filhos, seja o próprio ato sexual a serviço da vida, seja o prazer de cultivar amigos, ou do serviço à sociedade.

A família é um projeto magnânimo, que gera momentos únicos e inesquecíveis, mas, como é natural, gera também momentos de atritos. O casal há de buscar, ainda, outras atividades a dois, que fomentem conversas sobre assuntos diversos e distintos do dia a dia. Nem que seja irem juntos ao cinema... mas há que se ter iniciativa e lançar mão da criatividade para projetos mais duradouros e que dêem oportunidade de incrementar naturalmente o grau de entrosamento dos cônjuges.

Com o passar dos anos, e dos muitos projetos a dois que se colocou em andamento, este sentimento de adesão fica forte como aço. Se aplicássemos o "seriômetro" a um casal juntos já há alguns anos, não seria de estranhar que, apesar do pulsar do coração normal, e da serenidade de ambos, o aparelho acusasse "paixão ardente e incurável", pois seria uma realidade forjada no dia a dia... de que os cônjuges sintam que, sem o outro, não são nada.



André Pessoa é pai de seis filhos, Mestrado em Orientação Familiar por Navarra, ministra cursos e palestras de Educação de Filhos desde 1995; Graduado pelo IME (Engenharia), Pós-Graduado pela PUC (Administração), FGV (Contabilidade Gerencial), ISE (Programa de Treinamento de Executivos) e Navarra (Orientação Familiar); Consultor da Accenture.
e-mail: andre.v.pessoa@gmail.com

Publicado no Portal da Família em 25/04/2007


cônjuge: sem meu amor nada sou

 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade