logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Traje de inverno

Ir. Zuleides M. de Andrade

Gosto da estação invernal e de observar as pessoas com seus agasalhos coloridos. Alguns são belos e completam-se com mantas, cachecóis, gorros e luvas.

Vocês já notaram como as pessoas sorriem quando estão bem agasalhadas? É como se a roupa fosse um grande e caloroso abraço de pessoa querida. Li, certa vez, uma carta que me chamou a atenção. Um filho escreveu à sua mãe, agradecendo o presente recebido. Dizia o seguinte: “Mãe, recebi o pulôver de lã que a senhora me enviou. Gostei da cor e do modelo. É como se a senhora abraçasse meu corpo e meu coração. Junto ao calor da lã sinto o calor do seu carinho de mãe e do seu amor. Imagino o quanto a senhora pensou em mim, tricotando essa peça de vestuário. O inverno será mais suportável com ele e com a lembrança do seu amor de mãe”.

Depois desse agradecimento, sempre que vejo um homem de pulôver, imagino quem o teria confeccionado.

Será que as mães ainda encontram jeito e tempo para tecer agasalhos para seus filhos crescidos? Será que os filhos ainda encontram uma forma de demonstrar gratidão por todo o carinho e ajuda recebidos dos pais?

Hoje compramos roupas prontas, confeccionadas em série e por pessoas desconhecidas. Mesmo assim, as mães ainda podem agasalhar seus filhos, em qualquer idade. E há formas para isso: A espera paciente, o olhar amoroso, a palavra bem dirigida, uma agrado em gestos, um mimo, também agasalham o coração dos filhos e oferecem segurança.

Gosto de perceber as pessoas agasalhadas e seguras no traje e no bem-querer. Quando isso acontece, as intempéries da natureza e as emocionais vêm e vão sem causar dano às pessoas.

Ir. Zuleides M. de Andrade, ASCJ

(parte de texto publicado no Jornal Evangelizar - julho 2010)

 


Ir. Zuleides Andrade. Formada em Letras pela PUC / RS - Quando eu terminar a peregrinação neste tempo de sombra e de luz, um pouco de mim, em lembranças e palavras, ainda colocará brilho nos olhos das pessoas que eu toquei, das pessoas que amei.

Visite os blogs de Zuleides Andrade:

Blog da Zu - www.blogdazu.blogger.com.br

WebSister Blog - www.websister.blogger.com.br

e o site www.apostolas-pr.org.br

 

Publicado no Portal da Família em 11/07/2012

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade