logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Aumenta número de denúncias contra propagandas com cenas agressivas

Redação Artemoda, com ANSA (19/11/2007)

A Advertising Standard Authority (ASA), órgão britânico responsável pelo controle de anúncios publicitários, lançou uma advertência às cenas de violência contidas em campanhas publicitárias.

As grifes Dolce & Gabbana e Diesel estão entre as empresas citadas pela organização, que denunciou a agressividade de duas publicidades da Dolce & Gabbana, nas quais as modelos empunham facas, e de uma da Diesel, em que as costas dos modelos apresentam feridas de golpes de chicote.

No entanto, uma propaganda do celular Motorola desenhado pela Dolce & Gabbana, não foi criticado. No anúncio, um dos dois modelos aparece usando o telefone como navalha, enquanto o outro tem um corte no rosto. Logo após ser lançada, esta última publicidade foi objeto de inúmeras polêmicas porque, segundo o jornal The Guardian de 19 de novembro, "consentia com a violência ligada ao uso da faca e em particular glamourizava a violência sexual".

Segundo os dados da ASA, o uso de cenas agressivas em campanhas publicitárias é um fenômeno em aumento contínuo, sobretudo quando se trata de moda, telefonia e decoração. Somente neste ano, o órgão britânico recebeu 1.749 denúncias relacionadas a 523 anúncios diferentes, o que representa um número recorde que até o fim do ano pode chegar ao dobro do registrado em 2006.

O grupo mais exposto a riscos, segundo especialistas, são os adolescentes, vistos os incidentes que foram registrados recentemente na Grã-Bretanha nessa faixa etária. A maior parte das reclamações condena o uso de facas e pistolas nas propagandas.

"As publicidades têm um forte poder de influência sobre os jovens: os anúncios contam histórias do mundo que os circunda", diz Ed Mayo, diretor do Conselho Nacional dos Consumidores. Entre as atribuições da ASA está também a proteção dos menores de 16 anos, evitando que propagandas potencialmente danosas e ofensivas sejam veiculadas.

Os dados chamaram a atenção do governo britânico, levando o primeiro-ministro Gordon Brown a propor um levantamento para estudar o impacto que a violência veiculada nos meios de comunicação tem sobre os jovens.

criança vendo tv

Fonte: ArteModa
http://www.artemoda.org.br/materia.php?id=141
 

Publicado no Portal da Família em 15/03/2008

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade