logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "A Dois"
Matrimônio: MAIS QUE UM FERRARI

André Pessoa

Ao empreender uma viagem, escolhe-se o transporte adequado de acordo com as intempéries que se irá enfrentar. Um bom sistema de iluminação e sinalização anti-neblina; sistema de aquecimento ou refrigeração para manter agradável o ambiente interno seja em nevascas ou em calor escaldante; sistema de suspensão adequado e tração nas quatro rodas para terrenos esburacados e enlameados.

O matrimônio é uma viagem sem retorno por terrenos acidentados, razão pela qual os cônjuges têm que estar também devidamente equipados e virtuosamente qualificados.

O que são qualidades senão virtudes e bons hábitos que de início podem custar esforço, mas que quando entram em nosso sangue são aditivos que nos potencializam a grandes empreendimentos!! Que bons hábitos conclamam a vida conjugal, senão a sinceridade, generosidade e flexibilidade!

Estas três não são as únicas qualidades que temos que lutar para adquirir, mas são fundamentais no relacionamento a dois.

Sistema de iluminação: a sinceridade supõe que cada um é capaz, primeiramente, de captar a própria realidade... a sua e a do outro. E se esforça por querer manifestar ao cônjuge, no momento oportuno, o que faz, o que vê, o que sente, o que pensa.

Quando se falsifica a realidade, o que se aporta na vida a dois perde valor. E muitos o fazem inconscientemente por não se esforçarem por se auto conhecerem por dentro, para serem honestos consigo mesmos, para terem ações e palavras consistentes e para estarem dispostos a se abrir, a se comunicar com o outro.

Se não escolhemos o momento adequado, nossas palavras podem se perder aos quatro ventos por encontrar o receptor distraído, disperso em atividade paralelas ou inapto para recebê-las. Podem nossas idéias ser adicionalmente mal interpretadas se não nos preparamos para comunicá-las, o fazemos com precipitação, impacientes, ou afetados pela emoção.

Sistema de refrigeração: para manter o ambiente familiar nas condições ideais de temperatura e pressão, a generosidade. Relaciona-se com a sinceridade à medida que comunica e atua desinteressadamente a favor da outra pessoa, tendo em conta a necessidade do outro e não as próprias, e o quanto aquela comunicação será útil para que a relação a dois se fortaleça.

Parte do que se entrega e se comunica diz respeito à intimidade própria e a do casal. O pudor e a prudência são qualidades que capacitam ao cônjuge a valorizar adequadamente esta intimidade, e a entregá-la delicadamente e no momento adequado.

Sistema de suspensão: a flexibilidade é a virtude que permite a cada um adaptar-se às necessidades do cônjuge e às diversas circunstâncias, sem abandonar as convicções fundamentais próprias.

Não se trata de um anular-se continuo frente à vontade do outro, mas sim da adaptação e flexibilização contínuas e criativas, para viabilizar a complementaridade da vida a dois. Trata-se de sermos tolerantes com o que é trivial, com o dia a dia, sabermos dar tempo ao tempo, mantendo e cultivando os valores fundamentais da vida a dois.

A sinceridade, a generosidade e a flexibilidade são a base para o bom relacionamento, e seu aprendizado é dinâmico. O exercício contínuo nos fará mais habilidosos, não apenas nestas, mas nas demais qualidades e virtudes que a partir destas provêem ou que trabalham entremeados a elas. Cada um de nós pode, de fusquinha, chegar a ser um Ferrari para o cônjuge, e se assim o for, estará se reafirmando preciosidade de valor incontestável.



André Pessoa é pai de seis filhos, Mestrado em Orientação Familiar por Navarra, ministra cursos e palestras de Educação de Filhos desde 1995; Graduado pelo IME (Engenharia), Pós-Graduado pela PUC (Administração), FGV (Contabilidade Gerencial), ISE (Programa de Treinamento de Executivos) e Navarra (Orientação Familiar); Consultor da Accenture.
e-mail: andre.v.pessoa@gmail.com

Publicado no Portal da Família em 07/11/2006


 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade