logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Como escolher as roupas ideais para crianças alérgicas?

A alergia afeta cerca de 20% da população mundial e, por isso, não é raro encontrar diversos casos de crianças alérgicas, que podem estar até mesmo em sua família. Ela é basicamente uma sensibilidade ampliada a certos elementos, que se manifesta na pele, nos olhos, no aparelho respiratório (rinite, asma) e no sistema gastrointestinal. As alergias geralmente podem ser originadas por fatores genéticos ou ambientais, mas sabe-se que nenhuma criança nasce alérgica, mas com um potencial de desenvolver a doença que aparece no decorrer do crescimento. Por isso, é importante estar ciente de certos cuidados com as roupas dos pequenos!

Limpeza

A limpeza constante é um dos principais fatores. Antes da escolha do tecido, dos modelos ou cortes, a principal questão deve ser manter sempre as roupas limpas e livres de qualquer sujeira ou ácaros. Por isso, vale a pena investir em um sabão com forte potencial tanto ao remover as manchas quanto em limpar profundamente as fibras e remover quaisquer resíduos.

Modelos

Opte sempre por modelos de cores mais claras, nos quais é possível identificar pontos de mofo ou até mesmo o acúmulo de poeira, no caso de uma peça guardada a muito tempo. Essas medidas são aplicadas principalmente para crianças mais sensíveis ou com crises alérgicas constantes na rotina. O modelo também influencia, com a possibilidade de optar sempre por peças mais abertas, sem que o tecido cubra demais o pescoço.

Tecidos

Os tecidos mais indicados são aqueles que possuem fios mais leves e fibras mais espaçadas, facilitando também a ventilação e circulação de ar. Isso faz com que seja mais difícil o acúmulo de poeira ou a criação de um espaço propício para o surgimento de colônias de ácaros. É imprescindível investir na qualidade das roupas infantis para garantir que elas não sairão prejudicadas com seu uso constante.

Lavagem

A lavagem deve receber um cuidado especial, principalmente tendo em vista a possibilidade de mofo e fungos no caso de roupas que não secaram corretamente ou que passaram pelo processo errado de secagem. Para garantir a segurança, nada melhor do que secar bem as roupas, seguindo sempre as instruções presentes na etiqueta para não danificar o tecido. O mais indicado, mesmo para o inverno, são tecidos como malhas e moletons, evitando o uso de casacos com pelos, lã ou materiais que acabam empoeirados com o tempo.

Mofo

Ele deve ser combatido ao máximo, principalmente na hora de guardar as roupas. Para isso, basta escolher um local arejado, fazendo com que essa parte da casa receba ventilação e luz. Assim, evita-se a sujeira, fungos, bactérias e ácaros. É importante também ter uma área de cabides, onde é possível guardar peças maiores como casacos mais pesados. É possível até mesmo investir em tecidos antimofo, que garantem a proteção total contra esse perigo.

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 15/03/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade