logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Novo estudo alerta sobre riscos do aborto à saúde mental da mulher

 

Londres, 05 set 2011(RV) – A revista científica inglesa British Journal of Psychiatry lançou, na sua primeira edição de setembro, um artigo que faz um levantamento dos danos causados à saúde mental das mulheres que fazem aborto.

Sem conotação religiosa, o artigo intitulado “Aborto e Saúde Mental” foi elaborado com base em uma pesquisa com 877 mil mulheres, das quais 163 mil haviam passado pela experiência do aborto.

Segundo o estudo, mulheres que fizeram abortos têm quase o dobro de risco de desenvolver problemas mentais em comparação com as demais pessoas. A pesquisa mostra que o aborto afeta a saúde mental e pode causar ansiedade, depressão, alcoolismo, abuso de drogas e suicídio.

Comparando o grupo de mulheres que já haviam abortado a outro grupo formado por mulheres que tinham tido uma gravidez desejada completa e uma gravidez indesejada completa, constatou-se que as mulheres do primeiro grupo têm 81% a mais de chance de desenvolver problemas de saúde mental e quase 10% das doenças mentais mostraram ligação direta com o ato. E ainda: o risco aumenta quando o aborto é provocado por alguém que tem tendências suicidas ou faz uso de substâncias químicas. 

A pesquisa concluiu que o aborto estava relacionado a 34% de aumento de chances de transtornos de ansiedade, 37% de depressão, 110% de aumento de risco do abuso do álcool, 220% do uso de maconha e 155% mais chances de suicídio.

A pesquisa foi conduzida pela Doutora Priscilla Coleman, da Bowling Green State University de Ohio (EUA), docente de Desenvolvimento Humano e da Família. Para ela, os riscos associados ao aborto “devem ser compartilhados com a opinião pública e levados ao conhecimento das mulheres antes que se submetam a tal procedimento”.

 

 

 

 

 

Publicado no Portal da Família em 09/09/2011

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade