logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Fetos choram quando aborrecidos, diz pesquisa

 

Descoberta foi feita ao se usar imagens de ultra-som para documentar as reações dos fetos a pequenos barulhos

São Paulo - Fetos parecem chorar quando ficam aborrecidos, de acordo com uma pesquisa que poderia ser uma reviravolta em suposições antigas sobre o comportamento dos bebês no ventre.

Pesquisadores fizeram a inesperada descoberta ao usarem imagens de ultra-som para documentar as reações dos fetos a pequenos barulhos.

Eles notaram que alguns fetos de apenas 28 semanas responderam com uma série de intensas inalações e exalações, uma abertura da boca e um enrijecimento da língua e uma depressão do peito. Essa atividade tipicamente acabava depois de 20 segundos com uma exalação e um rebaixamento, geralmente seguido por alguns movimentos de boca e uma engolida.

"Você pode até ver o queixo e o lábio superior tremerem", disse Ed Mitchell, da Universidade de Auckland na Nova Zelândia, que, com dois colegas, descreveu suas observações na edição de setembro da Archives of Disease in Childhood: Fetal and Neonatal Edition (Arquivos de Doença na Infância: Edição Fetal e Neonatal, em tradução livre). "Eu não acredito que isso seja qualquer coisa a não ser choro".

Experimentar a dor

Fetos não respiram ar, mas inalam e exalam fluido amniótico. Bebês nascidos prematuramente, por exemplo com 25 semanas de gestação, podem chorar imediatamente após o nascimento, indicando que a capacidade física está presente.

Mitchell disse não ter certeza sobre o que a descoberta diz sobre a capacidade de um feto de 28 semanas de interpretar conscientemente a dor - um tema que tem ganhado recentemente atenção com esforços para que seja dada anestesia a fetos durante o procedimento de aborto.

É largamente aceito que as conexões cerebrais necessárias para experimentar a dor já existem na 30º semana de gestação e, talvez, na 25º semana ou antes, disse Mitchell.

Se os fetos choram, ele acrescenta, o choro é silencioso - não há ar para passar pelas cordas vocais em desenvolvimento.

NYT

 

 

voltar para a seção de notícias

Fonte: O Estado de São Paulo - 19 de setembro de 2005

http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/set/19/95.htm

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade