Portal da Família

O site para pais, mães, filhos, cônjuges, vovô e vovó, tios, sogras, amigos e todos que promovem a Família e a Vida

Política de Privacidade
Virgindade: uma decisão muito pessoal

Virgindade: uma decisão muito pessoal

Duas garotas

Às vezes, pode parecer que todos na escola estão falando sobre quem é virgem, quem não é e quem pode ser. Para meninas e meninos, a pressão às vezes pode ser intensa.

Mas decidir se é certo você fazer sexo é uma das decisões mais importantes que você terá que tomar. Cada pessoa deve usar seu próprio julgamento e decidir se é a hora certa - e a pessoa certa.

Isso significa considerar alguns fatores muito importantes - físicos, como a possibilidade de engravidar ou contrair uma doença sexualmente transmissível (DST) - e fatores emocionais também. Embora o corpo de uma pessoa possa se sentir pronto para o sexo, o sexo também tem consequências emocionais muito graves.

Para muitos adolescentes, os fatores morais também são muito importantes. Atitudes familiares, valores pessoais ou crenças religiosas fornecem a eles uma voz interior que os orienta a resistir às pressões para se envolverem sexualmente antes que seja a hora certa.

Problemas de pressão dos colegas e loucura dos filmes

Ninguém quer se sentir deixado de fora das coisas - é natural querer ser amado e sentir como se você fosse parte de um grupo de amigos. Infelizmente, alguns adolescentes pensam que precisam perder a virgindade para acompanhar seus amigos ou serem aceitos.

Não parece tão complicado; talvez a maioria de seus amigos já tenha feito sexo com namorados ou namoradas e agindo como se não fosse grande coisa. Mas sexo não é algo apenas físico; é emocional também. E como as emoções de todos são diferentes, é difícil confiar na opinião de seus amigos para decidir se é o momento certo para você fazer sexo.

O que importa para você é a coisa mais importante e seus valores podem não corresponder aos de seus amigos. Tudo bem - é o que torna as pessoas únicas. Fazer sexo para impressionar alguém ou para fazer seus amigos felizes ou sentir que você tem algo em comum com eles não fará com que você se sinta muito bem consigo mesmo a longo prazo. Os verdadeiros amigos realmente não se importam se uma pessoa é virgem - eles respeitarão suas decisões.

Mesmo que seus amigos sejam legais com sua decisão, é fácil ser enganado por programas de TV e filmes ao pensar que todo adolescente está fazendo sexo. Escritores e produtores podem tornar emocionante um enredo de programa ou filme mostrando que adolescentes são sexualmente ativos, mas esses adolescentes são atores, não pessoas reais com preocupações reais. Eles não precisam se preocupar em estar prontos para o sexo, como se sentirão mais tarde ou o que pode acontecer como resultado. Em outras palavras, esses enredos de TV e filmes são histórias, não a vida real. Na vida real, todo adolescente pode e deve tomar sua própria decisão.

Pressão de namorado ou namorada

Embora alguns adolescentes que namoram não pressionem o namorado/namorada sobre o sexo, a verdade é que, em muitos relacionamentos, uma pessoa deseja fazer sexo, enquanto a outra não, principalmente em uma cultura em que a mídia, novelas, filmes e músicas incentivam a erotização do ambiente, e permanecer puro não é promovido ou incentivado.

Novamente, o que importa mais é diferente de pessoa para pessoa. Talvez uma pessoa em um relacionamento seja mais curiosa e tenha sentimentos sexuais mais fortes do que a outra. Ou outra pessoa tem razões religiosas para não querer fazer sexo e a outra pessoa não compartilhar essas crenças.

Qualquer que seja a situação, isso pode causar estresse e tensão em um relacionamento - você quer manter seu namorado ou namorada feliz, mas não quer comprometer o que acha certo.

Como em quase todas as outras decisões importantes da vida, você precisa fazer o que é certo para você e para mais ninguém. Se você acha que sexo é uma boa ideia, porque o namorado ou namorada quer começar um relacionamento sexual, pense novamente.

Qualquer pessoa que tente pressioná-lo a fazer sexo dizendo: "se você realmente se importasse, não diria não" ou "se você me amasse, provaria fazendo sexo comigo", essa pessoa não está realmente cuidando de você nem do que é mais importante para você. Ela estaria procurando satisfazer somente seus próprios sentimentos e desejos sobre sexo.

Se você acha que deveria fazer sexo porque tem medo de perder essa pessoa, pode ser um bom momento para terminar o relacionamento.

O sexo deve ser uma expressão de amor - e não algo que uma pessoa sente que deve fazer. Se um namorado ou namorada realmente o ama, ele não pressionará ou pressionará você a fazer algo em que não acredita ou ainda não está preparado.

Se sentindo com curiosidade

Você pode ter muitos novos sentimentos ou pensamentos sexuais. Esses sentimentos e pensamentos são totalmente normais - significa que todos os seus hormônios estão funcionando corretamente. Mas, às vezes, sua curiosidade ou sentimentos sexuais podem fazer com que você sinta que é a hora certa de fazer sexo, mesmo que não seja.

Embora seu corpo possa ter a capacidade de fazer sexo e você realmente queira satisfazer sua curiosidade, isso não significa que sua mente esteja pronta. Embora alguns adolescentes entendam como o sexo pode afetá-los emocionalmente, muitos não entendem - e isso pode levar a confusão e sentimentos profundamente magoados posteriormente.

Mas, ao mesmo tempo, não se machuque ou seja muito duro consigo mesmo, se você fez sexo e depois gostaria de não ter feito. Ter sentimentos sexuais é normal e lidar com eles às vezes pode parecer difícil, mesmo que você planeje o contrário.

Só porque você fez sexo uma vez não significa que você deve continuar ou dizer sim mais tarde, não importa o que alguém lhe diga. Cometer erros não é apenas humano, é uma parte importante de ser adolescente - e você pode aprender com os erros.

Por que alguns adolescentes esperam

Muitos adolescentes estão esperando mais tempo para fazer sexo - eles estão pensando com mais cuidado sobre o que significa perder a virgindade e iniciar um relacionamento sexual.

Para esses adolescentes, há muitas razões para a abstinência (não fazer sexo). Alguns não querem se preocupar com gravidez não planejada e todas as suas consequências. Outros veem a abstinência como uma maneira de se proteger completamente das DSTs. Algumas doenças sexualmente transmissíveis (como a AIDS) podem literalmente tornar o sexo uma situação de vida ou morte, e muitos adolescentes levam isso muito a sério.

Alguns adolescentes não fazem sexo porque sua religião o proíbe ou simplesmente porque eles têm um sistema de crenças muito forte. Outros adolescentes podem reconhecer que não estão preparados emocionalmente e querem esperar até ter certeza absoluta de que podem lidar com isso.

Quando se trata de sexo, há duas coisas muito importantes a serem lembradas:

1) que você é a pessoa responsável por sua própria felicidade e seu próprio corpo;

2) você tem muito tempo para esperar até ter total certeza disso.

Se você decidir adiar o sexo, tudo bem - não importa o que alguém diga. Ser virgem é uma das coisas que prova que você está no comando e mostra que você é poderoso o suficiente para tomar suas próprias decisões sobre sua mente e corpo.

Se você se sentir confuso com as decisões relacionadas ao sexo, poderá conversar com um adulto (como pai, médico, irmão mais velho, tia ou tio) para obter orientação. Lembre-se, porém, que a opinião de todos sobre sexo é diferente. Mesmo que outra pessoa possa ter conselhos úteis para compartilhar, no final, a decisão é sua.

Duas pessoas livres e racionais somente deveriam chegar ao cume de seu relacionamento quando, ao terem a certeza de que "este é o único, a única" - assumissem um compromisso para sempre. Aliás, existem cada vez mais jovens que, conscientes dessas verdades esperam até o casamento para terem relações sexuais, respeitando-se mutuamente, como pessoas capazes de ter seus instintos sob o domínio da razão. (Cartilha Saber Amar: Qual é a sua?)

Para que as pessoas possam exercer a própria liberdade, ela deve estar consciente e segura do que quer fazer. Planejar uma iniciação sexual mais tardia é sinal de maturidade, e uma estratégia de prevenção da gravidez". Saiba que querer uma iniciação sexual tardia não é sinônimo de abstinência sexual, mas sim de exercer seu direito de escolha, e valorizar sua sexualidade, seu corpo e seus sentimentos.

Fontes:

TeensHealth - https://kidshealth.org/en/teens/not-ready.html?WT.ac=t-ra

Cartilha Saber Amar - O namoro