logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Coluna "A prosa heróica de cada dia"

Não parece, mas é.

Sueli Caramello Uliano



A cena ocorreu na casa de uma grande amiga minha. No almoço da Sexta-feira Santa, ela pensou num cardápio diferente e de acordo com as normas da data: assou um belo peixe - uma tainha grande -, caprichou no arroz com açafrão, batatas douradas... À hora do almoço, mesa posta, os seis filhos e o marido acomodaram-se e a mãe trouxe, na travessa oval, o peixe inteiro, ainda fumegante.

Num primeiro momento, tudo parecia correr normalmente, até que alguém reparou na expressão de espanto da menina de três anos e do irmão de seis. Os dois pequenos tinham os olhos postos no assado, a menina chegou a fazer bico...

- É um peixinho...!

Ah! Só então a mãe dava-se conta de que, para os menores, os pedaços de peixe sempre chegavam desfiados no arroz com feijão... Naquele momento, no entanto, o conceito de peixe, que nunca passara de um cheirinho e um gosto bom, tomava para eles corpo. E corpo morto, de olho grande e estatelado. Quer dizer que peixe-comida era aquele mesmo peixe que nadava no mar e nos rios, que aparecia nos filmes e desenhos animados e, quando pequenino, podia ser visto nos aquários, por aí? Silêncio. O almoço tinha virado velório de peixe.

Como não fosse o momento mais propício para explicar certos episódios da cadeia alimentar, a mãe disfarçou, fez a conversa mudar de rumo, levou o assado para a cozinha... e pouco depois os pequenos comiam a antiga idéia de peixe desfeita no arroz, que fome não é coisa que discuta conceitos diante de colheradas.

O fato deu-se antes do grande sucesso de "Procurando Nemo". Penso que, se fosse depois, minha amiga teria tido mais dificuldades para contornar situação tão constrangedora. Talvez acabasse fritando ovos, sem jamais mencionar a origem natural dos amados frangos da "Fuga das Galinhas". Mas voltemos ao Nemo. Quem viu o filme da "Pixar" certamente comoveu-se com a destruição dos sonhos do jovem casal de peixes-palhaço: a peixinha Coral devorada juntamente com as suas ovas, a exceção de uma única, que será amparada pelo peixe-pai, Marlim. Após o ataque do tubarão, diante da ova ferida, o peixe-pai encontra razão para continuar vivendo: "Nemo". Esse fora o único nome que a mãe mencionara, sonhando dá-lo ao fruto de uma das milhares de ovas. A natureza, na figura do predador natural, selecionou, e personalizou!, Nemo.

Creio que são raras as crianças - já que são raros, pelas razões que todos sabem, até mesmo os adultos -, que comem caviar. Talvez alguma criança, condoída com a suposta frustração de algum jovem casal de peixes, se recusasse a devorar o prato requintado, feito com ovas de esturjão. Já os adultos, defendidos pela madura consciência de que a cadeia alimentar é inevitável, só não provam caviar porque, considerando-se a quantidade de ovas consumidas em uma pequena lata, o preço da conserva é de arrancar os olhos.

E, de fato, a cadeia alimentar é inevitável, com a ressalva de que se devem respeitar as estritas necessidades de sobrevivência. Isso o fazem todas as espécies, portanto é de se esperar que o homem também o faça, utilizando racionalmente os recursos naturais.

Nenhuma outra espécie constrói um mundo novo à sua volta, nem transforma a paisagem, nem inventa iguarias, nem domina as intempéries ou encurta as distâncias através da tecnologia, senão o homem. Sabe-se também que, infelizmente, por inúmeras vezes, o ser humano, mais atento ao progresso ou, mais exatamente, à obtenção de lucros, não se preocupou com preservação de qualquer espécie, vegetal ou animal. Ou seja, não exerceu verdadeiro domínio sobre a Terra, porque não se pode conceber domínio sem equilíbrio. Ao contrário, adotou freqüentemente uma conduta pouco racional e insensível. Mas também sabemos que nenhum peixe-palhaço sairia procurando seu filho Nemo, nem esse filhote sofreria tantas angústias por voltar à casa paterna, se não fossem personagens humanizados, personalizados, igualados ao homem nos seus nobres sentimentos.

Não nos sentamos a mesa imaginando o nome do peixe que vamos comer e sabemos que nenhum esturjão-mãe teria posto nome na sua ova. E não é por falta de sensibilidade que agimos tão friamente. Pelo contrário, se há espécies que, em certas condições, devoram a própria cria, o homem costuma intervir para evitar a agressão, separando os filhotes, protegendo-os...

Sensibilidade: essa é a palavra chave. Coral e Marlim contemplam as suas ovas numa atitude semelhante à que poderiam ter um pai e uma mãe contemplando, no microscópio, os seus embriões. Patético? Sem dúvida! Pois não é de se esperar que homem e mulher procriem como peixes, ainda que nos desenhos animados os peixes pareçam gente. O ato próprio que propicia a fecundação de um ser humano prima pelo exclusivismo, exige um encontro íntimo e, quanto mais pleno de comunhão entre os dois seres, melhor.

As clínicas especializadas em fecundação in-vitro ostentam o mérito de ter propiciado a casais estéreis a oportunidade de ter filhos. Os abortos provocados na chamada "redução da gravidez" não contam. Os embriões descartados e/ou congelados também não contam. Em poucas situações os fins justificam os meios de forma tão descarada... E para completar, tendo em vista o aproveitamento das células residuais dos processos de fecundação, (aquilo a que vulgarmente se pode chamar de embriões), estas começam a ser utilizadas em experiências para obtenção de células-tronco totipotentes: a clonagem terapêutica.. Pouco ou nada se fala a respeito da possibilidade de obter células-tronco multipotentes, tão ou mais eficientes quanto aquelas, a partir de tecidos adultos. Segundo a Profª Lenise Garcia, do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília, existem células deste tipo, por exemplo, no tecido adiposo. Em lugar de uma clonagem, basta uma lipo-aspiração para que se possam obter células capazes de curar muitas doenças, quando a pesquisa estiver desenvolvida.

O fato é que há muitos embriões descartados, Nemos que nunca serão conhecidos, ovas inúteis... Quem sabe no futuro, caso aumente a escala de produção desse "lixo", na iminência de ter de desovar a "mercadoria", o aproveitamento também se faça de modo mais amplo. Encontraríamos nos supermercados pequeninas latas de iguarias, caríssimas é claro, com a etiqueta: EMBRIÕES RECONSTITUÍDOS (a partir de material biológico disponível). E uma oportuna observação abaixo: "Parte do lucro da venda deste produto é destinada aos fundos de amparo à criança abandonada".


10/02/2004


Sueli Caramello Uliano , mãe de familia, pedagoga, Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo, Presidente do Conselho da ONG Família Viva, Colunista do Portal da Família e consultora para assuntos de adolescência e educação.

É autora do livro Por um Novo Feminismo pela QUADRANTE, Sociedade de Publicações Culturais.

e-mail: scaramellu@terra.com.br

 


 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade