logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Coluna "A prosa heróica de cada dia"
Voto de confiança
Sueli Caramello Uliano

Votar é antes de tudo depositar a nossa confiança em alguém. Com nossos parcos critérios, escolhemos e elevamos, à categoria de autoridade, um dos nossos iguais. O eleito torna-se um ser diferenciado, mas não por outro motivo que não seja servir antes e mais do que todos. Ser vereador, deputado, prefeito, governador ou presidente é ser basicamente um servidor público. É à causa, ou à coisa, pública que o eleito serve e não aos seus interesses. Serve ao povo e deve, num supremo esforço de disponibilidade, gastar-se pelo seu bem.

Naturalmente, pode haver muitos caminhos nobres para a solução de problemas por vezes complexos. Caberá aí a discussão honesta, sincera, desinteressada, levada por uma única paixão: a de encontrar o caminho mais eficiente e optar pela conduta mais eficaz. Descartam-se, então, as opções equivocadas, as que ferem a ética e, conseqüentemente, a justiça.

Quando se fere a ética? Fere-se a ética quando não se procura o bem, incondicionalmente. Portanto, fere-se a ética quando se favorecem grupos, quando se discriminam as pessoas por idade, raça, cor, religião, padrão econômico, opção política, quando,enfim, não se considera o bem que cada ser humano é, em si mesmo, desde a fase embrionária até a senil, tendo em conta as possíveis deficiências em relação a um padrão tido como normal.

Vivemos hoje uma crise de confiabilidade. A nação sente-se traída. Num país com milhões de miseráveis famintos, ver circularem bilhões desonestamente é um soco no estômago. Daí a indigestão convulsiva toda vez que algum leve cheiro de pizza perpassava a Câmara. E agora, no horário de propaganda política, as interpretações que visam a culpar... as estruturas!

Acreditem: a minha intenção não era falar de política, mas ao pensar em confiança, desandei para a confiança nas instituições. No fundo, vivemos na política a mesma crise de confiabilidade que permeia a sociedade como um todo. Vivemos no reinado da mentira, senão das meias verdades, o que dá na mesma.

O fato é que desde cedo, desde a mais tenra infância, percebemos a nossa engenhosa capacidade de enganar a poucos e mesmo a muitos; reconhecemos a humana, e ao mesmo tempo desumanizante, possibilidade de mascarar-se, ter mesmo várias caras, levar uma vida dúbia, falsa, incoerente (ou várias vidas dúbias, falsas, incoerentes). Podemos ser de um jeito e aparentar ser de outro jeito. E percebemos que podemos justamente enganar aqueles que mais depositam em nós a sua confiança. Percebemos que podemos, mas percebemos também que não devemos.

Há algo no fundo do homem que clama pela verdade, e de modo tão eloqüente que se poderia dizer que quanto mais afastado da verdade, menos o homem se reconhece homem. Poderá assumir imagens, constituir-se em invólucro, em vários invólucros, para múltiplas interpretações, uma caixinha vendável, reciclável até, cujo conteúdo varia conforme as conveniências. Sem identidade. Sem autenticidade.

A saúde moral de uma pessoa não é mais que o esforço por ser coerente, por ser veraz, por ser sincero. Faz que nos perguntemos se dissemos o que devíamos ter dito, se agimos como devíamos ter agido, se enganamos um amigo, alguém que tenha depositado em nós a sua confiança, se atraiçoamos uma instituição, um povo, se mascaramos, se disfarçamos, enfim, se mentimos.

Pode não ser fácil encarar-se com as próprias fraquezas. Mas fraqueza é compreensível. Vileza, não. E entre as duas, medeia a sinceridade. Ser sincero é ser “sem cera”, autêntico. A sinceridade faz o fraco forte. A mentira, o disfarce, o mascaramento fazem da fraqueza corrupção. E corrupção, já o nome o diz, corrói a vida moral, desagrega, destrói.

Da família particular até a nação, que é a grande família, o Brasil vive momentos difíceis. Mentir tornou-se um hábito tão corrente que as pessoas parece não fazerem caso disso, ou pouco se importam de serem pegas mentindo. Já não coram! E, como é próprio da mentira, ela puxa outra mentira para sustentar a anterior, de modo que se cria uma verdadeira rede de falsidades que vai varrendo a esperança dos que percebem essas mazelas.

Dizer a verdade já passou a ser perigoso, arriscado (já há quem tenha, em nossos dias, perdido o emprego, por falar o que pensa!). Porque dizer a verdade merece castigo, merece que o culpado por fazê-lo seja destituído de poder fazê-lo. Quando grassa a mentira, não nos enganemos, a verdade é perseguida, é depreciada, é combatida como um perigo crescente, por mecanismos cada vez mais violentos, que visam a preservar o poder da mentira, ou mesmo, a mentira no poder. E vai para o buraco o princípio elementar da garantia das liberdades individuais, que passa a ser ameaça... a quem? A quem mente para manter a mentira no poder.

A população brasileira tem uma única saída, um único critério seguro para escolher candidato e para escolher os seus amigos íntimos: banir os mentirosos, sejam velhos, sejam novatos. Porque quem mente a enredará, cada vez mais, mentindo sempre e irreparavelmente, sufocando, inclusive, a possibilidade de que se diga a verdade. Não devemos, no entanto, perder a esperança, mesmo quando a confusão já começa a ser tão séria. Porque, se é verdade que a mentira enreda, não é mentira que a verdade sempre liberta.

 

Sueli Caramello Uliano - 18/08/2006

 

politico

Ver outros artigos da coluna


Sueli Caramello Uliano , mãe de familia, pedagoga, Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo, Presidente do Conselho da ONG Família Viva, Colunista do Portal da Família e consultora para assuntos de adolescência e educação.

É autora do livro Por um Novo Feminismo pela QUADRANTE, Sociedade de Publicações Culturais.

e-mail: scaramellu@terra.com.br

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade