logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Espírito Natalino

 Norma Emiliano

Num “piscar de olhos”, mais uma vez o Natal. Os anos se sucedem e como um relâmpago cortando rapidamente os espaços, os sinos tocam anunciando o nascimento de cristo. Renascimento, esperança, fraternidade, amor e paz se anunciam.

Os vários símbolos são expostos pelas ruas, lojas e residências. Muita luz e brilho. Mas a corrida desenfreada as compras anuncia os novos tempos. Tempos de compras, não tempos de fé. Mais presentes e menos solidariedade.

Na evolução da tradição as maçãs que representavam o pecado original foram substituídas por bolas e as velas que representavam Cristo, por luzes. As famílias se reúnem em torno das mesas fartas, trocam- se presentes, pois todos fazem parte da lista, não importa se todos comungam da mesma fé e expressam amorosidade.

O cotidiano tem se constituído de desafios extraordinários às famílias, trazendo a necessidade urgente de criar- se uma corrente de fé, amor e esperança. Contudo, a espiritualidade não tem sido muito praticada. È um estilo de vida que preza paz, afabilidade, solidariedade e alegria. Vivenciamos o mecanicismo, o domínio da inteligência e das experiências. Neste contexto, prevalecem a competitividade, a eficácia tecnológica e o acúmulo do conhecimento no sentido de se alcançar o progresso geral. E a maioria das pessoas não se dá conta do que orienta a sua vida e sofre diante das conseqüências ruins inevitáveis.

Segundo, Albert Einstein O ser humano é uma parte do todo que chamamos Universo; uma parte limitada no tempo e no Espaço”, portanto nesta perspectiva o mundo é uma vasta rede e tudo que afeta a um dos componentes, afeta o todo. O egocentrismo, o isolamento, a materialidade, etc. são alguns dos componentes atuais do agir do ser humano. Como conseqüências temos a pobreza, a desigualdade, a violência, etc. Assim sendo, contaminamos e somos contaminados, criando uma rede na qual a fraternidade, o amor e harmonia, que deveriam estar presentes no espírito de natalino, não se manifestam.

Talvez, a solução para isso seja mudarmos radicalmente nossos valores e percebermos a força que há em nós, seres humanos propiciando desta forma o desenvolvimento integral do indivíduo como pessoa, levando-se em consideração o ser biológico, psíquico, social e espiritual que somos.

Natal é o aniversário do menino Jesus. Que este natal seja em sua reverência e prenúncio de muitos passos no sentido de recuperarmos em nosso cotidiano o espírito natalino.

Amai-vos uns aos outros ( Jesus Cristo).

 

Norma Emiliano é Terapeuta de Família e Assistente Social, e mantém a homepage Pensando em Família.
( http://www.pensandoemfamilia.com.br)

 

Publicado no Portal da Família em 11/12/2007

 

árvore de natal

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade