logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Rebeca Batista da Silva
Coluna "Mãe e bebê, vida que segue"

Hipoglicemia neonatal – saiba mais sobre esse perigo

Rebeca Batista da Silva *

A hipoglicemia neonatal acontece quando o índice de açúcar no sangue do recém-nascido está baixo (menor que 40mg/dl).

Geralmente acontece nas primeiras setenta e duas horas de vida e se o diagnóstico e tratamento não forem realizados a tempo, pode levar o recém-nascido a óbito ou a danos cerebrais permanentes.

Por isso é importante que os pais e pediatra estejam atentos neste período a fim de diagnosticar esse quadro.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA HIPOGLICEMIA NEONATAL?

As causas da hipoglicemia no bebê estão relacionadas, principalmente, com a mãe. As de maior índice são: uso de álcool e drogas durante a gestação, diabetes, uso de certos medicamentos (ex: os que contêm salicilatos).

Menos comuns, mas também acontecem, são tumor de pâncreas ou o aumento do tamanho das células do pâncreas que produzem a insulina, deficiência do hormônio do crescimento, hipotermia, entre outras.

SINAIS E SINTOMAS DA HIPOGLICEMIA NO RECÉM-NASCIDO

A maioria das manifestações clínicas da hipoglicemia neonatal é inespecífica e a maior parte dos bebês acometidos fica sem sequela nenhuma, pois é imediatamente identificada e tratada. Porém pode acontecer do bebê apresentar: choro fraco, hipoatividade, convulsões, taquicardia, tremores.

COMO É DIAGNOSTICADA?

O diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais ou através do teste de glicemia (dextro) , onde é puncionado com uma lanceta o calcanhar do recém-nascido e a partir de uma gota de sangue se mede a dosagem de glicose no organismo.

COMO É TRATADA?

O tratamento consiste em administrar glicose na veia, em gotas na boca do bebê ou através do próprio leite. O recém-nascido deve permanecer na UTI neonatal até atingir o nível desejado de glicose no sangue.

COMO EVITAR?

Não ingerir bebidas alcoólicas nem drogas na gestação, não tomar qualquer medicação sem orientação médica, evitar grandes emoções e manter a temperatura do bebê.

Em virtude do que foi exposto, torna-se de extrema importância que os pais e pediatras saibam identificar e tratar rapidamente essa condição. Assim, evita-se que o recém-nascido acometido fique sem qualquer sequela e tenha uma vida absolutamente normal.

Rebeca Batista da Silva é enfermeira intensivista (Coren-SP 171720), graduada em enfermagem pela Universidade de Pernambuco-UPE e pós-graduada (Especialista) em UTI neonatal e pediátrica.

e-mail: becabatista@yahoo.com.br

Publicado no Portal da Família em 18/06/2015

Recém-nascido no hospital

Ver outros artigos da coluna

Publicidade

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade