logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Segurança dentro de casa: 5 dicas para evitar acidentes

Eles podem parecer eventos ocasionais, mas os acidentes domésticos causam um grande número de ferimentos e internações. Segundo a Associação Brasileira de Pediatria, cerca de 5,3 mil crianças são vítimas fatais de acidentes domésticos todos os anos. Afinal, mesmo a mais segura das casas pode apresentar alguns elementos que colocam em risco seus moradores, principalmente as crianças. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado e muita atenção em cada detalhe. Separamos 5 dicas de mudanças simples, que evitarão grandes problemas.

Cortes

Facas, vidros e elementos pontiagudos podem ser um foco perigoso para cortes, tanto no caso de crianças quanto de adultos. Por isso, as gavetas que guardam as facas maiores e mais afiadas devem ser mantidas em um local alto e com alguma trava de segurança, que dificulte a abertura.

No caso de bichos de estimação é preciso ter ainda mais atenção, especialmente no caso de cozinhas que possuem faqueiros ou espaços para guardar itens frágeis. Além disso, na hora de secar os talheres e copos é importante ter bastante cuidado para evitar que possam ser acessados por crianças e animais. Vidros e objetos pontiagudos devem ser evitados em áreas comuns.

Gás do fogão

Uma das principais preocupações dos moradores de qualquer casa são os vazamentos de gás. Por serem percebidos pelo cheiro somente após certo tempo, eles podem ocasionar grandes incêndios e explosões. Por isso, todo cuidado é pouco. É preciso estar sempre atento com a validade dos botijões e o tempo de uso das mangueiras.

Em caso de suspeita de escapamento de gás, use uma esponja com espuma sobre a área. Caso haja formação de bolhas, desligue e refaça a instalação. Outra questão importante é ficar atento com a qualidade e a vida útil do fogão, que muitas vezes pode apresentar alguns danos. Por isso, é válido questionar se não está na hora de trocar o aparelho, principalmente optando por modelos mais novos (como esses) e com travas mais seguras.

Piso

A preocupação também deve estar nos escorregões e quedas. Os pisos lisos, principalmente os frios ou de madeira, geralmente apresentam um risco maior ao andar. No caso de pisos molhados, a atenção deve ser redobrada. A melhor maneira de prevenir acidentes no banheiro é colocando tapetes antiderrapantes, que consigam dar mais firmeza às pisadas. Já nas outras áreas da casa, os tapetes devem receber a devida atenção. Eles têm de estar firmes no chão, sem o risco de escorregar ou derrapar. Vale a pena apostar em adesivos que fixam as peças no solo e garantem um caminhar mais tranquilo. As quedas também devem ser levadas em conta. Por isso, invista em corrimãos nas escadas, principalmente se idosos a usam com frequência, e em barreiras de segurança no caso de crianças pequenas.

Intoxicação

O risco de intoxicação é grande, principalmente para as crianças. Por serem muito curiosas, elas geralmente são as primeiras a sofrerem acidentes, já que os frascos coloridos podem ser atrativos e confundidos com alimentos. É o caso de produtos de limpeza, que devem ser armazenados em lugares altos e longe do alcance dos pequenos. Esses locais também precisam receber travas extras para tornarem o acesso mais difícil, principalmente a produtos mais fortes como álcool, cloro e desinfetante, por exemplo. Além disso, é importante sempre mantê-los fechados durante a limpeza, evitando qualquer surpresa em um momento de distração.

Tomadas

Principalmente no caso de crianças menores, as tomadas são uma grande preocupação. Elas devem estar sempre cobertas quando não estão sendo usadas. Para isso, existem protetores específicos no mercado que garantem a proteção, e evitam o contato e choque elétrico. No caso de tomadas mais altas, também é preciso tomar as devidas precauções, pois podem entrar em contato com água e umidade, como nos banheiros e cozinhas. Durante a instalação do chuveiro, a presença de um técnico é fundamental para evitar qualquer acidente ou choque, que pode ser até mesmo fatal.

trava de portas de armario

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 18/06/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade