logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

André Pessoa

Coluna "Em Família"

MANIPULAÇÃO

André Pessoa

Hoje em dia as ideologias influenciam sobremaneira o comportamento de nossos filhos.

Uma ideologia é um sistema de idéias, que se baseia em um modelo teórico, e que pretende conformar a realidade segundo a concepção que propõe. É idealizada, normalmente, a partir de um grupo reduzido de pessoas, que têm um determinado interesse particular.

As ideologias não buscam a verdade, e sim o poder. Extraem da realidade somente aquilo que lhes é útil, para compor sua argumentação baseada em meia-verdades ou verdades distorcidas, com vistas a alcançar, a médio ou longo prazo, seus interesses. É portanto reducionista, por ser parcial em seus fundamentos, centrando-se na utilidade específica e não na verdade objetiva, posicionando-se à margem da realidade.

Reduz não somente a verdade, mas também o ser humano.

Algumas ideologias procuram levar o ser humano à liberdade irresponsável. Reduz a humanidade a um conglomerado inconexo de indivíduos motivando-os a que centrem o seu individualismo em interesses próprios, desprovido de compromisso de qualquer espécie, à mercê da espontaneidade, de seus gostos, de seus egoísmos. Uma vez descompromissado, disposto a esbanjar seus recursos irresponsavelmente, sai a desfrutar os prazeres que a vida lhe oferece. O homem que se deixa levar por suas apetências, tem uma personalidade fraca, facilmente manipulável pela mídia, pelo modismo e pela sociedade.

Outras ideologias, por interesse da planificação política ou econômica, reduzem o ser humano a uma partícula do coletivo, e negam sua intimidade e sua individualidade. Motiva a todos a se massificar, a seguir padrões no modo de pensar e nos costumes. Despersonalizado, o indivíduo é facilmente manipulável pela sociedade, pelo modismo e pela mídia.

Outra característica da ideologia é a violência, em diversos níveis e modalidades. Se você não está com eles, então é rejeitado. O homem se vê impelido a aderir para ser aceito. Leis que atentam contra os bons costumes e a vida são aprovadas... a censura que mais induz ao erro do que orienta, etc....

O consumismo é, por exemplo, uma ideologia à medida que reúne as característica descritas acima, promovidos pelos conglomerados econômicos para aumentar seus lucros. Na contrapartida, o socialismo desrespeita a individualidade do ser humano a favor dos interesses da "sociedade", e do governo que se estabelecer. Outros "ismos" motivam a redução dos valores intrínsecos do ser humano, com fins de reduzir sua dignidade, desagregar a família e massificar o indivíduo.

A manipulação de textos, de filmes e de imagens tem como fim influenciar sublinarmente as pessoas, com fins de propagar a ideologia, ou alcançar a médio ou longo prazo, a um fim específico. Os pais devem estar atentos para formar os critérios dos filhos, para que possam estar vacinados contra a manipulação. Em alguns filmes e novelas, por exemplo, são apresentados costumes que em nada se aproximam da realidade comum da sociedade. Se não prevenimos continuamente nossos filhos, eles se deixarão influenciar muito facilmente.

A manipulação da linguagem utiliza jargões que distorcem o conceito de algo que tem valor, lançando mão do duplo sentido, dando-lhe uma outra roupagem que induzem ao degradamento. Faça o amor, não faça guerra ... o jargão dos anos 60, é um exemplo. A manipulação visual por vezes é mais difícil de ser combatida, pois pode vir a utilizar técnicas antiéticas ao esconder por detrás de uma determinada figura neutra, uma mensagem que é notada somente pelo nosso subconsciente, com fim a induzir o indivíduo a determinado comportamento.

O grande segredo para evitar a manipulação, é você estar com seu filho, fazer amizade, conversar com ele continuamente, e aproveitar as situações que se apresentam para ir formando seu critério.


Ver outros artigos da coluna



André Pessoa é pai de seis filhos, Mestrado em Orientação Familiar por Navarra, ministra cursos e palestras de Educação de Filhos desde 1995; Graduado pelo IME (Engenharia), Pós-Graduado pela PUC (Administração), FGV (Contabilidade Gerencial), ISE (Programa de Treinamento de Executivos) e Navarra (Orientação Familiar); Consultor da Accenture.
e-mail: andre.v.pessoa@gmail.com

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade