logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Tocar um instrumento musical pode dar um “up” na sua saúde

A música é um fator importante na vida de qualquer pessoa. Qualquer um que toca um instrumento sabe dos benefícios que ele traz para a vida. No caso da infância, esses impactos são ainda maiores e mais profundos.

As aulas de música para crianças representam hoje um estímulo duradouro na vida dos filhos. Diversos estudos comprovam esse saldo positivo, reforçando que essa ideia é uma das melhores para que os filhos engajem e se desenvolvam. Eles afetam diversas áreas do cérebro e, segundo um estudo da Society for Neuroscience, uma entidade dedicada à pesquisa e estudos que reúne os principais pesquisadores de todo o mundo, tocar um instrumento impacta na criatividade e na educação.

Os resultados foram divulgados em 2013 e vieram para comprovar um fator que já vinha sido sentido por parte de quem explora seu lado musical. Aparentemente, a música afeta a própria estrutura e ação de diferentes regiões do cérebro. Isso faz com que elas modifiquem o modo como se comunicam e reagem a estímulos sensoriais.

Esse benefício envolve um fator chamado de “plasticidade neural”. Ela ajuda principalmente na hora de aprender um conteúdo novo, por exemplo. Resultando na melhora em nível educacional, em casa e na escola.

Eles atuam também em diferentes estágios da vida. Entretanto, dentro das pesquisas da Society for Neuroscience é possível evidenciar a importância de começar essa dedicação à música desde cedo. Aparentemente, entre os jovens, o cérebro é fortalecido em regiões específicas que influenciam habilidades com idiomas novos e funções executivas, como comunicação, interpretação e no relacionamento com o mundo. O nível foi ainda maior em crianças de até 7 anos de idade, sugerindo para o início bem cedo da aprendizagem.

Instrumentos

E como ajudar as crianças? A melhor forma é fazer com que elas se sintam à vontade para optar pelo instrumento de sua preferência. O apoio dos pais é essencial, mas a liberdade de escolha deve estar presente da mesma maneira. É o que permite o progresso e a satisfação dentro daquela atividade.

A compra do instrumento está cada vez mais acessível. Pode ser feita até mesmo pela internet, como aqui . Os preços estão mais acessíveis e é possível receber o produto em casa, sem o trabalho de transportá-lo.

Tudo isso tendo em vista os benefícios práticos, evidenciados na rotina de qualquer músico. O contato com essa atividade promove um aumento na capacidade da memória, principalmente no caso dos idosos. Eles conseguem exercitar áreas do cérebro e retardar o envelhecimento. Sem contar na organização, perseverança, coordenação, concentração e alívio do estresse em diferentes casos.

Além disso, a prática também pode engajar em outras ações benéficas. É o caso do trabalho em equipe, para quem toca com uma banda, grupo ou orquestra. Além de promover também uma maior interação social, que pode ser a abertura para amizades e novos laços. A disciplina e o medo de palco também são resolvidos, principalmente com a sensação de realização e a conquista. Sem esquecer a perseverança de saber lidar com quaisquer imprevistos.

Menina tocando teclado

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 27/01/2016

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade