logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

André Pessoa

Coluna "Aos Jovens"

EXIGIR PARA VENCER

André Pessoa

No final do século XIX o desenvolvimento ganhou velocidade tão grande, pelo aperfeiçoamento da produção do aço, do dínamo e do motor a combustão, que alguns historiadores chegam a chamá-lo de Segunda Revolução Industrial. Desde então a força de trabalho migrou definitivamente da lavoura para a indústria e a evolução sócio-econômica alcançou níveis de extrema sofisticação que vivemos nos dias atuais. No período pós-guerra, com o mundo à beira da ruína, muito se tinha a construir... e a geração de nossos pais fez o milagre brasileiro... quando a oferta de empregos superava longe a oferta de mão de obra qualificada. Bastava um olho bom para chegar a ser rei da cocada preta.

Interessante notar a importância que os pais davam à educação, baseada na austeridade e no respeito. Faziam dos filhos homens de têmpera, com força de vontade de ferro.

Hoje a indústria está evoluindo para a automação completa. O desemprego tende a aumentar, e a força de trabalho migra da indústria para o serviço. Existe excesso de mão de obra hiper-qualificada, com aumento da concorrência a níveis espantosos.

E, paradoxo, justamente agora, que os pais deveriam fazer dos filhos homens de aço... e não mais de ferro... os fazem de barro... que se desmancham à primeira tempestade.

E porquê? Bem as razões são das mais diversas, entre as quais o fato da indústria ter descoberto que pode ganhar muito dinheiro com pais complacentes, abarrotando as famílias com futilidades que passaram a ser fundamentais. A austeridade deu lugar à abundância. Não existem dificuldades... mas facilidades. Os pais deixaram de ser educadores e passaram a ser provedores de lazer e de emoção aos filhos. Mas o fazem bem intencionados, pois se deliciam vendo-os "felizes". E esquecem que deveriam, na verdade, "ensiná-los" a conquistar a felicidade.

Sofrem os pais, posteriormente, por verificarem a conseqüência nefasta da educação açucarada... os filhos têm dificuldade de se lançar ao mundo... de atingir a maturidade.... eternos adolescentes incapazes de assumir e sustentar responsabilidades.

O que acontece quando um filho põe a culpa de seu mau rendimento escolar no rigor deste ou daquele professor? Procuramos o reitor do colégio para reclamar? Ou quando nosso filho é reprovado... procuramos outro colégio menos rigoroso para que ele não perca o ano? Os pais que assim reagem estão formando um moleirão... um perdedor...

Caros estudantes... vocês querem vencer na vida? Pois exijam que seus pais sejam rigorosos!!! Que não dêem mesada gorda para gastar em guloseimas... para torrar com a namorada... Exijam que seus pais imponham limites bem definidos do que é certo e errado. E que não dêem o braço a torcer mesmo que vocês lhes implorem com os argumentos mais coerentes!!! Exijam que seus pais sejam exigentes!!! E aceitem que eles sejam exigentes!!!

Caros estudantes... vocês querem conquistar seu espaço neste mundo cada vez mais complexo? Pois exijam que seu colégio seja rigoroso!!! Prestigiem os professores que desprezam a mediocridade, que não se cansam de pesquisar para se atualizar, e que passem, portanto, exercícios cada vez mais difíceis, que sejam cada vez mais exigentes, que peçam trabalhos de casa cada vez mais pesados, verificações gerais de arrasar. Exijam que seu colégio se nivele por cima... e não por baixo. E que não dêem o braço a torcer quando alguns, com rendimento escolar baixo, imploram para serem "mais humanos e compreensíveis". Exijam que seu colégio seja cada vez mais exigente!!!! E aceitem que eles sejam cada vez mais exigentes!!!!


 

Ver outros artigos da coluna



André Pessoa é pai de seis filhos, Mestrado em Orientação Familiar por Navarra, ministra cursos e palestras de Educação de Filhos desde 1995; Graduado pelo IME (Engenharia), Pós-Graduado pela PUC (Administração), FGV (Contabilidade Gerencial), ISE (Programa de Treinamento de Executivos) e Navarra (Orientação Familiar); Consultor da Accenture.
e-mail: andre.v.pessoa@gmail.com

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade