logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Mensagem da APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

15 de Maio - Dia Internacional da Família

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família. Desde esse ano que a ONU tem celebrado este dia chamando a atenção para determinadas questões que influenciam o dia-a-dia da Família.

O tema para este ano é “Bem-estar da Família e HIV/SIDA (AIDS)”.

A ideia é chamar a atenção para a doença que tem afectado de forma trágica e profunda muitas famílias. Os números são medonhos:

Em 2003 quase 5 milhões de pessoas foram infectadas pelo HIV, o maior número de qualquer ano desde o começo da epidemia.

A nível mundial, o número de pessoas que vivem com HIV continua a crescer:
35 milhões em 2001
38 milhões em 2003

No mesmo ano, quase 3 milhões de pessoas morreram com SIDA (AIDS).
Mais de 20 milhões já morreram desde que os primeiros casos de SIDA (AIDS) foram identificados em 1981. [1]

Em 2003, 15 milhões de crianças com menos de 18 anos ficaram órfãs devido a HIV/SIDA (AIDS), dos quais 8 em cada 10 vivem na África sub-sahariana. Ainda mais milhões de crianças vivem em lares com membros da família doentes e a morrer. Os efeitos da epidemia atravessam todos os aspectos da vida das crianças: o seu bem-estar emocional, segurança física, desenvolvimento mental e saúde em geral. Muitas vezes as crianças têm de deixar a escola para ir trabalhar, tomar conta dos pais ou irmãos e pôr a comida na mesa. Estas crianças estão muitas vezes mais em risco de subnutrição e de serem vítimas de violência, trabalho infantil exploratório, discriminação e outros abusos.

A chamada geração de órfãos sofre vulnerabilidades particulares e carece de atenção específica desesperadamente.

Estes números demonstram que ainda não se vislumbram frutos do enorme esforço económico dispendido pelos governos e outras instituições para suster o avanço desta pandemia, provavelmente por estarem a seguir estratégias erradas. Neste campo, o Uganda aparece como caso de sucesso, por ter apostado fortemente numa prevenção acertada, fundada no combate à promiscuidade sexual, com o envolvimento das autoridades ao mais alto nível.

Como conclui o Secretário-Geral da ONU na sua mensagem para o Dia Internacional da Família deste ano, "A strong and supportive family is one of the first lines of defence against HIV/AIDS. On this International Day of Families, let us rededicate ourselves to helping this precious unit play its full part in that mission."

A APFN não pode estar mais de acordo, uma vez que a melhor prevenção contra o HIV/SIDA é a vivência de uma cultura que valorize a Família estável, construída na fidelidade entre marido e mulher, e em que cada pessoa se preocupa com a felicidade do outro. A sociedade, conjunto de Famílias, é tanto mais saudável e forte quanto mais se promover a Família fundada no casamento.


[1] UNAIDS, 2004 Report on the Global AIDS Epidemic

A mensagem completa do Secretário-Geral da ONU pode ser consultada em http://www.un.org/esa/socdev/family/IntObs/IDF/IDFFrames/SGreportfamily05.pdf

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

www.apfn.com.pt

site apfn

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade