logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Coluna "Sala de Concerto"
Uma obra escrita a quatro mãos
Wellen de Barros

Uma releitura ao estilo verdiano sobre a tradicional dramaticidade teatral inglesa resulta num duelo entre o bem e o mal, onde poder, traição e culpa formam um tripé para forjar o destino de um homem.

O compositor italiano Giuseppe Verdi, não se contenta em apenas “musicar” um libreto - Verdi vislumbra no texto de Shakeaspeare uma nova vertente musical no modo de compor, até então, não explorado. Paixões e conflitos capazes de provocar no ouvinte - espectador uma observação de continuidade entre dramaturgia teatral e estilo musical operístico, com libreto de Francesco Maria Piave.

É o músico que ousa reescrever por notas musicais a densidade literária textual elizabetana, “criando” o seu próprio Macbeth, ao estilo verdiano de privilegiar no canto o teor dramático de suas personagens. Esta a razão de se dizer comumente – voz verdiana .

A voz na obra de Verdi possui uma característica peculiar - é ela a verdadeira protagonista, pois a ênfase declamatória dada a seus personagens proporciona uma nova busca em profundidade dos sentimentos.

O timbre justificado por um acompanhamento musical sombrio e misterioso o conduz na criação de determinada personalidade composta para determinada situação.

No prelúdio, a agonia da personagem “principal” Lady Macbeth, denota o principal tema de toda trama, seguida de suspense e sedução sem abandonar a atmosfera romântica.

Seria o começo do tão almejado PODER?

Macbeth, preconiza na figura das bruxas, a consciência “deformada” de um general de exército do Rei Duncan, da Escócia. Macbeth é saudado pelas bruxas como: Senhor de Glamis, Senhor de Cawdor e Rei da Escócia.

“ Nel di della vittória io le incontrai... stupito io n'era per le udite cose, quando i nunzi Del re mi salutaro sir di caudore; vaticínio uscito dalle veggenti stresse Che predissero um serto al capo mio.

Racchiude in cor questo segreto. Addio”.

 Uma personagem feminina de “força inquebrantável” conduz o destino de uma mente frágil entregue às suas paixões.

O senso patriótico de Verdi permace em meio à tanta dor enquanto surge “Patria Oppressa”- como aconteceu outrora em Nabucodonosor – “Vá pensiero”.

Pátria oprimida, por sofrer tanta desigualdade, na qual os filhos arrasados pela miséria não suportam mais o dissabor da TRAIÇÃO de um poder corrupto.

”Patria opressa il doce nome no, di madre aver non puoi, or che tutta a ‘ filgi tui sei conversa in un avel...”.

É o apelo sutil no reconhecimento sensível do próprio artista que deduz da iniqüidade, lamento e dor. Lamento e dor de um povo cuja história é cruelmente aviltada

Ao final de toda trama sanguinolenta, a bravura feminina de Lady Macbeth dá lugar ao arrependimento e CULPA. Em sua ária “Una macchia è que tuttora” (Tenho aqui uma mancha sempre) vitimada pela demência é o relato do auto assombro que se faz gigantesco por todo estrago causado numa busca incessante da ganância.

Um homem que se reconhece fraco e irresponsável. -“Infeliz de mim, que fiei nos presságios do inferno! Todo o sangue que verti está a gritar contra mim perante o Eterno!...morro sendo inimigo do céu e do mundo.

Vil coroa!... E apenas por ti!

 

Ver outros artigos da coluna

 


Wellen Barros - Primeiro Soprano integrante dos corpos artísticos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Coro). Preparadora artística de bailarinos premiados nos principais festivais de dança. Pesquisadora sobre música, dança, teatro e suas interpelações. Participante do grupo de estudo sobre o Dramaturgo William Shakespeare, sob orientação da maior especialista brasileira no assunto - Bárbara Heliodora. Administra o BLOG da primeira bailarina do Theatro Municipal - Cecília Kerche (Kercheballet - http://kercheballet.blogspot.com) e o BLOG Sala de Concerto (http://salaconcerto.blogspot.com).

E-mail: wellenmbarros@gmail.com

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade