logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Ines Rodrigues

Coluna "Do lado de cá"

Cores vindas de longe

Inês Rodrigues

“Um homem se propõe a desenhar o mundo. Com o passar dos anos, ele esboça imagens de províncias, reinos, montanhas, enseadas, navios, ilhas, peixes, abrigos, instrumentos, astros, cavalos e pessoas. Pouco antes de morrer, ele descobre que seu paciente labirinto de linhas traça a imagem de seu próprio rosto”.

Jorge Luis Borges

 

Um de meus grandes fascínios de viajante e expatriada é a atração pela diferença, pelo outro, aquele que viveu uma história tão distante da minha, em outra geografia e outra perspectiva. E, muito amiúde, acabo encontrando gente até mais parecida comigo do que aqueles que deixei para trás. Foi assim que me vi diante dos trabalhos de Robina Seren-Berl. Pintora venezuelana, filha de pai turco e mãe peruana, ela vive nos Estados Unidos há dez anos. Em seus quadros há o lúdico e o mágico latino-americano brincando com a saudade e a poesia. Às vezes até emaranhados numa certa angústia de expatriada.

Robina nasceu e cresceu em Caracas. Mas a genética já lhe plantara dentro a sede de absorver cores de outros mundos: “A mistura de culturas de onde venho se reflete muito no meu trabalho. E se une a meu próprio destino”, diz ela, gesticulando e com os grandes olhos sempre atentos. “Sinto-me um pouco venezuelana, um pouco turca, um pouco americana. E adoro esse ‘não ser de lugar nenhum’. Assim não me enquadro em nenhum padrão”.

E o desprendimento é evidente nas tintas de Robina: crianças, bicicletas, cores fortes, escadas que nos permitem escapar para o céu. Em outros trabalhos, a melancolia: o homem sozinho que tem só uma cadeira como companhia (“Pintei este quadro ao me mudar de Miami para Nova York, quando me sentia muito isolada”); o sapato vermelho sem par, largado numa cadeira; as cores mais escuras, o cinza.

O ponto comum entre essas imagens? “O desejo, sempre o desejo de estar num outro lugar”, responde ela.

Mas não existe um paradoxo entre ser feliz como cidadã do mundo e viver com saudades de um só lugar? Talvez seja aí onde sua alma de artista se aferventa, se debate e cria. Robina acredita que essa aparente confusão moldou também sua arte: “Se eu estivesse na Venezuela, estaria fazendo uma pintura completamente diferente. Os artistas de lá são mais figurativos. Seguramente, o fato de estar fora me deu mais liberdade de ousar, de me inventar, de deixar fluir o que está dentro. Escapei de seguir um padrão”.

Já é hora de partir. Cumprimento Robina pela beleza de seu trabalho, saio pensando nos caminhos que percorremos neste mundo, no sentimento que compartilhamos de não pertencer a lugar nenhum. Difícil de explicar, mas tão palpável. Como as cores que ficaram impressas em mim. Quem sabe não vou a uma vernissage sua da próxima vez em que for ao Brasil? Afinal, nosso país multicolorido e tão sem preconceitos tem tudo para receber de braços abertos as pinturas de Robina.

Inês Rodrigues - 25/08/2005

 

Robina Seren-Berl – exposições recentes:

2005 – WCC - New York, WAW – New York, Salon Jerusalem – Venezuela.

 


Ver outros artigos da coluna

 

Inês Rodrigues e Robina Seren-Berl


Inês Rodrigues é jornalista, tradutora e mãe de dois filhos. Atuou nas editorias de artes e música em diversos veículos da imprensa brasileira como Jornal da Tarde, Editora Globo, Rádio Gazeta e Fundação Padre Anchieta. Há 6 anos fora do Brasil, já viveu na Itália e Inglaterra, e atualmente mora em Nova York.

e-mail: ines_rodrigues@hotmail.com

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade