logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

 

Meu Caro Impaciente

Fernando Sena Esteves

Como de muitas outras coisas se pode dizer que “De impaciente e de louco todos temos um pouco”, mas olha que tu exageras.

Não é que, reconhecendo essa tua característica, te lembraste de compor uma oração dizendo “Meu Deus, dai-me paciência! Já!”… Lembrei-me de ti a propósito da minha avó.

Desculpa lá voltar-te a falar dela, mas acontece que me tem vindo muito à lembrança neste mês de Novembro, “o mês das almas” por causa de uma exclamação que lhe saía muito amiúde (e não só em Novembro…) quando alguma coisa lhe não corria de feição: “seja pelas almas!”. Como vou repetir esta expressão, à moda de estribilho, se me permites, até arranjei uma sigla (ou “acrónimo”, uma palavra mais fina que se calhar aprecias). Era para ser SPA, mas não sei se a Sociedade Portuguesa de Autores me iria cobrar direitos com faz aos cafés com futebol na TV, e por isso fica SJPA, que achas?... E posso garantir-te que eu próprio tenho tentado dizer também SJPA quando alguma coisa me contraria, e acho que me faz bem, tirando-me energia negativa (se é que essa coisa existe) e reduzindo o stress (este existe mesmo, oh se existe!).

Podias responder-me, e com razão, que o que vale a sério, são as missas, orações, jejuns e esmolas, mas não desperdices essas ocasiões de tentares ter paciência quando te apetecia coisa bem diferente. Pode bem ser que ajudes uma ou duas almas do purgatório a irem para uma vida melhor, de onde não deixarão, por sua vez, de meter umas cunhas a teu favor: podem dar-te jeito...

Por exemplo, arrumaste o carro e vem logo um arrumador e vai uma moedinha? Ou puseste-o em cima do passeio só por 10 minutos e quando regressas encontras um papelinho que te custa 30 euros? Vais pelo passeio em dia de chuva e um carro passa, pisa uma poça e encharca-te as calças? SJPA!

Estudaste que te fartaste e levas um chumbo? Chegas a casa cheio de apetite e a sopa está salgada? Pedes um café cheio e com chávena escaldada e trazem-te um curto e morno? Estás há 20 minutos à espera do autocarro e quando chega vem à cunha e o motorista nem abre a porta para entrares porque quem lá vem dentro não se chega para trás? SJPA!

Compras um bacalhau e pesam-to num enorme saco de plástico que te fica por 50 cêntimos? Estás com pressa, escolhes a melhor fila no supermercado e a senhora à tua frente não acerta com o cartão do Multibanco e quando vai mesmo pagar a menina da caixa tem que trocar o papel da máquina? SJPA!

Estás a meio de uma chamada e o telemóvel fica sem carga? Levas o carro à revisão e levam-te o dobro do que esperavas? O teu Paços de Ferreira manda uma bola à trave e o Benfica ganha-te mesmo no fim do jogo? Conseguiste ler este arrazoado até ao fim? SJPA!

 

homem impaciente

 


Fernando Sena Esteves é Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Farmácia do Porto e colunista do jornal Verdadeiro Olhar - www.verdadeiroolhar.pt

Publicado no Portal da Família em 26/10/2010

[an error occurred while processing this directive]
 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade