logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

É seguro para crianças navegarem sozinhas na internet?

O uso da internet está tão difundido em nossa sociedade que se tornou normal crianças terem curiosidade de usá-la. No entanto, isso cria um dilema para os pais: liberar ou não o uso da rede para os pequenos? Essa é uma questão pessoal, mas se você decidir que seu filho pode estar conectado é importante tomar algumas medidas preventivas.

Fases

Geralmente, a partir dos 6 anos de idade a criança já quer usar o computador sem a companhia dos pais. Dê um espaço a ela, mas não deixe de monitorar e ajudar. O ideal é que eles naveguem em sites com jogos ou de seus programas de TV favoritos, por exemplo.

A partir dos 8 anos é comum que eles demonstrem interesse por outros sites, inclusive redes sociais e salas de bate papo, é bom então que nesse momento os pais passem a orientar quanto aos riscos da rede.

Orientações Básicas

No primeiro momento é muito importante estar ao lado do seu filho quando ele estiver navegando na internet, não de uma forma invasiva, mas com o objetivo de compartilhar a experiência. Mostre-se aberto a perguntas e a relatos, afinal, eles precisam saber que nem tudo que está na internet é verdade ou seguro .

Instrua-os a nunca passar informações pessoais pelo computador e a sempre respeitar os outros usuários. Uma forma simples de explicar é dizendo que as mesmas regras da vida real valem para internet, ou seja, nada de xingamentos ou falar com estranhos.

É muito importante que o computador esteja em um ambiente compartilhado, como na sala, por exemplo, além disso, é essencial limitar o tempo e horários de uso do computador.

Programas de Controle

Os perigos para os filhos não estão apenas na navegação por alguns sites da internet, mas também nas chamadas redes sociais, como salas de bate papo e até no Facebook. Principalmente em se tratando de filhos pequenos, os pais tem a responsabilidade de acompanhar e monitorar o que seus filhos estão fazendo na rede. Para isso, a tecnologia disponibiliza diversas ferramentas que podem ajudar os pais nessa tarefa, os chamados programas de controle. Cabe aos pais pesquisar, e descobrir qual deles melhor atende suas necessidades.

A Bitdefender, por exemplo, possui dentro de seus pacotes de antivírus 2014 a opção “Controle Parental”, que bloqueia conteúdo impróprio, restringe o acesso à web em horas determinadas, e ainda ajuda a monitorar remotamente a atividade online de seus filhos, inclusive no Facebook.

Ensinar seu filho a usar a internet é a melhor maneira de protegê-lo, por isso, invista tempo e dedicação nesse campo.

crianças acessando a internet

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 26/05/2014

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade