logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
André Gonçalves Fernandes
Coluna "Lanterna na Proa"

Filosofia, Poesia e Amor

André Gonçalves Fernandes

Todo homem tem a capacidade de perguntar a si mesmo acerca das razões de nossa existência e do sentido último desse mundo em que vivemos. É apto a filosofar. Para tanto, é necessário um conjunto de atitudes básicas para que essa dimensão reflexiva possa se desenvolver ao longo da vida. Do contrário, outros fatores externos podem corrompê-la.

A primeira daquelas atitudes está num certo desprendimento do mundo do cotidiano, porque refletir é um ato que, necessariamente, deve transcendê-lo, já que se buscam as respostas últimas para as perguntas vitais que a consciência nos apresenta. Do contrário, a liberdade de pensamento fica sujeita aos interesses imediatos.

Esse mundo é regido pelo aqui e agora, pela eficiência, pela lógica instrumental, expressões muito comuns nos campos da política e da economia. Essa atitude de certo distanciamento ajuda a ver os problemas, mas mirando-os numa outra direção.

Por outro lado, apartar-se espiritualmente do mundo do cotidiano não é uma uma atitude de alienação sem sentido. Nesse sentido, filosofar é como poetizar, pois o poeta vê o cotidiano, supera-o e, quando resolve escrever, não sem antes molhar sua pena na tinta dos suspiros do amor (e mesmo da dor), de certa forma, transcende-o.

No caso de dúvida, façamos um releitura das obras de Shakespeare: “Há mais coisas entre o céu e a terra (...) do que sonha nossa vã filosofia”. Ou de Fernando Pessoa, que sempre nos recorda que: “ Temos todos que vivemos/ uma vida que é vivida e uma vida que é pensada/ e a única vida que temos/ é esta que é dividida/ entre a verdadeira e a errada/ Qual porém é verdadeira/ E qual errada, ninguém/ nos saberá explicar/ E vivemos de maneira/ Que a vida que a gente tem/ É a que tem que pensar...". Ou de Drummond, que sintetizou essa evidência numa sentença lapidar: ”Cansei de ser moderno. Agora, quero ser eterno”.

Nessa linha, o amor também transcende o amante. Seu amor o impulsiona a deixar para trás toda espécie de cálculo utilitário, qualquer comprometimento, além do necessário, com o mundo material e, como vemos na história dos santos e dos grandes homens ainda pode provocar verdadeiras revoluções nos corações das pessoas com seu exemplo.

Assim, o filósofo, o poeta e o amante agem de maneira semelhante. Entende-se porque Platão fala do “eros filosófico”: porque a filosofia tira o homem do “mundo sublunar” e o conduz ao firmamento. Mas não é necessário ir às estrelas para filosofar. O “mundo subterrâneo” também contribui nesse sentido. A morte é um bom exemplo. Na minha infância, sempre foi uma pintura presente e, talvez, por isso, goste muito da cor preta.

Costumo dizer que não nasci, mas fui salvo, porque o cordão umbilical já me asfixiava quando deixei o ventre materno. Aos dez anos, tive um tumor nas amígdalas e sempre sinto a falta delas no inverno. Quando perdi meu avô aos 12 anos, foi a gota d’água: tive, certamente, sem sabê-lo, meu primeiro ato filosófico, o de compreender o sentido da morte.

Mas a filosofia, a arte e o amor, mesmo se opondo ao utilitarismo do mundo do cotidiano, correm o risco de serem instrumentalizados para outros fins. A filosofia transforma-se em ideologia, a arte descamba para o desastre e o amor reduz-se ao sexo.

Meus filhos mais velhos criticam-me quando dizem que filosofar não serve para nada. Se não serve para nada, logo, é inútil, isto é, sem uma utilidade. E eles têm razão em certo sentido: não pode e não deve servir para nada, senão vira um pensar utilitarista. Talvez esse tenha sido o sentido da afirmação de Heidegger: "É completamente correto e assim deve ser: a filosofia é inútil”. Se alguma utilidade houver, que seja para compreender o homem e o mundo.

Quando uma pessoa transcende, ela nega a “exigência totalitária” do mundo do cotidiano: ela diz que sua realidade material é importante, mas tem um limite claro, não absorve completamente suas faculdades e nem dá todas as respostas aos anseios de seu coração.

A transcendência é um despertar humano. Nisto sempre estiveram de acordo os filósofos, os poetas e os amantes. E a eles sempre me junto em espírito semanalmente, deixando de lado, momentaneamente, o mundo do cotidiano. Hoje, especialmente, no dia dos namorados, dedicando essa prosa à minha eterna namorada, amor sem fim/ cujo querer por mim/ incondicional assim/ é um diário “sim”. Com respeito à divergência, é o que filosofo, poetizo e amo.

Ver outros artigos da coluna

Publicidade


ANDRE GONÇALVES FERNANDES, Post-Ph.D. Juiz de Direito e Professor-Pesquisador. Graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Juiz de direito, titular de entrância final em matéria cível e familiar, com ingresso na carreira aos 23 anos de idade. Pesquisador do grupo PAIDEIA-UNICAMP (linha: ética, política e educação). Professor-coordenador de metodologia jurídica do CEU Escola de Direito. Coordenador Acadêmico do Instituto de Formação e Educação (IFE). Juiz instrutor/formador da Escola Paulista da Magistratura (EPM). Colunista do Correio Popular de Campinas. Consultor da Comissão Especial de Ensino Jurídico da OAB. Coordenador Estadual (São Paulo - Interior) da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS). Membro do Comitê Científico do CCFT Working Group, da União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP), da Comissão de Bioética da Arquidiocese de Campinas e da Academia Iberoamericana de Derecho de la Familia y de las Personas. Detentor de prêmios em concursos de monografias jurídicas e de crônicas literárias. Conferencista e autor de livros publicados no Brasil e no Exterior e de artigos científicos em revistas especializadas. Membro Honorário da Academia de Letras da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Titular da cadeira nº30 da Academia Campinense de Letras.

E-mail: agfernandes@tjsp.jus.br

Publicado no Portal da Família em 18/05/2014

Outros artigos do autor:

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade