logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Homeschooling no Brasil – Primeiro Curso online

Educar os filhos em casa está se tornando uma cultura entre várias famílias brasileiras. Camila Hochmüller Abadie, que está organizando o primeiro curso online sobre Educação domiciliar no Brasil, concedeu ao site Zenit.org (03 de Julho de 2015) uma entrevista sobre o tema Homeschooling, esclarecendo o que significa e quais são as consequências de educar os filhos em casa

"Homeschooling 1.0" é o nome do primeiro curso online sobre Educação domiciliar está sendo ministrado para os pais interessados no tema.  Basta um pouco de conhecimento e perseverança daqueles pais que desejam dar uma esmerada formação aos próprios filhos.

O objetivo é "subsidiar aos interessados os elementos necessários para uma boa pesquisa e prática da educação domiciliar, oferecendo-lhes, além disso, o conhecimento necessário para a defesa do seu direito ante às objeções, pressões sociais e jurídicas".

O curso contempla "Informações históricas; Informações de cunho psicológico; Informações de cunho técnico: questões jurídicas e pedagógicas; Dicas práticas: indicações de sites, blogs, metodologias, materiais didáticos, cursos, profissionais capacitados e bibliografia", indica o blog de Camila Abadie.

Acompanhe abaixo a entrevista publicada em Zenit.org para saber mais sobre Homeschooling:

ZENIT: Fale um pouquinho de você. Desde quando você se dedica ao Homeschooling? E por que quis fazer essa experiência?

Camila: Minhas pesquisas (e de meu marido) a respeito do homeschooling começaram quando nossa filha estava na primeira série do ensino fundamental, cerca de quatro anos atrás. Nossa investigação começou como curiosidade, mas, decorrido pouco mais de um ano, tornou-se uma necessidade, pois percebemos que precisávamos ajudar nossa filha.

A escola estava muito aquém de suas capacidades e ela estava começando a se entristecer e desanimar pela falta de estímulos e desafios. Nosso temor é que ela terminasse por criar uma resistência definitiva contra o estudo, então o homeschooling surgiu como uma possibilidade de salvar seu desenvolvimento intelectual, oferecendo a ela todos os estímulos e desafios de que tanto precisava.

Há quem pensa que bastaríamos tê-la mudado de escola. No entanto, as pessoas ignoram que a política educacional adotada em nossos dias não é a de fortalecer os alunos com maiores dificuldades para que eles acompanhem os mais fortes, mas o contrário: segurar os mais rápidos para que eles acompanhem os mais lentos. E isso é assim durante os 3 primeiros anos de escolarização, pois nenhuma criança pode ser reprovada, garantindo assim as estatísticas falaciosas do governo. Ou seja, justamente durante o período em que as crianças estão mais abertas e dispostas, elas são impedidas de crescer. Agora, minha filha floresce!

ZENIT: Mas, não é mais difícil educar em casa, isolada das outras crianças? As crianças não perdem, assim, no fator “sociabilização” e convivência com o próximo?

Camila: Pelo contrário! Pense comigo: é mais fácil ensinar uma, duas ou três crianças na tranquilidade de seu ambiente familiar, onde se sentem seguras e aceitas, ou ensinar a 20, 30 ou 40 crianças num ambiente que lhe é estranho, onde se sentem inseguras e muitas vezes são discriminadas ou perseguidas?

Muitas pessoas levantam essa questão da socialização sem perceberem que esta é uma objeção totalmente deslocada. Afinal, quando foi que a escola se transformou em clube? Quando foi que o entretenimento se tornou mais importante que o conhecimento? Quando as escolas abriram mão da sua missão de transmissoras de conteúdos e resolveram prestar mais atenção com relações sociais elas fracassaram duplamente: deixaram de contribuir para a formação intelectual e promoveram contextos extremamente nocivos para a formação psicológica e social das nossas crianças.

Além disso, a criança que é educada em casa estreita os vínculos com aqueles que são a sua raíz: seus pais, seus avós, seus tios. Isso fortalece a família de um modo que já muitas gerações não conhecem mais! Ela também convive com as crianças dos círculos sociais dos pais. Enfim, há muitas opções de socialização para a criança homeschooler. Muitas e mais saudáveis do que a escola hoje oferece.

ZENIT: A justiça brasileira permite tal prática? Como você conseguiu?

Camila: O artigo 205 da Constituição afirma que a educação é dever dos pais e do Estado. Ou seja, também é meu dever dar educação de qualidade aos meus filhos, não somente do governo. Como não há uma tradição de educação domiciliar em nosso país, a esmagadora maioria de nós vive no automatismo de enviar os filhos para a escola, terceirizando totalmente esse aspecto da vida das crianças.

No entanto, a Constituição é clara: é nosso dever também! Seja a criança enviada à escola ou não. Claro, há legislações hierarquicamente inferiores, como o ECA, por exemplo, que falam sobre obrigatoriedade de matrícula em escola. Quanto a isso eu e meu marido conscientemente desobedecemos.

Embora nossos esforços não sejam perfeitos, sei que estamos fazendo um trabalho muito superior ao que a maioria das escolas oferecem, portanto, amparados pela Constituição e pelos resultados do nosso trabalho, nos recusamos a matricular nossos filhos. Inclusive falamos isso aos conselheiros tutelares que nos visitaram e eles concordaram conosco.

ZENIT: Conhece outras famílias brasileiras que percorrem o mesmo caminho educacional? Você mantém relação com elas?

Camila: Conhecemos famílias por todo o Brasil, algumas pessoalmente outras virtualmente, que praticam o homeschool, e fazemos questão de conviver com todas as que nos são próximas, pois somos uma primeira geração em nosso país, enfrentando as mesmas incompreensões e dificuldades. Precisamos e nos ajudamos muito mutuamente.

ZENIT: Fale um pouco do curso. É o primeiro? Pretende fazer mais cursos? O seu curso já nasce completo ou mais do que oferecer um mapa todo traçado, o que o seu curso pretende é incentivar as famílias a arriscarem no método e, assim, gerarem uma cultura mais forte de Homeschooling no Brasil?

Camila: Sim, está é a primeira turma. Com o tempo de pesquisas e de experiência prática que alcançamos, o curso "Homeschooling 1.0" surgiu como a maneira mais rápida e completa de oferecer ajuda aos muitos pais que passaram a entrar em contato conosco e que desejam alguma orientação.

O curso pretende oferecer algumas das ferramentas que descobri ao longo do tempo para uma prática mais qualificada, mas também almeja dar condições de compreenderem tudo o que está em jogo ao decidirem por essa opção, bem como de defenderem a sua escolha diante das pressões e censuras que a sociedade nos inflige. Se tudo der certo (e até o momento a procura tem sido grande), no futuro haverá novas turmas.

Acredito que o homeschooling é um movimento que pode trazer grandes esperanças ao Brasil, já que a escola e o governo têm garantido apenas as piores colocações nos rankings internacionais e os maiores índices de homicídios do mundo.

 

De 29 de Junho ao 06 de Julho/2015 foram abertas as inscrições para o curso "Homeschooling 1.0" destinado aos pais desejosos de saber mais sobre este tema. O curso se divide em oito aulas em vídeo, uma por semana, com material de apoio e comunidade no facebook para convívio dos membros e troca de experiências. Para mais informações e dúvidas sobre próximos cursos escreva para: encontrandoalegria@gmail.com ou acesse: http://encontrandoalegria.blogspot.com.br/

Pai e filhos lendo

Publicidade


Fonte: 03 de Julho de 2015 ( ZENIT.org) - autor: Thácio Siqueira

Publicado no Portal da Família em 22/07/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade