logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
POR QUE AS EMPRESAS FRACASSAM
Faustino  Vicente

Ao longo do tempo, o ranking das melhores e maiores empresas tem sofrido alterações significativas. Verdadeiros "monstros sagrados" da economia mundial têm perdido o fôlego, reduzido suas atividades, fechado escritórios e fábricas, demitido em massa e amargado prejuízos. Alguns desapareceram. Causas? Algumas, subjacentes, podem nos surpreender.

"Pouco reconhecimento e mau relacionamento com chefes geram alta taxa de descompromisso com o trabalho", revela pesquisa da Gallup Organization, publicada na revista Exame (28.04.2006). "O estudo ouviu 1.012 pessoas em onze regiões e mostra que 78% dos funcionários brasileiros não estão engajados em seu trabalho - o que pode causar um custo ao país de até 88 bilhões de reais anualmente."O motivo de tanto descaso, diz a Gallup, é o gerenciamento ineficiente de pessoas.  "Entre os trabalhadores que pedem demissão, 84% o fazem por não conseguirem manter um bom relacionamento com seu gerente direto."

Esse estudo mostra que quase 8 em cada 10 trabalhadores não estão compromissados com as metas da empresa, e sinaliza que ainda há um abismo entre as inovações tecnológicas e as relações humanas no trabalho. A competitividade internacional se acirra a cada instante e fica evidenciado que o clima organizacional insatisfatório tem como causa raiz o inadequado relacionamento interpessoal. Em nosso trabalho de consultoria temos constatado que o que mais motiva os funcionários  é a certeza de que ele  trabalha numa empresa orgânica,  não "mecânica".

A realização da Copa do Mundo de futebol - esporte paixão mundial -  nos dá a oportunidade para uma analogia com o comportamento do técnico em relação aos jogadores convocados. Esses "galácticos transnacionais" são jovens de altíssima qualidade técnica, que já realizaram todos os seus sonhos de consumo, que são endeusados por suas fanáticas torcidas, reverenciados pela mídia mundial e donos de salários milionários, capazes de causar inveja à muitos executivos de grandes empresas. O desafio maior do técnico é trabalhar o lado comportamental dos atletas. Estrategista, motivador e habilidoso na determinação de táticas "cirúrgicas" no decorrer das partidas são, atributos essenciais do técnico de sucesso. O exemplo é válido para qualquer atividade humana.

A Copa do Mundo, evento que gera bilhões de euro/dólares,emociona multidões, movimenta todos os segmentos da sociedade,até o religioso e promove produtos de consumo mundial - exige um estilo de gestão digno da excelência da Universidade de Harvard. O gerenciamento de pessoas tem, também, as suas "três medalhas olímpicas": liderança, comunicação e motivação. São elas as responsáveis pelo prazeroso clima organizacional da empresa - valor agregado para o encantamento,  a conquista e a fidelização dos clientes.

Para não sermos repetitivos, listando as conhecidas características de quem está na liderança de uma equipe de trabalho, destacamos um fato histórico relatado na Bíblia - a fuga do Egito. Sobre as dificuldades encontradas por  Moisés, para atender os milhares de judeus que ele guiava à Terra Prometida, Jetro, seu sogro,sugeriu: "E tu, dentre todo povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo tempo, e seja que todo negócio pequeno eles o julguem: assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo." (Êxodo, 18: 13 a 26).

Das vagarosas e silenciosas passadas do deserto, há cerca de 3.256 anos, Moisés surge como o pioneiro da descentralização do poder decisório e da gestão participativa - táticas gerenciais capazes de agregar valores à gestão de recursos humanos. Ah! Por que as empresas fracassam? Porque diretores, gerentes e chefes falham...na gestão.



 


 

Faustino  Vicente  - Consultor de Empresas
e-mail: faustino.vicente@uol.com.br
Jundiaí (Terra da Uva)  - SP

Publicado no Portal da Família em 23/08/2006

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade