logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Seu filho quer um pet? Saiba os cuidados que cada tipo de animal exige

Para muitas crianças, o fim do ano é a melhor época do ano, pois é quando elas podem pedir o que quiser ao Papai Noel e aos pais. Nesse momento, há quem peça um animalzinho de estimação por ver os bichos como criaturas adoráveis. Não há nada de errado nesse pedido, tampouco em aceitar cumpri-lo. Porém, tanto a criança quanto os pais devem estar atentos a diversos detalhes antes de adotar um novo integrante para a família.

Primeiramente, por mais fofo e doce que o animal seja, ele não é um brinquedo, e não deve ser deixado de lado, sem higiene e comida, ou mesmo ser abandonado depois de um tempo. Fazer apenas carinho no gato ou no cachorro eventualmente não adianta, bem como descartá-los caso eles “não caibam na mudança” ou em quaisquer outras situações. Os animais também sentem fome, sede, frio e precisam de atenção. Além disso, cada bicho de estimação possui características específicas de comportamento que merecem ser respeitadas. Confira alguns detalhes que você precisa saber antes de adotar gato, cachorro ou coelho, três dos pets mais queridos da criançada!

Gatos

Quem decide adotar um gato precisa saber que há alguns cuidados básicos para garantir o conforto do animalzinho. Entre eles, é preciso manter sempre limpa a caixa de areia dos pets, além de trocar pelo menos uma vez por dia a água do bebedouro (gatos adoram água fresca!). Como as unhas deles crescem rapidamente, também é importante cortá-las no máximo a cada quinze dias, tomando cuidado para não machucar o bichinho.

Outra característica dos gatos, que os cachorros também possuem, é soltar muitos pelos. Então, para evitar a queda excessiva e, consequentemente, que o animal ingira mais pelos do que o normal, escove-o frequentemente. Os gatos saudáveis costumam expelir bolas de pelo até quatro vezes ao mês. Quando a incidência é maior e está associada a outros sintomas, como perda de peso, é necessário procurar um veterinário, pois os pelos podem estar causando problemas intestinais que devem ser tratados.

Lembre-se ainda de que os gatos adoram passear na rua sozinhos e, se não houver vigília, eles podem fugir de casa. Em virtude disso, coloque telas nas janelas para evitar fugas e acidentes!

gato

Cachorros

Para manter a casa organizada e fácil de limpar, acostume o seu cachorro desde cedo a fazer as necessidades em um lugar específico, como quintal, área de serviço ou em cima de um jornal. Também é importante levá-lo para passear todos os dias, especialmente se você não tiver muito tempo para ficar com ele.

Em algumas raças, as unhas crescem mais rapidamente do que em outras. Por isso, observe a necessidade do animal e, caso não saiba cortar ou tenha medo de machucá-lo, procure um especialista. Quanto ao banho, depende do estilo de vida que o seu cachorro terá. Os animais que vivem em ambientes pequenos e longe da terra podem ser lavados a cada quinze dias. Já aqueles que saem frequentemente à rua precisam tomar banho semanalmente.

O bem-estar do seu animal será determinado principalmente pela boa alimentação. Escolha uma ração de qualidade, indicada para o tamanho e a idade do seu cachorro. Evite dar a ele comidas humanas, pois isso poderá significar o aumento ou a carência de nutrientes, como a proteína e, consequentemente, desregular o organismo dele.

cachorro

Coelho

Ao contrário do que muita gente pensa, os coelhos não se alimentam apenas de cenoura e vegetais: há rações próprias para esse animal! Assim como os alimentos de cachorro e gato, as rações para coelhos atendem às necessidades dos pets, garantindo a saúde e o bem-estar.

Além de assegurar uma boa alimentação, também é fundamental limpar duas vezes ao dia o lugar onde os coelhos fazem as necessidades, até porque o odor costuma ser forte. Por serem animais silvestres, nem sempre esses pets gostam de ficar no colo. Devido a isso, converse com o seu filho sobre como tratar o coelho para não invadir o seu espaço e ser um bom companheiro.

Os coelhos fazem parte do grupo dos lagomorfos, que são aqueles animais cujos dentes não param de crescer. Isso explica a necessidade constante deles de sempre roer os objetos. Para evitar esse comportamento típico dos roedores e garantir que os dentes fiquem sadios, dê a eles tocos de madeira e brinquedos próprios, que são vendidos no s pet shops.

coelhos

Se você decidir mesmo ter um animal e tratá-lo como se fosse um membro da família, ele irá retribui-lo na forma de carinho e amor.

Veja aqui, opções de lugares para adotar seu bichinho:

Adote um gatinho

Animais S.O.S

 

Adote com consciência!


Publicidade


Publicado no Portal da Família em 14/12/2014

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade