logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Orelha de abano pode ser motivo de bullying na escola

Se os adultos não estão livres de abalos em sua autoestima por causa de críticas à aparência, imagine os resultados que esse tipo de observação, feita de maneira inocente ou maldosa, pode causar em uma criança.

O bullying, palavra que começou a entrar em evidência nas discussões escolares e familiares, infelizmente é um mal presente durante a fase escolar das crianças. Esse tipo de agressão verbal causa danos psicológicos devastadores e, além disso, prejudica o aprendizado, já que a escola se torna um ambiente de opressão, tensão, humilhação e tristeza, diminuindo as chances do aluno se concentrar nas tarefas.

Uma das características físicas que podem causar transtornos aos pequenos, incentivando o bullying, são as orelhas de abano. Apesar de não prejudicar a audição e tratar-se apenas de uma simples variação no formato das orelhas, as crianças que têm esses traços costumam ser alvo de ofensas. ‘Dumbo’, ‘orelhão’, entre outros adjetivos desagradáveis, são alguns exemplos do que pode ser direcionado a uma criança dentro da escola.

Não é comum que meninos e meninas nessas condições manifestem desde cedo seu desejo de corrigir as orelhas e se livrar dos constrangimentos impostos por outras crianças. Mas há uma alternativa cirúrgica para aqueles que desejam fazer a correção.

O nome do procedimento é otoplastia. Geralmente, a cirurgia é realizada com anestesia local e o paciente pode deixar o hospital no mesmo dia para cumprir o repouso em casa. No entanto, é aconselhável que o procedimento seja realizado a partir dos sete anos, quando a estrutura da pele e cartilagem das orelhas já se desenvolveu o suficiente. No entanto, cada caso deve ser avaliado individualmente por um especialista.

Para saber mais sobre as indicações, métodos e recomendações para a cirurgia corretiva das orelhas de abano, consulte um especialista ou clínica especializada nesse tipo de procedimento.

orelha de abano

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 17/05/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade