logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Uma atividade sobre “Amizade e amor entre adolescentes” feita em sala de aula

Uma boa idéia é realmente boa quando colocada em prática e der bons resultados. E boas idéias podem e devem ser compartilhadas.

O Caderno do Aluno da Secretaria de Estado da Educação (SEE) de São Paulo, para alunos de 8ª série, apresenta o texto “Amizade e amor entre adolescentes” (publicado no Portal da Família, clique aqui para ver o texto), que trata das atitudes que os pais devem adotar no tema das relações entre moças e rapazes adolescentes, propõe aos professores que o texto seja trabalhado com os alunos em forma de questionamentos, fazendo-os refletir sobre o relacionamento entre eles e seus pais, na questão do namoro na adolescência. No caderno propõe-se escrever uma carta para o escritor comentando o seu texto.

Esse texto foi extraído do livro "Educar para a amizade" , de Gerardo Castillo (Editora Quadrante, São Paulo, 1999).

A Professora Eunice de Araújo Salmazo, que leciona na escola pública estadual “E.E. Joaquim Antônio Pereira”, em Fernandópolis–SP, realizou essa atividade com seus alunos, e diz que “os alunos gostaram muito, pois se trata da realidade pela qual estão vivenciando com relação aos seus pais, e foi muito importante devido ao tema ser bem polêmico”.

Segundo ela, durante o desenvolvimento do trabalho, “os alunos participaram bastante e colocaram seus depoimentos pessoais sobre a sua situação de adolescentes e o conflito com sua família e colegas, principalmente no desabrochar da sexualidade e foi isto que chamou bastante a atenção dos alunos, a forma como o escritor Gerardo Castilho explora o tema despertou o interesse deles”.

“Fiquei muito satisfeita, pois pude perceber que ainda falta muita orientação aos jovens e eles se sentem perdidos e é nessa hora que acontece o papel do educador para fazê-los entender essa fase tão complicada na vida deles. Depois dos depoimentos e debates sobre o tema, a atividade a seguir foi escrever uma carta para o escritor comentando sobre o seu livro”, conta a Profª Eunice.

A Professora Miriam Rodrigues Tavares, que leciona na escola pública E.E. Profa Lidia Onélia Kalil Aun Crepaldi - LOKAC, em Cosmópolis-SP, também pos em prática a atividade proposta no Caderno do Aluno, e conta que, para finalizar o trabalho, a atividade propunha que os alunos escrevessem uma carta ao autor do texto, questionando-o e expondo suas dúvidas a respeito da adolescência, e como não dispunham do endereço do autor, ela propôs que os alunos escrevessem para seus pais  e lhes enviassem as cartas pelo correio. “Foi muito interessante porque eles puderam falar a respeito de certos assuntos que não tinham coragem de falar com seus pais pessoalmente, e foi gratificante, tanto para eles como para seus pais”, conta ela.

“Quando fizemos a reunião de pais na escola, alguns pais vieram falar comigo e disseram que não imaginavam que seus filhos tinham tais dúvidas e que pensavam daquela forma, porque os alunos falaram nas suas cartas sobre algumas desavenças que tiveram com os pais, e porque fizeram certas coisas que geraram os conflitos. Percebi que, de certa forma, eu os ajudei a reconciliar com seus filhos, e vice versa, pois os alunos também me disseram que os pais ficaram mais "bonzinhos" depois das cartas”, relata a Profª Miriam.

Segundo Gerardo Castillo, o autor do texto, uma educação sexual correta não deve limitar-se a informar, deve ser adequada à compreensão de cada idade, e situar o biológico no contexto do amor espiritual. Cabe aos pais, primeiros e principais educadores, começarem o trabalho preventivo anos antes da adolescência, e nos poucos casos em que lhes faltar preparo, a atitude sensata e útil consiste em que os seus colaboradores (professores e tutores) os ajudem a adquiri-la, não que pretendam substituí-los.

A educação sexual é apenas um dos aspectos da educação para o amor, diz Gerardo Castillo, no que está de acordo com a “Cartilha Saber Amar: Qual é a sua?”, publicada no Portal da Família, outro texto que também poderia ser utilizado em atividades com os alunos, bem como outros textos publicados na subseção “Educação Sexual”, da Seção dos Pais do site.

“Acho ótima a idéia de publicar esta experiência no Portal da Família para que outros professores possam utilizá-la”, disse Professora Miriam, de Cosmópolis, que mantém também um blog (http://profamiriam.blogspot.com).

A troca de experiências educativas entre as escolas é algo muito bom. Essa também é a opinião da Professora Eunice, de Fernandópolis–SP, cuja escola, a “E.E. Joaquim Antônio Pereira”, possui até um blog onde expõe algumas de suas iniciativas ( O endereço do blog é: http://escolajap2008.blogspot.com/ ).

Essas professoras estão de parabéns, pois mostram, com suas iniciativas, que boas idéias devem ser postas em prática, contribuindo para melhorar cada vez mais nosso ensino, e incentivando outros professores e escolas a fazer o mesmo.

Abaixo, publicamos das cartas escritas pelas alunas da Professora Eunice, com pseudônimos que elas mesmas escolheram.

Prezado escritor Gerardo Castilho,

Sou aluna da 8ª série do Ensino Fundamental. Estudo na Escola Joaquim Antônio Pereira na cidade de Fernandópolis – SP.

O motivo desta carta é um trabalho da aula de Língua Portuguesa, uma atividade do caderno do aluno da SEE que foi publicado um trecho do seu livro “Educar para a amizade” e por ser adolescente, estou vivenciando justamente essa situação.

Os jovens passam por uma fase bem difícil hoje em dia. Em minha opinião, os pais deveriam entender quando um filho cresce e com isso lhe dar o espaço que ele necessita.

Acho que os pais amam tanto os seus filhos que não querem que eles cresçam, não conseguem ver que o filho não quer mais sentar no colo ou que dê beijos e abraços perto dos seus colegas, não que eles tenham vergonha de seus pais, mas é uma fase que eles não precisam de toda aquela proteção, pois querem começar a caminhar com seus próprios passos.

Os pais não devem se preocupar com a linguagem deles “mano, beleza, etc” ou o jeito que se vestem, pois é a maneira do jovem se sentir melhor consigo mesmo.

Então, em minha opinião, por eu ser jovem, acho que os pais deveriam dar um tempo necessário para que tudo isso passe e tentar usar mais o diálogo com os filhos, e assim ajudá-los a se sentirem mais seguros.

Aproveito a oportunidade para expressar a minha admiração por ter a oportunidade de ler um texto que vem esclarecer esse período tão difícil na vida do jovem.

Gostaria de pedir a você, prezado escritor, que continue escrevendo textos para nos auxiliar a entender melhor essa fase da nossa vida.

Atenciosamente,

Lenise *

Aluna da 8ª série A da E.E. Joaquim Antônio Pereira

 

Prezado escritor Gerardo Castilho,

Sou Isabela, aluna da 8ª série do Ensino Fundamental e estudo na Escola Joaquim Antônio Pereira na cidade de Fernandópolis – SP.

Minha professora de Português passou um trecho do seu livro “Atitudes que os pais devem adotar no tema das relações entre moças e rapazes adolescentes” e achei muito interessante, pois é um dos problemas que os pais têm com os filhos no cotidiano familiar.

Eu sendo adolescente, sofro muito com isso. Meus pais não gostam da minha intimidade com os amigos do sexo masculino.

Seu texto trata de um assunto importante, como na parte em que você menciona “o relacionamento nos grupos mistos fomenta o desenvolvimento da virilidade e da feminilidade e ajuda a conhecer as pessoas do outro sexo”.

Em minha opinião, os adolescentes têm que se comunicar, se entrosar, ter amigos, seja do mesmo sexo ou do sexo oposto, desde que seja de maneira ajuizada.

Sei também que os pais têm medo desse relacionamento entre jovens, a intimidade vai crescendo e isso pode ser uma grande desastre, provocando algo mais e até mesmo sexo e é nesse momento em que a garota pode engravidar e causar preocupações para seus pais.

Os pais ficam sem saber o que fazer, será que trancar o filho dentro de casa resolverá o problema? Acho que não. O jeito é orientar os filhos e se conscientizar que essa fase é passageira e só o diálogo para gerar confiança entre pais e filhos.

Enfim, você tratou esse tema polêmico com bastante segurança e conhecimento. Parabéns! Continue escrevendo textos esclarecedores e que despertem a atenção dos jovens.

Um abraço!

Isabela *

Aluna da 8ª série D da E.E. Joaquim Antônio Pereira

* Os nomes foram trocados para preservar a identidade dos alunos.

Mesa do professor

Namoro entre adolescentes

Publicado no Portal da Família em 02/08/2010

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade