logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Consumo de bebidas começa por influência dos pais, diz pesquisa

SÃO PAULO - A maioria dos jovens brasileiros começa a consumir bebidas alcoólicas em casa, por influência dos próprios pais, segundo aponta uma pesquisa da Unesco realizada com estudantes de escolas públicas e particulares de 14 capitais do país.

Quase 10% dos alunos de quinta-série a 3o ano do ensino médio disseram que bebem álcool com freqüência. A porcentagem é ainda maior entre os com idade acima dos 19 anos: 15,6%. O que impressiona é a ingestão da bebida em festas ou ocasiões especiais, quando 49,4% dos jovens consomem álcool. Foram entrevistados 50.049 de um universo de 4.633.301 alunos, mais 3.099 membros do corpo técnico-pedagógico e 10.225 pais de alunos das cidades de Maceió, Manaus, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Belém, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo e Brasília.

Em pesquisa qualitativa, descobriu-se que os pais oferecem bebidas aos filhos com a expectativa de que assim ensinarão a beber corretamente. "Os pais consideram que seria melhor que os jovens estivessem sob supervisão direta deles e apresentam a bebida, então o álcool ganha uma certa permissibilidade", afirma Mary Garcia Castro, uma das coordenadoras do estudo. "A intenção é boa, mas não traz resultados positivos", afirma.

Segundo ela, o objetivo da família seria educar o adolescente para beber socialmente, mas na prática os pais introduzem os filhos à bebida. Ela acredita que a partir daí os familiares perdem o controle, porque os jovens podem se viciar ou encarar a bebida como algo usual.

"A atitude mais correta é não incentivar, não estimular o consumo e não oferecer bebidas", define a pesquisadora, que é também socióloga.

Álcool x cigarro

Entre as drogas permitidas, o álcool é mais consumido que o cigarro. Cerca de 10% do total de alunos disseram que bebem regularmente. Já a proporção daqueles que fumam diariamente é cerca de 3,0%. Em festas, a relação fica cinco vezes maior no caso das bebidas.

"Não existe propaganda contra o álcool como existe alertando para os malefícios do cigarro", diagnostica a pesquisadora. Segundo ela, a publicidade associa bebidas à sexualidade e não mostra "o dia seguinte, da ressaca". "Os problemas do fumo já ganharam a opinião pública, os do álcool não", disse. "Seria necessária uma regulamentação como a do cigarro para as bebidas alcoólicas", sugere.

Fonte : Jornal Último Segundo



Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade