logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Cartilha: Saber Amar - Qual é a sua?


 

 "Mãe, nome tão lindo que nem tem rima na língua portuguesa,  

(do popular)

GRAVIDEZ

Planejamento Familiar

Cartilha Saber Amar


E o aborto?

                  Qualquer aborto é um "tirar a vida de um ser humano", em outras palavras, é um assassinato. Não existe ser humano mais inocente e indefeso que o bebê dentro da barriga da mãe...

Feto 3 meses

                  Planejamento familiar significa como um casal com vida sexual ativa evita ou planeja uma gravidez. Se um casal tiver vida sexual ativa, isto é, relações sexuais ou mesmo só contatos sexuais sem fazer qualquer planejamento familiar, é provável que mais cedo ou mais tarde a mulher engravide.

                  Vamos em seguida explicar COMO a mulher engravida e quais são os métodos que podem ser usados para EVITAR ou CONSEGUIR uma gravidez.

Como ocorre a gravidez?

                  Geralmente uma vez ao mês, o ovário da mulher libera um óvulo (ovulação) que é captado pelas trompas uterinas (antes conhecidas como Trompas de Falópio). Se encontrar os espermatozóides (em cada ejaculação, o homem libera milhões deles!), é possível que um deles se una com o óvulo, e com a fusão de ambos, formar-se-á o embrião. Isto se chama fecundacão (do óvulo) e é o momento da "concepcão". (ver figura fecundação).

                  Pela opinião dos especialistas, é também o momento do início da nova vida, do novo ser humano que desde aquele momento até o dia da sua morte, mesmo que seja com 100 anos de idade, terá nas suas células o mesmo material genético.

                  Após a fecundação, que geralmente ocorre no terço distal das trompas uterinas, o embrião prossegue sua viagem em direção ao útero e lá chegando, se implanta na mucosa que cobre a cavidade do útero como um tapete acolhedor (preparado pelas secreções hormonais da mulher durante os dias que precedem a ovulação). Esta acomodação no tapete do útero se chama “nidação” e, a partir daí, haverá crescimento e desenvolvimento do embrião até cerca de 9 meses, quando ele será um bebê em torno de 3kg. Agora ele está pronto para nascer, já que seus órgãos estão suficientemente desenvolvidos para poder se alimentar pela boca, respirar pelos pulmões, etc.

                  Depois do nascimento,o ideal é o bebê ter a sua mãe para alimentá-lo com o leite materno (feito especialmente para ele) e dar-lhe carinho e todos os outros cuidados. Isto, infelizmente, não é sempre possível.

Como evitar a gravidez?

                  Os métodos utilizados para impedir a fecundação podem ser naturais, hormonais e mecânicos.

                  Os métodos naturais respeitam os ciclos reprodutivos femininos e por isso são racionais, isto é, sua aplicação depende de um controle do instinto pela razão, o que se chama contenção periódica.

Feto 6 semanas

Como a mulher ovula somente uma vez por mês e as alterações hormonais que regulam a ovulação são facilmente detectadas no organismo, é possível determinar os períodos férteis em cada ciclo menstrual e nele evitar o contato sexual

Existem métodos anticoncepcionais, isto é, que não permitem a concepção e métodos abortivos que permitem a concepção, mas não a nidação, com a consequente eliminação e morte do embrião.

                  Também pode-se falar em métodos reversíveis que são a maioria (quando se pára de usar o método, a capacidade de engravidar retorna) ou definitivos (geralmente não há mais possibilidade de engravidar). Os definitivos são: a laqueadura das trompas da mulher e a vasectomia no homem. Estes métodos definitivos não são indicados para adolescentes.

                  TODOS os métodos de planejamento familiar têm uma percentagem de falhas, isto é, quem usa não está seguro de não engravidar.

                  O ÚNICO método 100% SEGURO é não ter nenhum CONTATO sexual: um simples contato do ejaculado com espermatozóide com a parte externa da vagina da mulher quando em seus dias férteis, pode levar a uma gravidez.

Fecundação

FIXANDO IDÉIAS

     É necessário haver relação sexual completa para uma menina engravidar?

                 Não, basta que, no período fértil, haja presença de sêmen contendo espermatozóides, junto à região vaginal da menina.

     Uma menina que ainda não teve a menarca ou primeira menstruação, pode ou não engravidar?

                 Sim, pode. Existem alguns casos raros de meninas que engravidaram antes da primeira menstruação. Isto porque a menstruação sempre ocorre de 11 a 16 dias após a ovulação. A primeira ovulação já permite que a menina engravide, mesmo antes da primeira menstruação, que ocorreria depois do tempo citado.


anterior
próximo
Índice

Divulgue essa cartilha para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org

Publicidade