logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Mochila: O inimigo que mora em casa

Muitas vezes ficamos preocupados com problemas externos, mas não paramos pra pensar que às vezes o inimigo para a saúde pode estar dentro de casa. Engana-se quem pensa que trata-se de algum inseto, praga ou vírus. Estamos falando da famosa mochila escolar – aquela que os estudantes carregam para cima e para baixo!

Com a volta às aulas, chega também a hora de recomeçar mais um ano    e de colocar a mochila nas cotas e o pé na escola. Cheia de novidades e com uma lista interminável de objetos que serão usados no dia-a-dia durante o ano letivo, elas chegam cheias de peso e podem, em alguns casos, representar um enorme perigo para a saúde dos estudantes.

Para que isso não aconteça é preciso tomar alguns cuidados e ficar atento aos sinais de problemas como alerta o  quiropraxista Jason Gilbert. “Com o corpo ainda em desenvolvimento, tanto a criança como o adolescente, esta a mercê de mudanças, transformações e propício a alterações posturais. Assim, essa maleabilidade corporal somada a sobrecarga de peso na mochila, pode resultar em uma lesão na coluna”, ressalta.    

Confira as dicas do quiropraxista e saiba mais sobre os perigos da mochila pesada:

Quais os danos que o excesso de peso pode causar à coluna?

O excesso de peso nas mochilas pode ocasionar diversos problemas nas crianças e adolescentes. “Além da conhecida dor nas costas, a longo prazo,    a mochila pode ocasionar problemas mais graves como: escoliose (desvio lateral da coluna), cifose (curvatura da espinha vertebral que promove o arqueamento das costas e faz com que a pessoa fique corcunda) e hiperlordose (acentuação da concavidade lombar)”, diz Jason Gilbert.

Como deve ser feito o cálculo para ver se a mochila está pesada demais?

Antes de fazer qualquer cálculo temos que ver se a criança tem que modificar a postura para carregar a mochila, é fácil observar, se for pesada demais a criança geralmente vai jogar o corpo para frente para compensar o peso atrás. “Por isso, o peso da mochila não deve passar de 5% a 10% do peso da criança”.

Qual o modelo da mochila escolar que menos prejudica a coluna?

O modelo mais indicado é o que tem as duas alças ajustáveis para os ombros e possivelmente uma alça que vai na altura da cintura. Além disso, deve ter um acolchoado atrás para minimizar o peso na coluna e evitar lesões do local e na pele.    O ideal é que a mochila tenha o    seu fundo na região da coluna lombar do estudante. Isso porque quando está solta, puxa o corpo para trás, fazendo com que a pessoa curve os ombros para adquirir o equilíbrio.    “Independente do tipo de mochila, ela não deve ser carregada de um lado só do corpo”, diz o especialista.

Carregar a mochila em um ombro é prejudicial?

Sim. Porque ao usar a mochila em um ombro só o estudante pode acabar levantando o outro ombro, que está sem a alça da mochila, para compensar o peso. Assim, por conta do peso ser unilateral há um desequilíbrio na coluna. Dessa forma, carregar este tipo de mochila pode causar escoliose, dor de cabeça, dor lombar e dor nos dedos das mãos.

As malas de rodinha também podem prejudicar a coluna?

Geralmente menos.    Porém, se for muito baixa a altura da haste e a criança ter que modificar a postura para puxar a mochila é prejudicial. “As malas de “rodinhas” devem ter sua haste a uma altura em que as costas do aluno fiquem retas ao puxá-la, de modo que não haja sobrecarga do quadril e nem do joelho”, alerta.    

Carregar malas com as alças atravessadas pode prejudicar a coluna?

É preciso ficar atento, pois esse tipo de mochila força o corpo unilateralmente.

Como deve ser feita a distribuição do peso nas mochilas?

A distribuição do material deve ser organizada de maneira que os cadernos e livros mais pesados fiquem encostados à coluna e o material não fique solto para que não provoque desequilíbrio nos movimentos do estudante.

Amarrar a mochila na região abdominal pode ajudar a evitar problemas na coluna?

Sim. Ajuda na distribuição do peso e dá maior sustentação.

Meninas/jovens costumam carregar bolsa em vez de mochila. Isso sobrecarrega a coluna?

Sim. Principalmente a região do antebraço, ombro e pescoço.

Qual a altura certa para a criança/estudante carregar a mochila?

A mochila deve estar posicionada ajustada ao corpo na linha da cintura, sempre o mais alto possível, para que a postura não seja prejudicada.

 

SOBRE O JASON GILBERT

Autor do livro “O Segredo da Coluna Saudável” (editora Gaia), Jason Gilbert nasceu e se formou em Sidney (Austrália) e possui clínicas na cidade de São Paulo, Santos, Rio de Janeiro e em Lima, no Peru.

Contato: (11) 3845-4115 - www.qjg.com.br


Publicado no Portal da Família em 04/02/2014

estudante com mochila nas costas

Publicidade

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade