logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
André Gonçalves Fernandes
Coluna "Lanterna na Proa"

MALES DA LIBERDADE

André Gonçalves Fernandes

Se consideramos a vida moderna, comprovamos que aquilo que se apresenta como modelo ou como exemplo na mídia é sempre minoritário. Creio que se trata de um problema curioso. Pense-se, por exemplo, na televisão: nela, certas pessoas ou grupos de pessoas que falam, emitem as suas opiniões e a sua forma de ver as coisas. Estas pessoas são poucas, muito poucas. Parece algo de menor importância, mas não é bem assim: importa, e muito, porque é o que se vê e o que se torna o ponto de referência do indivíduo.

Não se compreende muita coisa de nossa época sem termos em conta esta pressão coletiva, minoritária, na realidade, mas com efeitos sobre todas as classes e níveis sociais. E como esta influência é enorme, a situação da moral coletiva é inquietante. Esses influxos, que afetam a todos, têm o efeito de uma inundação.

Muitos deles são discutíveis. Outros, que poderiam ser perigosos, são efêmeros. A televisão gera efeitos amplíssimos: são efeitos muito difundidos, contudo, em geral, duram pouco. Produz-se, então, um estreitamento do horizonte intelectual ou, de certa forma, uma manipulação, que se poderia chamar de manipulação consentida, que, do ponto de vista da moral, é grave.

Há pessoas que vivem a partir delas mesmas, que têm as suas convicções pessoais, que podem não ser muito boas, mas são pessoais e que, portanto, não se deixam manipular, exercem a sua liberdade. Entretanto, existem muitas pessoas que estão num estado de passividade, que aceitam o que se divulga como se fosse a própria realidade, que não fazem questão sequer de refletir sobre a informação recebida.

Assim, permitem que a sua vida seja orientada, configurada por esses influxos originariamente minoritários: as pessoas que controlam os meios de comunicação são muito poucas e representam um setor que exerce uma influência enorme na vida dos indivíduos e na formação da chamada opinião pública.

Não acredito que a nossa época seja especialmente imoral. Acredito que já houve épocas muito piores que a nossa.Todavia, a nossa é uma época de muita desorientação. De fato, há muitas pessoas que, na realidade, não sabem ao que se ater, não sabem direito o que pensam, acatam o que se divulga sem muito entusiasmo, com certa apatia ou debilmente, mas o aceitam.

Surge daí uma espécie de indefinição. Acredita-se que tudo é aceitável. “Mas é claro, por que não?” e uma sensação de incerteza paira no ar logo em seguida. Atualmente, as pessoas acreditam que não se pode julgar acerca de nada e que tudo dá na mesma no final das contas. Chama-se a isso liberdade.

Liberdade não é dizer o que me passa pela cabeça ou o que o vizinho me diz ou o que o chefe manda fazer. Liberdade é o que eu posso querer pessoalmente. Daí que muita gente não possa querer o que faz. Não pode querê-lo: agem sem mais nem menos.

O único remédio para esta situação está no exercício da liberdade. O problema está em que muitas pessoas não atuam livremente, não agem do fundo de si mesmas, não decidem, não escolhem o que livremente querem, o que realmente consideram correto. Deixam-se levar pela vida...

Em última análise, a recuperação da saúde da vida moral depende do exercício da liberdade, da afirmação da liberdade. Como pode facilmente se depreender, após insistir na influência do coletivo, acredito que o fator crucial, paradoxalmente, é deslocar o ponto de apoio para a vida individual.

E aquilo que se apresenta como influxo coletivo tem sua origem em grupos minoritários, isto é, origina-se em vidas individuais. Trata-se, portanto, de evitar que uns poucos aproveitem as possibilidades técnicas do mundo atual para manipular os indivíduos e despojá-los da sua realidade propriamente pessoal.

Por conseguinte, ao se falar em moralidade coletiva, volta-se ao ponto de partida, ao lugar em que, propriamente, reside a moralidade: a vida pessoal. A solução para os perigos que ameaçam o indivíduo não deve ser procurada nos recursos da vida coletiva (por exemplo, na política ou na economia), mas apelando para a moral individual. O indivíduo não deve abdicar da sua personalidade, porque muitos declinam da sua condição pessoal e se deixam manipular.

Fanatismos de todo tipo grassam pelo mundo e muitas pessoas embarcam neles. Ortega y Gasset, depois que esteve na Alemanha, em 1934, ao retornar, dizia aos seus alunos: “o problema está em que os alemães embarcam numa idéia como em um transatlântico”. Tinha razão e a história mostrou o estrago que o transatlântico nazista fez na Europa.

No entanto, isso acontece aos alemães e aos não-alemães. Embarcam numa ideia, em regra, uma pseudo-ideia insustentável, que não se pode justificar, como se fosse um transatlântico e demitem-se da sua personalidade, deixam-se arrastar.

Este é um dos grandes dilemas de nossa era e penso que deve ser considerada a vida pessoal como forma de resolução desta questão. Corrigem-se os males da liberdade com mais liberdade.


TV Mãe e filho: aceitar com passividade?

Ver outros artigos da coluna


ANDRE GONÇALVES FERNANDES, Post-Ph.D. Juiz de Direito e Professor-Pesquisador. Graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Juiz de direito, titular de entrância final em matéria cível e familiar, com ingresso na carreira aos 23 anos de idade. Pesquisador do grupo PAIDEIA-UNICAMP (linha: ética, política e educação). Professor-coordenador de metodologia jurídica do CEU Escola de Direito. Coordenador Acadêmico do Instituto de Formação e Educação (IFE). Juiz instrutor/formador da Escola Paulista da Magistratura (EPM). Colunista do Correio Popular de Campinas. Consultor da Comissão Especial de Ensino Jurídico da OAB. Coordenador Estadual (São Paulo - Interior) da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS). Membro do Comitê Científico do CCFT Working Group, da União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP), da Comissão de Bioética da Arquidiocese de Campinas e da Academia Iberoamericana de Derecho de la Familia y de las Personas. Detentor de prêmios em concursos de monografias jurídicas e de crônicas literárias. Conferencista e autor de livros publicados no Brasil e no Exterior e de artigos científicos em revistas especializadas. Membro Honorário da Academia de Letras da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Titular da cadeira nº30 da Academia Campinense de Letras.

E-mail: agfernandes@tjsp.jus.br

Publicado no Portal da Família em 08/04/2010

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade