logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Aprendendo a ser pai em dez lições
Valdir Reginato

Site da Paulinas on-line

Formato: 14 X 20 cm
Nº Páginas: 232 páginas
Edição: 1
Acabamento: Brochura
Chamada: Aprendendo a ser pai em dez lições convida você a uma reflexão sobre a paternidade ao longo das diferentes fases da vida do seu filho. O autor se propõe a discutir a questão de maneira prática e direta, partindo da tomada de consciência da paternidade, quando sabe que um filho ou filha começa ser gerado (a).
Editora: Paulinas - Livros
Preço pesquisado: R$ 19,50
Coleção Crescer Em Família

Resenha:

Aprendendo a ser pai em dez lições convida você a uma reflexão sobre a paternidade ao longo das diferentes fases da vida do seu filho. Abordando importantes temas como problemas de adaptação, educação, rebeldia, sexualidade, religião etc, o livro não aponta para um único caminho nem pretende esgotar o assunto. Isto porque não existem fórmulas mágicas para ser um bom pai. O essencial é saber que o hoje modela o amanhã.

Sendo assim, a oportunidade de melhorar a relação com os filhos está em nossas mãos, em suas mãos! Esforce-se pelo investimento mais valioso: conhecer e educar uma pessoa, seu filho. Anime-se nessa maravilhosa viagem que é ser pai, a qual tem data para começar, mas nunca para terminar.. porque estamos todos, eu e você, sempre aprendendo.

Nos dias de hoje, há cursos para tudo. Fala-se do papel do pai nas sessões de preparação para o matrimônio, nem sempre, porém, com rigor e com os devidos esclarecimentos. O autor se propõe a discutir a questão de maneira prática e direta, partindo da tomada de consciência da paternidade, quando sabe que um filho ou filha começa ser gerado (a). O pai também engravida... Explica. Até a necessidade e o dever de transmitir ao filho ou à filha os valores que animam a própria vida, a começar pelos valores religiosos.

A lição 1, "Vencendo o susto", trata das mudanças e reflexões quando da notícia da gravidez, afinal "não se é pai após o nascimento, mas desde o momento da concepção".

A lição 2, "Administrando o entusiasmo", trata das mudanças que antecedem a chegada do bebê, e que envolvem administrar o pensamento, planejamento, execução e avalilação.

A lição 3, "Recebendo com alegria!", trata de reflexões após a chegada do bebê. A lição 4, "Superando o desânimo", trata dos primeiros meses e primeiros anos.

E assim o livro continua, passando pela adolescência, e tratando também de temas sobre relacionamento familiar e do casal.

De leitura fácil, como uma bibliografia acessível, a obra é uma excelente iniciação na reflexão sobre o sentido e a prática da paternidade responsável.

Valdir Reginato

Valdir Reginato é o quinto de oito irmãos. É casado com Cynthia, pai de Gabriel, Patrícia e Thiago. Formou-se médico em 1981 pela Universidade de São Paulo - USP, onde também é pós-graduando na área de Educação Médica. Atualmente faz parte do corpo clínico do Hospital e Maternidade São Camilo. É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Medicina de Família (desde 1992) e do Clube Familiar Açores (desde 1993), em São Paulo, no qual incentiva a participação de pais e filhos em atividades recreativas educacionais e de formação espiritual católica. É, também, membro do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp. Como professor na Associação de Desenvolvimento da Família - Adef, dedica-se (desde 1991) a estudos pertinentes à orientação familiar, de modo particular na área de educação dos filhos.

www.portaldafamilia.org
O Portal da Família não comercializa ou distribui livros e outros produtos, apenas recomenda boas obras. Somente livros e produtos que recomendariamos a um amigo.
O preço estimado é o preço médio pesquisado na data de indicação, servindo apenas de referência.
Publicidade