logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Estudo revela que a Abstinência é a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis

Educação sexual "integral" para adolescentes não é efetiva e tampouco é o preservativo

SALT LAKE CITY, 14 Jun. 07 ( ACI) - O Dr. Stan Weed do Institute for Research and Evaluation (IRE) em Salt Lake City, Utah, (Estados Unidos) realizou um estudo que revelou que a abstinência é o melhor método para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DST) assim como as complicações psicológicas dos adolescentes ativos sexualmente antes do matrimônio.

O estudo, intitulado "Abstinência ou Educação Sexual 'integral'?", está apoiado na educação e conduta de mais de 400 mil jovens em 30 diferentes estados dos Estados Unidos, observados durante 15 anos.

O Dr. Weed explicou no site pró-vida LifeSiteNews que "nos Estados Unidos, as taxas de atividade sexual foram decaindo nos adolescentes durante os últimos 12-13 anos, o que coincide com o início da educação para a abstinência. O aborto e as gravidezes assim como os nascimentos fora do matrimônio também foram diminuindo no mesmo período de tempo. Entretanto, o aborto, as gravidezes e os nascimentos fora do matrimônio se incrementaram em um grupo de mais idade, 19-25 anos, que não teve a educação para a abstinência".

O estudo também demonstra que a educação sexual "integral" não explica as limitações dos preservativos, e que "muitas conseqüências da atividade sexual em adolescentes não se previnem com o uso da camisinha". Após 20 anos deste tipo de educação , os jovens não sabem que os preservativos "não fazem nada para lutar contra a baixa auto-estima, a depressão" e demais complicações psicológicas que "conduz a atividade sexual antes do matrimônio".

Ao avaliar os programas de abstinência existentes, tais como Reasons of the Heart, Heritage Keepers, Sex Respect and Teen Aid, o IRE descobriu que os estudantes participantes neles em muito poucos casos eram sexualmente ativos. Os programas mais bem-sucedidos destacam a importância do autocontrole e da responsabilidade. Dão também aos adolescentes uma meta positiva que é o compromisso e o matrimônio para os quais devem trabalhar frente ao futuro. O IRE também descobriu a necessidade de educar na abstinência ano após ano.

O Dr. Weeds conclui explicando que "os programas de educação para a abstinência bem desenhados e implementados podem reduzir a atividade sexual dos adolescentes até a metade por períodos de um ou dois anos, com o qual também se incrementa o número de adolescentes que evitam todos os problemas relacionados à atividade sexual. Abandonar esta estratégia... seria mais um rumo marcado pela política que um desejo por proteger os adolescentes dos Estados Unidos".

O relatório completo (em inglês em formato PDF) pode ser lido acessando:

http://www.abstinence.net/pdf/contentmgmt/Review_of_Comprehensive_Sex_Education_Curricula-2.pdf

jovens - a abstinência é o melhor


 

Fonte: ACI - www.acidigital.com

Publicado no Portal da Família em 28/01/2008

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade