logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Desenvolvendo o potencial das crianças

Solange Ramounoulou *

Educar a criança e fazer parte do seu desenvolvimento é uma tarefa árdua. Mas pode ser mais fácil do que imaginamos quando conhecemos nosso potencial e, a partir daí, ajudamos a trabalhar o potencial dos pequenos.

Com a criança saudável o que temos realmente para lidar é o seu potencial único e exclusivo. As crianças com algum tipo de síndrome (má formação ou distúrbio genético) também possuem o seu potencial único e ele pode ser trabalhado. 

A educação familiar, escolar e social é um trabalho de constantes relações interpessoais que leva em conta o potencial do aprendiz e do educador, além de visão pedagógica condizente com as necessidades de cada criança.

Os pais precisam adquirir conhecimento para enxergar melhor, compreender e saber lidar com seus diferentes filhos. Não, eles não são todos iguais. Cada filho é de um jeito.  Já as escolas precisam pensar na adequação do tipo do professor, mantendo constantes revisões, aprimoramento profissional e desenvolvimento pessoal para que possa atender um grupo de crianças, em cada etapa de desenvolvimento.

A pré-determinação se refere a tudo o que o indivíduo traz ao nascer, basicamente nosso código genético. Por outro lado, a pré-disposição está ligada às nuances individuais destas características às variações subjetivas e impalpáveis que fazem o EU de cada um: isso é o nosso potencial.

O potencial é totalmente individual, carrega as possibilidades de desenvolvimento das várias inteligências, assim como dos mais variados níveis de sensibilidade, percepção, acuidade de cada um.

Portanto, é esse olhar sobre o conjunto do potencial que deve nortear a forma de relação do mundo adulto com a criança para facilitar seu desenvolvimento nos seus pontos mais fortes e auxiliar de forma eficaz o crescimento das características que podem ser consideradas menos habilidosas.

Publicidade


* Solange Ramounoulou: Psicóloga e diretora da VIR – Clínica de Desenvolvimento Humano. Tem pós-graduação em Psicologia Clínica e Educacional pela PUC-SP; Liderança e Motivação e Administração de Empresas de Terceiro Setor pela FGV. Criadora do Método Abordagem Integradora, uma terapia empresarial desenvolvida ao longo dos 40 anos de trabalho. Já proferiu palestra nos Estados Unidos, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. Formada ainda em Licenciatura em Filosofia e Literatura pela Universidade de Nancy, na França. Ex-Diretora da Okeidade; Fundadora e Diretora da Euthonus/SP.

Publicado no Portal da Família em 15/09/2014

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade