logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Cartilha: Saber Amar - Qual é a sua?


Vamos discutir algumas dúvidas que comumente se apresentam no adolescente ao pensar sobre o tema namoro.

    NAMORO

Cartilha Saber Amar

O que é o beijo?

               O beijo é demonstração natural de amor, afeição e carinho, emoções que nos intimidam e nos deixam com a sensação de não saber o que vai acontecer. Da mesma maneira como se demonstra amor com um beijo em pai e mãe, isto será demonstrado em seu namorado de maneira natural, sem afetação nem ensaio.

O namoro prolongado pode levar a relações sexuais?

                Como demonstrar amor, sem chegar a isto?

               Há muitas formas de demonstrar seu amor. Não perder o bom humor por bobagens, aceitar acompanhar em eventos de interesse para ele mas “chatos” para você, enfim, mil coisas “pequenas” do dia a dia que custam mais e talvez demonstram mais o amor do que “transar”. De qualquer modo, não se sinta pressionada se o seu namorado insiste em “transar” com você. Ele pode estar cheio de razões para querer isto: estar apaixonado, querer estar mais junto de você e outras coisas e esta é a forma mais imediata de demonstração destes sentimentos.

               Pela própria psicologia feminina, a mulher tem mais dificuldade em reconhecer o seu próprio desejo, o que realmente quer fazer, porque muitas vezes isto se mistura com o que os outros querem e desejam que ela sinta.

               É importante que você saiba e ele também, que negar-se a ter relação sexual não significa que você não goste dele. Simplesmente que o seu amor está sendo demonstrado de outra forma. Em todo caso, ninguém pode forçar você a fazer o que não acha certo, e uma prova de amor é o respeito pela pessoa amada. Se, pelo fato de você haver decidido que não deve “transar”, o outro se afastar, é sinal de que não a amava verdadeiramente e procurava aproveitar-se de você.

Existe alguma diferença entre o que o homem e a mulher
podem e devem fazer durante o namoro?

               De longa data, muitas sociedades fazem diferença entre homens e mulheres em termos de educação. O que é permitido, valorizado e esperado dos homens é muito diferente do que é para as mulheres. Na verdade homens e mulheres são complementares e não iguais.

                   Aos homens são incentivadas e valorizadas as descobertas, novas experiências, a iniciativa, a independência, o sustento da família... As mulheres são incentivadas a desenvolver a sua capacidade de amar, a afetividade, a maternidade, a cuidar do lar, etc.

                   Não deveria haver nenhuma diferença entre homens e mulheres no que se refere à liberdade e à responsabilidade que devem ter frente ao sexo, namoro, gravidez, saúde, à vida! E é nisto que vocês devem ajudar também! Para haver mudanças de verdade neste ponto, contamos com vocês, garotos e garotas, para mostrar que daqui em diante isto será igual para todos, ou seja, o ser humano não será usado como um objeto, sendo necessário que se respeitem as diferenças individuais.

Como iniciar um namoro?

                 Mesmo que seja mais fácil, não existe uma receita pronta para iniciar um relacionamento com alguém que nos atraia! Cada um tem um jeito, uma forma e um tempo para se aproximar do outro. Procure saber o que o outro pensa das coisas, o que quer da vida, o que pensa sobre namorar, sobre o comportamento dos jovens, dos adultos, quais seus hobbies, etc. Em geral; todos nós gostamos que alguém se interesse por nós!

                  Nesta idade é bom ter muitas amizades e conhecer muitas pessoas. Só assim aprendemos a reconhecer uma boa companhia.

Posso namorar escondido?

                 Como fazer quando os pais são contra o namoro?

                Assumir escolhas não é fácil! Nossos pais são as pessoas interessadas na nossa felicidade, pois nos amam ! Nem sempre seus desejos, sonhos e projetos coincidem com os nossos. Mas é importante ouvi-los, ponderar as suas opiniões, sem com isso desconsiderar nossas próprias experiências, nossos sonhos e sentimentos. Reflita, escute a voz do seu coração e de sua razão.Mas especialmente reflita! E se houver outro adulto na sua família que é pessoa honrada e tem sua confiança, porque não conversar também com ele a respeito para ajudar a decidir?

                Confrontar idéias, fazer-se escutar, questionar valores, tornar-se independente e crescer não é fácil! Leva tempo e coragem, mas vale a pena! Assim aprendemos a enfrentar as dificuldades da vida! Não esqueça que você terá outras dificuldades a vencer e é nesta idade que você começa a ter que assumir os seus próprios caminhos.

Namorar escondido pode parecer mais gostoso.

                 Não esqueça, também, de perguntar para seus pais por que razões eles não gostam da pessoa que você escolheu para namorar. E se eles tiverem razão para não gostar dela? E se ela for maconheira, bandida, vadia, desonesta, desleal, infiel, etc....?

FIXANDO IDÉIAS

     Quantas e quais são as "facetas"que possui o nosso ser ?

                Nosso ser possui duas “facetas”:

                a) exterior - forma que aparentamos aos olhos dos outros (a maneira de nos vestirmos, a nossa estatura, peso, cor, tipo de cabelos, beleza, etc.)

                b) interior - o que somos realmente (as nossas qualidades (lealdade, honestidade, responsabilidade, veracidade, etc.) e os nossos defeitos (deslealdade, desonestidade, irresponsabilidade, mentira), isto é, o conjunto de elementos que formam o nosso eu.

     Qual dessas "facetas" tem mais importância no namoro?

                 É mais importante ter muitas qualidades e poucos defeitos de caráter do que ser “boa pinta”, bonito e vestido na moda.

     É possível conhecer a "faceta" do nosso ser interior em uma única noite de namoro?

                 Claro que não! Quando conhecemos pessoas novas ou saímos para nos divertir por algumas horas, é difícil que as qualidades e especialmente os defeitos se revelem. Isso porque a maioria das pessoas consegue disfarçar as “facetas” menos favoráveis ou os seus defeitos durante algum tempo. Para se conhecer uma pessoa por dentro, de verdade, são necessárias muitas horas de convivência, de atividades compartilhadas, de conversas longas, de exposição de pensamentos e fixação de ideais.

 


anterior
próximo
Índice

Divulgue essa cartilha para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org

Publicidade