Portal da Família

O site para pais, mães, filhos, cônjuges, vovô e vovó, tios, sogras, amigos e todos que promovem a Família e a Vida

Política de Privacidade
Dicas de como viver com uma pessoa doente em casa

Dicas de como viver com uma pessoa doente em casa

Mão segurando a mão de um enfermo

Viver com uma pessoa doente em casa é provavelmente uma das situações mais complexas e estressantes que uma família enfrenta.

Claro, pode ser que já tenha acontecido de cuidarmos de um filho ou cônjuge em um caso específico e temporário (no caso de um resfriado mais forte, um acidente, etc.). Devemos cuidar da alimentação, da higiene, levar ao médico e cuidar para que tomem os remédios, sempre sabendo que logo vão se recuperar e tudo vai voltar ao normal. Mas, o que acontece quando esse cuidado deve ser mantido por muito tempo? Como no caso de doença crônica ou terminal, ou com idosos que necessitam desse tipo de atendimento.

Nesses casos, o paciente torna-se totalmente dependente de quem cumpre o papel de cuidar dele e, por sua vez, o cuidador fica com o ônus de assumir esse papel pelo resto de sua vida. A quantidade de estresse e ansiedade que isso acarreta para o cuidador é consideravelmente intensa, por isso muitos deles desenvolvem a chamada Síndrome do Cuidador, que pode acometer até enfermeiros e profissionais de saúde.

Esta condição é caracterizada por exaustão física e psicológica. O cuidador se depara com uma situação nova que consome quase todo o seu tempo e a qual não tem como enfrentar. Esta se torna uma luta diária contra a doença ou condição de seu ente querido, o que gera estresse contínuo, acompanhado de tristeza, agressividade, isolamento, desmotivação, opressão, cansaço, ansiedade e muita culpa, pois interpreta essa experiência como um fardo que torna impossível para ele viver sua vida de forma normal.

Os estudos realizados até o momento demonstraram que as crenças que o cuidador tem sobre o seu papel e sobre a pessoa cuidada, as percepções que faz dos próprios recursos, além da percepção da rede de apoio social, desempenham uma importante função em como eles sentem a carga de trabalho.

Síndrome de sobrecarga do cuidador, Renato Zambrano Cruz

Isso significa que é possível mudar a percepção da luta e estresse constantes, para que possamos enfrentar da melhor forma possível essa condição. Aqui, daremos algumas dicas que podem ser úteis se você tiver que morar com uma pessoa doente em casa.

Conselhos

Descanse o suficiente a cada dia - Isso o ajudará a ter a energia necessária para todas as suas atividades e, acima de tudo, a ter um ânimo melhor.

Continue com seus hobbies - Se dinheiro é um problema, procure opções em centros culturais ou sociais, e com certeza você encontrará opções gratuitas ou de baixíssimo custo.

Não se sinta culpado por rir ou se divertir - Estar emocionalmente bem tornará mais fácil para você lidar com toda a situação, além de torná-lo mais gentil e empático com a pessoa de quem cuida. Isso é algo que a pessoa também precisa, para se recuperar ou se sentir melhor.

Cuide de sua aparência física - Nada de ficar sempre desleixado para maior conforto. Arrume-se, escolha seu melhor penteado todos os dias, permita se mimar um pouco, mude o corte de cabelo. Não é porque você pensa em demasia nos outros que você deve esquecer de si mesmo.

Tire férias - Procure a ajuda de um membro da família, enfermeira ou amigo, que possa ser seu assistente para cuidar de seu ente querido durante esse período. É muito importante que você dê a si mesmo alguns dias para viver outras coisas.

Cuide de seus amigos - Participe dos encontros e atividades com os amigos, bem como das atividades que lhe permitam continuar a expandir suas redes sociais. Sempre há alguém que pode ajudar e substituí-lo enquanto você estiver fora de casa.

Trate de fazer exercícios - Se você não tinha o hábito de se exercitar, agora é a hora. O esporte é um remédio fenomenal para a tristeza e para combater o estresse. Anime-se e você notará a mudança.

Diga a alguém como você se sente - As palavras ajudam o cérebro a processar e dar sentido às emoções, e com isso a intensidade, a frequência e a duração serão menores. Nunca guarde tudo o que sente só em você.

Tenha empatia com seu familiar - Sabemos que, em muitas ocasiões, isso é muito difícil, e acaba-se perdendo a paciência. Mas tente imaginar o seu ente querido dentro de um círculo, rodeado por todas as emoções que está experimentando. Como você se sentiria? Tente fazê-lo sentir como você gostaria de se sentir.

Tente capacitar-se para ser um cuidador melhor - Isso permitirá que você melhore suas habilidades e conhecimentos sobre a doença e sobre os cuidados necessários para tratar seu ente querido. Também o ajudará a lidar melhor com a situação. Experimente fazer cursos de enfermagem, inteligência emocional e qualquer coisa relacionada à sua situação específica. Leia ou converse com pessoas que passaram por experiências semelhantes à sua. Se você tiver melhores ferramentas à sua disposição, seus níveis de estresse serão muito mais baixos.

Esperamos que esses pequenos conselhos o ajudem a lidar um pouco melhor com o estresse e ansiedade provocados por esse tipo de situação preocupante.

Fonte: www.familia.cl