logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Banquete

Na cidade de Kotzk, o rabino Itzjac de Vorki foi convidado para um banquete. Quando o rabino se aproximou da casa do seu anfitrião viu que a entrada estava repleta de bonitos adornos e que enormes lâmpadas a iluminavam... se deteve no caminho e o seu anfitrião foi ao seu encontro.

Após os cumprimentos o rabino falou ao homem que retirasse todos aqueles enfeites e faróis que tinha posto na faixada da casa por causa da sua visita.

- Mas por que? O senhor não gostou? - perguntou o anfitrião.

- Não se trata disso - disse o rabino - Um homem não deve ser diferenciado do outro na sua condição de convidado. Eu desejo ser tratado de maneira igual ao mais humilde convidado. Ou você faz o que pedi ou me prometa que de agora em diante você receberá do mesmo modo todos aqueles que visitarem a sua casa.

- Mas rabino, se eu tratar a todos os meus hóspedes da mesma maneira que pretendo tratá-lo eu irei à falência!

- É por isso que pedi para retirar os adornos e as lâmpadas...

O anfitrião, então, retirou os enfeites que tinha posto, serviu uma refeição mais moderada e devolveu à sua casa a aparência cotidiana... Tratar diferentemente as pessoas por causa da sua condição social ou da sua aparência é agir em total desacordo com os preceitos do amor universal. Usar de dignidade e justiça no trato com os outros é um dever básico para quem quer contribuir para a edificação de uma realidade melhor.

Ser hospitaleiro não é dominar a etiqueta social para agradar visitas que consideramos importantes, é sim reconhecer um traço de Deus em todos aqueles que batem à nossa porta...

 

 

 

Publicado no Portal da Família em 17/11/2012

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade